Projeto dos viadutos da Agamenon não será alterado

A mesa-redonda realizada ontem à noite para discutir a construção de quatro viadutos na Avenida Agamenon Magalhães se transformou em uma espécie de sabatina com o secretário executivo de Mobilidade de Pernambuco, Flávio Figueiredo.

A apresentação de projetos alternativos pelo engenheiro civil Stênio de Coura Cuentro, na condição de representante da comunidade, e as exposições dos demais debatedores arrancaram aplausos calorosos dos cerca de 100 presentes, mas Flávio Figueiredo não acenou com nenhuma possibilidade de revisão.

“O projeto não tem volta e a licitação está mantida para 10 de fevereiro”, disse o secretário executivo. Promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE), o debate não teve representação da Prefeitura do Recife. “A comunidade vai avaliar o resultado e estudar recurso judicial”, disse o engenheiro Stênio de Coura Cuentro.

6 Replies to “Projeto dos viadutos da Agamenon não será alterado”

  1. E em algum momento este governo deu ouvido ao cidadão?
    Se não for amigo do rei ou da rainha, não tem voz.
    E se fizer manifestação, o coroné manda a PM dar porrada.
    Nunca antes da história desse país …

  2. Tânia, bom dia.

    O projeto dos viadutos que está sendo imposto, não vai resolver o problema do transporte coletivo ,uma vez que não havendo intervenções na Av. Rosa e Silva os engarrafamentos acontecerão em cima dos viadutos.Na rua joaquim Nabuco o viaduto vai impedir a entrada na rampa de acesso a emergência pediátrica do hospital da Restauração.Quando o secretário é questionado ,responde dizendo que o governo tem 90% de aprovação e que o projeto não será modificado e que problema do trânsito é com a prefeitura, em fim eles não estão preocupados com a população que movimenta-se nessa região. Apartir do início das obras,até para comprar remedios será necessário usar o carro.a população verá os transtornos após o início das obras. Fomos informados que os serviços serão realizados à noite,com isso os moradores da rua Dr. Bandeira Filho estarão impossibilitados de dormir.Gostaria de lembrar ao governo que Jarbas Vasconcelos também teve uma aprovaçao de 80%. Como ele chegou ao final de seu governo? Não somos contra a nada que possa melhorar a vida das pessoas, no entanto nem o próprio governo tem argumentos convincentes.A ordem é cumpra-se.

  3. Os viadutos da Avenida Agamenon Magalhães, não vai resolver o problema da mobilidade desta área, tendo em vista, que o governo não tem nenhuma proposta de melhorar o trânsito nas vias secundárias, ou seja na Av. Rosa e Silva, Rua da Hora, Rui Barbosa e a Rua Joaquim Nabuco.

  4. Tânia, boa tarde

    O governo insiste em um projeto que tem tudo para não satisfazer o desejo de todos os recifenses, que o de melhorar o trânsito. O viaduto que será construído na rua Dr. Bandeira Filho, ficará totalmente engarrafado uma vez que não haverá nenhuma intervenção na Av. Rosa e Silva. O que será construído na Rua Joaquim Nabuco impedirá o acesso à emergência pediátrica do Hospital da Restauração e dificultará o acesso ao Hemope. Em todas as ocasiões em que o Secretário Flávio Figueiredo esteve presente não conseguiu explicar o porquê de uma obra que basta ter um olhar mais apurado para perceber que esse projeto já nasce morto para o que se propõe. A única coisa que ele consegue dizer é que o governador tem 90% de aprovação e essa obra é para os dois milhões de pessoas que dependem do transporte público, esquecendo de mencionar o fato de que parte desses dois milhões utiliza a Agamenon Magalhães e seu entorno para se locomover. Acredito que o próprio governo entende não ser essa a melhor opção, uma vez que seus argumentos são frágeis O que se verifica com essa atitude intransigente do governo é a total falta de respeito com todos os recifenses,não importando os transtornos que essa obra vai causar na vida das pessoas, ele assim quer e assim será. Gostaria de lembrar que Jarbas Vasconcelos também tinha uma aprovação recorde e acabou seu governo com um alto índice de rejeição e hoje quem lembra dele?

  5. Eu não sou plenamente a favor nem plenamente contra os viadutos transversais, mas diante do que li e vi na tv sobre explicações dadas e a mais recente no Globo Comunidade deste último domingo, repito o dito em outras materias e questiono as indagações acima.
    Se quem esteve ontem no CREA não explicou direito ou quem questiona acima não viu ou que eu vi, não adianta privilegiar o fluxo da Agamenon e esquecer suas várias transversais. Boa parte das retenções na avenida ocorre por conta de vários cruzamentos e nas pistas locais pelas ruas periféricas. A arquiteta que esteve no programa da Globo disse que haverá interveções nas ruas que interferem nas tranversais adotando medidas como inversão de tráfego e revisão de tempo de sinais. Giros de quadra deverão ser feitos no futuro para acessar as pistas locais no lado oposto evitando cruzar por baixo.
    Qual a base para afirmar que o acesso pediátrico do HR será prejudicado? Os viadutos terão 2 faixas e a Rua Joaquim Nabuco tem 3 faixas. É só colocar o ponto de descida na rua mais íngrime a partir da linha de continuidade da calçado do prédio e antes do acesso ao Hemope. A rampa do HR é recuada da continuidade da calçada, portanto é possível uma pista local de acesso no lado esquerdo do viaduto, pois o lado direito deverá ter uma faixa livre para acesso aos ímoveis neste lado e também para receber os veículos que vêm da pista local da avenida. Se ainda assim fica ruim, como o hospital é do governo, basta alterar a rampa para formato em L com a subida direcionada para avenida e não como é hoje, paralela a ela e como continua havendo espaço entre a calçada e viaduto, se garante o acesso a unidade pediatrica. Quem dúvida do que especulo, analise a situação no Google Maps. Agora, o Hemope sim estaria prejudicado, pois com uma descida próxima ao seu acesso, quem vir pela pista local e quiser acessá-lo, vai ter enfrentar o tráfego da descida do viaduto.
    O que alguns questionados do governo não respondem, mas foi dito no programa é que foi feito simulação com a existência dos viadutos e perceberam a necessidade de intervenções nas ruas ao redor. Todavia, caberá a CTTU fazer o estudo prático para executar durante a construção e após a conclusão para que de fato o congestionamento hoje existente não migre de local: hoje em nível, no futuro nos viadutos.
    Concordo plenamente que se não reverem o fluxo nas vias por onde os viadutos atuarão como elos, a construção será um desperdício. O viaduto do Paissandu, por exemplo, como outros também, devem considerar nas vias locais da Agamenon também circulam alguns vezes caminhões grandes que demadam espaço para fazer curvas, principalmente os do tipo cegonha. Não garantindo espaço na via para eles manobrar quando acessar as tranversais, provavelmente vai forçá-los a fazer um caminho muito maior e até terem que pegar os viadutos para enfim tomarem o seu destino e, então, esses viadutos serã dimensionados para suportar veículos grandes e pesados já que será evitado o cruzamento em nível?
    O congestionamento do Paissandu começa no cruzamento em frente ao Sport que piora com o sinal da rua ao lado da faculdade de Administração da UPE e é acentuado com o tráfego da Av. Beira Rio. Bem, resolveria a retenção neste trajeto se o sinal ao lado da faculdade fosse apenas para pedestre e para isso invertesse a mão na rua Prof. Benedicto Monteiro já que a rua Benfica é mão dupla e criassem uma alça com uma faixa apenas no sentido Abdias para os veículos que vêm da Rua José Gonçalves de Medeiros eliminando o sinal do cruzamento. Se a Ilha vai ser refeita, era só negociar por onde a alça passaria.
    Soluções há, mas devem ser pensadas e questionadas, sendo talvez o principal motivo para queixas aqui pelo fato do governo criar as suas soluções, mas antes de levá-las a prática não ter debadito com a comunidade. Quando as pessoas não são incluídas na formação de projeto que irá afetá-las, fica difícil convecê-las depois que não há outras alternativas já que elas não participaram do processo vendo se suas sugestões/dúvidas teriam efeito prático/sanadas.

  6. Caros Gestores, não esqueçam do canal Derby-Tacaruna, seu aproveitamento de uma forma racional e ao mesmo tempo interagindo com o meio ambiente, será decisiva para a solução do caos que se encontra hoje essa importante via e servirá também para futuras gerações.
    Ps.: Só para os Srs. meditarem antes de tomarem qualquer decisão que não seja a melhor para a cidade e se arrependam amanhã. Em breve as urnas darão a resposta. Nós pernambucanos esperamos que essa decisão seja a melhor!