Condutoras acima de qualquer piada

Diario de Pernambuco

Por Laís Capristano

 

Se você é daquelas motoristas que mal sabem onde fica o motor do carro e acham que fazer “manutenção” significa botar gasolina e encher os pneus de vez em quando, talvez seja hora de conhecer um pouco mais sobre automóveis. Pensando nesse perfil de condutoras que querem ficar bem longe do estereótipo machista da “barbeira”, o Detran-PE abre, nesta segunda-feira, as inscrições para um curso gratuito de mecânica básica para mulheres. O órgão também vai dar capacitações de direção e pilotagem defensivas, essas abertas também aos homens.

Os cursos serão oferecidos durante todo o ano, na sede do Detran, na Estrada do Barbalho, Iputinga. As inscrições para as 2.920 vagas podem ser feitas no site www.detran.pe.gov.br. Os alunos têm que ser maior de 18 anos e devidamente habilitados.

Bastante procurado, o curso de mecânica para mulheres atende a uma parcela de motoristas carentes por mais conhecimento ao volante, inclusive para não serem enganadas em oficinas mal intencionadas. “As participantes começam a ter noções básicas sobre o funcionamento dos veículos de passeio e podem identificar problemas mecânicos”, descreve a gestora da Escola Pública de Trânsito (EPT), Joelma Sena. Quem já concluiu o curso garante que vale a pena. “Hoje eu sei trocar o óleo e o pneu e consigo reconhecer alguns problemas no carro”, disse a cuidadora Alcione Nascimento. Antes de frequentar as aulas, ela tinha medo de enfrentar uma oficina mecânica. “Agora posso resolver sozinha qualquer contratempo do meu carro, sem medo de ser enrolada nas oficinas”.
Nos cursos de pilotagem defensiva e direção defensiva, os alunos, em sua maioria homens entre 18 e 30 anos, buscam instruções para evitar acidentes. Foi o caso do policial militar Adriano Ramos, 32 anos. “Trabalho de moto quase todos os dias e senti que precisava dessa capacitação para minha profissão e minha vida pessoal”, ressaltou.

As instruções sobre legislação de trânsito, noções de cidadania e técnicas para evitar acidentes serão repassadas aos alunos durante cursos semanais. As lições vão trazer dicas sobre condução em situações adversas, frenagem com desvio seguro, curvas e direção eficiente. Ao final do ciclo de explanações e exercícios práticos, os concluintes receberão um certificado. “Para muitas pessoas, este é um diferencial na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Uma especialização em condução segura dá mais credibilidade ao profissional”, acrescentou a gestora Joelma Sena. A Escola Pública de Trânsito funciona das 8h às 12h, de segunda à sexta, de acordo com o calendário letivo da instituição.

Saiba mais

Cursos e vagas

Mecânica básica  para mulheres

Inscrições: 26/03
Vagas: 30 pessoas
Início das aulas: 02/04

Praticando direção defensiva

Inscrições: 02/04
Vagas: 35 pessoas
Início das aulas: 09/04

Pilotagem defensiva

Inscrições: 02/04
Vagas: 35 pessoas
Início das aulas: 09/04

 

 

 

Os comentários estão fechados.