Pacto universitário pela mobilidade. Pegue essa ideia!

 

As principais universidades paranaenses assinaram em Curitiba, o documento que cria o Pacto Universitário pela Mobilidade Urbana Sustentável.A iniciativa é do Grupo de Estudos em Mobilidade Urbana, que conta com a participação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Positivo (UP) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Isso significa que todas as universidades envolvidas atuarão no campo da pesquisa sobre o ciclismo utilitário e desenvolverão iniciativas para disseminar e facilitar o uso desse meio de locomoção na comunidade acadêmica. O objetivo do grupo é criar uma infraestrutura cicloviária interligando todas as instituições de ensino superior de Curitiba.

“A discussão girará em torno da ideia de uma malha cicloviária, além da promoção da bicicleta como meio de transporte dentro dos câmpus”, explica a coordenadora do projeto, professora Tatiana Gadda, do Departamento Acadêmico de Construção Civil da UTFPR.O coordenador do Programa Ciclovida da UFPR, José Carlos Belotto, ressalta que o apoio da academia ajudará a elevar ainda mais o debate sobre a ciclomobilidade em Curitiba. “São várias frentes atuando em defesa da bicicleta. Agora, também as universidades passarão a trabalhar de forma conjunta”, afirma.

Serviço

O encontro ocorre nessa segunda-feira (19), a partir das 14 horas no Escritório Verde da UTFPR (Av. Silva Jardim, 807). Os interessados em participar do encontro devem inscrever-se preenchendo o formulário do projeto.

 

Fonte: http://www.viaciclo.org.br/portal/noticias/46/756

2 Replies to “Pacto universitário pela mobilidade. Pegue essa ideia!”

  1. O metroRec, permite o uso de bicicletas aos sábados e domingos mas, precisamos avançar, desenvolver bicicletário estratégicamente em algumas estações de trens, para encentivar o uso do ciclismo utilitário.
    Por falar em Mobilidade Urbana Sustentável! Vital Brandão funcionário concursado do MetroRec, desenvolveu um projeto premiado no Prêmio Alstom 2006 em, São Paulo-SP. O projeto conciste na captação de águas pluvias, das cobertas, de 28 estações do metrô do Recife. O total de áreas cobertas se somadas, com as áreas da integrações do metrô, do Sistema Estrutural Integrado-(SEI),passariam de, 100 Mil metros quadrados. O aproveitamento da captação destas águas pluviais, seria para uso: lavagem do piso de estações de trens, piso do(SEI), jardins,vaso sanitários e lavagem das 25 composições de trens. Anualmente poderíamos economizar apoximadamente, mais de 10 milhões de litros de água potável, que é hoje utilizada para este fim.

  2. O Projeto de mobilidade urbana premiado, no Prêmio Alstom de tecnologia metroferroviária em, São Paulo-SP 2007, do funcionário de carreira do MetroRec Vital Brandão, sérvio de base, para o projeto de transporte fluvial de passageiros no rio capibaribe integrado ao metrô, incluído para o PAC da Mobilidade da Copa de 2014. Este projeto cujo título: Terminal de Integração Multimodal da Estação Recife, foi entregue em 2007 na Agência Reguladora de Transporte de Pernambuco-(ARP), na gestão do Secretário Renilson Ramos,Prefeitura do Recife na gestão do prefeito João Paulo Lima e Silva e na Secretaria das Cidades do Estado de Pernambuco, na gestão do Secretário das Cidades Humberto Costa. É também do conhecimento do Governador Eduardo Campos. Por fim todos os gestores públicos desta capital, tem conhecimento deste projeto de mobilidade urbana supracitado. De autoria de Vital Brandão.

    A Avenida Caixangá a assim como a paralela da referida Avenida, segue quase que paralela ao rio Capibaribe vista do mapa da cidade. Estas vias supracitas são bastante utilizadas por ciclistas, assim fica a minha sugestão para se criar bicicletários nos terminais de embarque e desembarque do transporte fluvial de passageiros.