A defesa da Destra de Caruaru sobre as críticas de estacionamento irregular

 

O primeiro email que recebi foi do agente de trânsito Marcelo Assis, ele explica que nesta última foto estacionou em cima da calçada porque se tratava de uma emergência. “… foi do dia em que eu fui deslocado p cobrir um acidente q ocorrera em um cruzamento a 50m de onde estava a viatura. Quer dizer q eu teria q procurar um lugar melhor p estacionar enquanto um cidadão estava no chão c a perna quebrada?”… Ainda segundo o agente, ele está acobertado pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De fato está, no caso de uma situação de emergência. O problema é que os flagrantes registrados de estacionamento irregular estão sendo muito frequentes e “aparentemente”, sem nenhum emergência.

No segundo email, a assessoria de imprensa da Destra enviou a seguinte nota:

Sobre a foto de um estacionamento proibido a Destra informa que os agentes envolvidos no fato foram advertidos sobre a situação. A Autarquia ressalta que mesmo com a livre parada, estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB)  no inciso VIII, do Capítulo III, todos os agentes são orientados a evitarem situações como essa.
Veja o que diz o CTB em situações de emergência:

CAPÍTULO III
DAS NORMAS GERAIS DE CIRCULAÇÃO E CONDUTA

Art. 29. O trânsito de veículos nas vias terrestres abertas à circulação obedecerá às seguintes normas:

(…)

VII – os veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, os de polícia, os de fiscalização e operação de trânsito e as ambulâncias, além de prioridade de trânsito, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência e devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.

Art. 89. A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência:

I – as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais;

II – as indicações do semáforo sobre os demais sinais;

III – as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito


2 Replies to “A defesa da Destra de Caruaru sobre as críticas de estacionamento irregular”

  1. Todos Sabemos e concordamos o fato seria a frequencia dos fatos! e as vezes um pouco de autoritarismo dos demais!

    • O que a Destra tem a dizer sobre multar carros em locais REGULARES?
      Pois vi hoje diversos carros próximo a Agamenon que foram multados, sendo que onde os mesmos se encontravam parados não existia placa de proibido estacionar muito menos zona azul.
      Acho que a Destra deveria respeitar as leis de trânsito em vez de continuar sendo uma máquina de multas, como nesse meu relato injusta, pois meu carro estava entre os multados, registrei por meio de fotos que o local é livre de placas tanto de proibição de estacionar, assim como zona azul.
      Respeito é algo que o cidadão merece, e falta muito por parte da Destra.