A vez do passageiro

A licitação das linhas de ônibus da Região Metropolitana do Recife trará junto um elemento que pode fazer toda a diferença na oferta do serviço: a nota que o usuário dará às empresas. Pela primeira vez, a opinião do usuário terá um peso entre os indicadores de qualidade do serviço. Ao todo serão quatro indicadores: cumprimento do número de viagens, cumprimento dos intervalos, índice de quebra e o índice de satisfação do usuário.

Para se ter uma ideia da importância de agradar o passageiro, a empresa que receber nota inferior a oito, na soma dos quatro indicadores, sofrerá uma perda de um por cento da receita, que será revertida para o próprio sistema e caso a nota seja inferior a cinco, a empresa perderá a concessão.
Ter critérios claros no contrato de serviço de exploração das linhas de ônibus é imprescindível para a melhoria da qualidade, outro ponto é uma fiscalização eficiente. Além do olho do próprio usuário, o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano contará também com a tecnologia. As informações do percurso de cada ônibus e quanto tempo ele gastou por viagem serão repassadas por satélite.
Nós esperamos 24 anos pela licitação das linhas, prevista na Constituição de 1988. Só resta agora acreditar que as mudanças não serão apenas no nome: de permissão para concessão. A licitação será aberta também para empresas estrangeiras, fato inédito no país, o mais importante, no entanto, é que a concorrência seja traduzida pela satisfação do cliente, afinal, pela primeira vez, ele dará a sua nota. Quanto ela valerá? É o futuro que vai nos dizer.

2 Replies to “A vez do passageiro”

  1. Seria interessante que a informação da posição dos ônibus e horários fosse disponibilizada não apenas para o usuário final mas como uma “API”, em forma bruta, para que outras opções de interface fossem desenvolvidas.

    Além disso seria possível usar esses dados para verificação independente.

  2. Dona Tânia, a partir de sábado (24) a empresa metropolitana assume as linhas circular do TI Recife e TI Joana Bezerra e a empresa Caxangá assume tdas as linhas da empresa São Paulo que sairá do sistema na próxima sexta. Por favor, você sabe de algo mais? Coloque essas grandes mudança em seu blog pois aposto que muita gente será pega de surpresa.