Grande Recife altera parada de 12 linhas para obras do Corredor Norte-Sul

Dois novos trechos da BR-101 e da PE-15 foram interditados para dar continuidade às obras do corredor exclusivo de ônibus Norte-Sul. No total, 12 linhas de ônibus terão seus itinerários desviados e passarão a obedecer a 16 paradas provisórias.

A implantação do corredor começou no ultimo dia 6 de janeiro com a substituição das placas de concreto e requalificação do corredor exclusivo de ônibus no início no Km 42 da BR-101 até o Km 47 da via, próximo a UPA de Cruz de Rebouças.

Nesta nova etapa, a intervenção terá início na UPA de Igarassu até a saída de Abreu e Lima. Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte cinco linhas deixarão de utilizar o corredor exclusivo de ônibus e passarão a utilizar paradas provisórias localizadas no acostamento das vias.

O outro trecho, que compreende o espaço entre a entrada de Abreu e Lima e o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, irá resultar na alteração do ponto de parada de 11 linhas que também passarão a utilizar as paradas provisórias localizadas no acostamento das vias.

O Grande Recife está informando as mudanças aos usuários por meio de cartazes fixados nos ônibus, além disso, as paradas desativadas também estão sinalizadas com cartazes. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no sitewww.granderecife.pe.gov.br.

 

Lista das linhas envolvidas na mudança:

 

Trecho 1:

964-Igarassu/Macaxeira

946-Igarassu (BR-101)*

956-Igarassu (Bacurau)*

905-Igarassu/Paulista*

967-Igarassu (Sítio Histórico)*

 

Trecho 2:

912-Caetés I/Paulista

917-Caetés II/Paulista

933-Abreu e Lima/Paulista

989-Loteamento Planalto/Paulista

984-Loteamento Bonfim/Paulista

988- Desterro/Paulista

998-Caetés III/Paulista

*Estas linhas também trafegam pelo segundo trecho

Lista de paradas provisórias a serem implantadas:

 

Trecho 1: (entre a saída de Abreu e Lima e a UPA de Cruz de Rebouças)

 

  1. Em frente a Abreu Comercio Baterias, próximo a Celpe de Cruz de Rebouças, sentido Abreu e Lima/Paulista
  2. No lado oposto a Peça Mola, sentido Recife/Abreu e Lima
  3. Em frente a Chesf, sentido Paulista/Abreu e Lima
  4. Em frente a Socierpe Metalúgica, sentido Abreu e Lima/Paulista
  5. Em frente a antiga fábrica da Wolf, sentido Paulista/Abreu e Lima
  6. Em frente ao poste de concreto de número 212.724, sentido Abreu e Lima/Paulista
  7. Em frente ao poste de concreto de número 22.682, sentido Abreu e Lima/Paulista
  8. Em frente ao posto em construção, lado oposto à subida da Vila Rubina, sentido Paulista/Abreu e Lima

Trecho2: (entre a entrada de Abreu e Lima e o Terminal Integrado Pelópidas Silveira em Paulista)

 

  1. Em frente Igreja Batista, sentido Paulista/Abreu e Lima
  2. Próximo a lombada eletrônica, sentido Abreu e Lima/Paulista
  3. Em frente antiga fábrica de tecelagem (lado oposto à Faculdade Joaquim Nabuco), sentido Paulista/Abreu e Lima
  4. Em frente à Faculdade Joaquim Nabuco, sentido Abreu e Lima/Paulista
  5. No lado oposto a Bilio Estivas, sentido Paulista/Abreu e Lima
  6. No lado oposto ao nº 2967, sentido Abreu e Lima/Paulista
  7. Em frente a fabrica da Bom Bril, sentido Abreu e Lima/Paulista
  8. Em frente a fabrica da GE, sentido Paulista/Abreu e Lima

Fonte:  Grande Recife

 

5 Replies to “Grande Recife altera parada de 12 linhas para obras do Corredor Norte-Sul”

  1. Sugestão pra Dona Tânia, dona do blog.
    Matérias assim são fáceis demais.
    Até o minino que toma conta das minhas vacas escreveria. Aliás, copiaria.
    Já que o blog é “mobilidade urbana”, pq a senhora não escreve matérias do tipo: um dia na integração do Barro; Hj fiz o trajeto Igarassu/Recife de busão; Esperando um ônibus pra ir ao trabalho, em Jd Paulista Baixo às 6 da manhã; Como sair de Boa Viagem num buzão e chegar em Olinda zen; Apreciei a vista a bordo do Joana Bezerra/PE-15.
    Aposto meu bezerro premiado, que a o blog aumentaria exponencialmente o número de acessos.
    Mostre ao público leitor, o que a senhora sentiria na pele, vivendo o que ele – o público, viveria.
    Escrever no ar condicionado da redação, ou do carrinho novo – pelo “aifoni”, num vale. Num passa o sentimento que o zé povão sente na pele. Todos os dias. Sempre.

  2. Apesar do Zé ser um pouco trucolento na sua sugestão, concordo que reportagens práticas contribuiriam para o blog e o leitor, pois aproximaria os laços que o segundo vivência.
    __

    Voltando a publicação, no ritmo que vai o corredor Leste/Oeste tenho minhas dúvidas ficará pronto até ano o primeiro semestre do próximo ano. Passei algumas vezes pelo local e até então só se vê o mesmo estado inicial: a parada demolida. Pior é ser a primeira de várias e em nível. As obras de arte – elevados – e o túnel que não serão rápidos de fazer estariam previstos começar em março, pois aguardam conclusão de estudo sobre o impacto no trânsito e a criação de caminhos alternativos durante as obras.
    Pesquisando na net, obtive o projeto básico desse corredor na versão 2 – não é a conclusiva. Contudo, lá consta os locais dos TIs que em pelo menos um já foram fazer medições, mas terá que fazer várias desapropiações e sugere um binário em Camaragibe, pois o corredor na área comercial afetaria o tráfego para os demais veículos, logo teria que ter uma outra forma deles trafegarem. O trecho ficaria semelhante a Boa Vista hoje com o corredor de ônibus, só que mais apertado. Não sei se farão tal binário, pelo andar do andor com tantas coisas para serem feitas, para mim deveriam simultaneamente trabalharem em pelo menos duas paradas em nível, pois as que vão ficar nos elevados dependerão da conclusão deles primeiro.

  3. Quando chegar na Avenida Agamenon Magalhães, precisamente no Parque Amorim, esse corredor norte e sul, vai dar um nó com a construção insana dos quatros viatudos.

  4. Mais neste primeiro momento o corredor vai até a estação do metrô e terminal integrado Recife. Fico pensando como é que vai caber ônibus do sistema BRT no terminal integrado Recife ou para onde ele vai ser ampliado??????????

  5. Jefferson Leonardo,

    sobre a sua pergunta, isso dependerá do tipo de ônibus adotado. O sistema BRT/TRO depende de vários fatores como formato de plataformas, forma de pagamento, divulgação eletrônica dos horários gerenciada por algum sistema de rastreamento, etc.
    Com relação aos veículos, o mínimo esperado, até por um dos requisitos ser levar mais pessoas por viagem, é a utilização de ônibus articulado que fazem manobras como os ônibus não articulados sem problemas desde que seja para frente. Todavia, há ônibus articulado com 4 eixos onde o segundo segmento é um pouco maior, mas para garantir raio de giro igual aos de 3 eixos, usam um segundo eixo direcional. A situação que demandaria bastante espaço e aí o TI do Recife não estaria adequado é para o biarticulado.
    O posso falar pelo tamanho das novas paradas e vias por onde vão circular é que o Norte/Sul até o TI Recife e o Leste/Oeste deverão usar articulados podendo ser até os de 4 eixos que são suportados pelos TIs existentes.
    Já o trecho do Norte/Sul passando pela Agamenon e continuando até Boa Viagem pelo menos suportaria os biarticulados, mas em qual TI eles se destinariam na zonal sul? O planta e localização do TI Aeroporto não suportaria biarticulado. O Tancredo Neves já finalizado acredito que não. O de Cajueiro Seco em fase de conclusão idem e só faria sentido chegar até este se o corredor tiver continuação em Jaboatão, mas me parece que não.
    Por fim, como estão adotando estações elevadas no trajeto e não descartaria em alguns trechos da zona sul por conta de cruzamentos complicados, os biarticulados não seriam ideais, pois por terem uma grande capacidade e serem bastante longos, teriam problemas em subir rampas mais íngremes.