Motorista alcoolizado que transportar criança ou idoso poderá ter punição maior

 

A Câmara analisa o Projeto de Lei 2895/11, do deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que prevê a cassação da carteira de habilitação do motorista que dirigir alcoolizado e transportando criança com menos de 12 anos, gestante, idoso ou pessoa portadora de deficiência. Nesse caso, o motorista também terá a pena aumentada em 1/3.

A pena atual para quem dirige sob o efeito de álcool ou substância que provoque dependência é de seis meses a três anos, além da suspensão do direito de dirigir por um ano. A proposta altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

Roberto de Lucena argumenta que, embora a Lei Seca (11.705/08) tenha endurecido as sanções para o motorista que dirigir depois de beber, ele deve ser punido com mais severidade se estiver conduzindo criança, grávida, idoso ou pessoa com deficiência, pois eles constituem “segmentos vulneráveis da população”.

“Considerando a dependência, ou a incapacidade de defesa e discernimento, ou a dificuldade motora, essas pessoas podem se tornar virtuais reféns de motoristas embriagados ou drogados”, afirma o deputado.

Citando dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, o parlamentar ressaltou que 40.160 pessoas morreram em acidentes de trânsito em 2010. O número corresponde a um aumento de 36% em relação a 2000, quando foram registradas 29.645 mortes no trânsito, salientou o deputado.

Tramitação
A matéria ainda será distribuída às comissões técnicas da Câmara.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

One Reply to “Motorista alcoolizado que transportar criança ou idoso poderá ter punição maior”

  1. Bem…..Dirigir com o teor de álcool maior permitido por lei é diferente de dirigir embriagado,não é??? Outra coisa,só vale pra quem bebeu álcool,quem está doidão(drogado)está liberado,não é??? Já que o bafômetro não mede se o individuo(a) está drogado,então está liberado e o risco de acidente também é grande,não é??? Agora eu pergunto de novo,por quê não prende o individuo que atropela e mata quando é constatado na hora ou não que ele estava embriagado??? Sendo rico,pobre,empresario,policial, juiz,delegado,etc… Por quê não proibir ou coibir à venda de bebidas alcoólicas em bares,casas de shows,boates até um período da madrugada???? Pra quê festa que termina até o dia amanhecer vendendo bebidas alcoólicas aos nossos jovens??? Vejo muita lei só para o motorista que entra e dirige,porém nenhuma para o antes,o foco realmente,à maioria dos acidentes envolvendo jovens embriagados acontecem justamente à noite e nos finais de semana,exatamente quando sai das baladas de madrugada,então logicamente combate-se também o mal pela raiz,mas aí vai mexer com os grandões não é???