Por que faltam táxis no Recife?

Diario de Pernambuco
Por Tânia Passos

Trânsito demais ou carga horária de menos? Qual é a razão de faltarem táxis no Recife em determinados horários e eventos? Com uma frota de 6.125 veículos a serviço e uma proporção de uma unidade para cada 251 moradores, a capital pernambucana tem a melhor média de táxis por habitante no Nordeste, mas está longe de servir de exemplo. O serviço costuma falhar quando mais se precisa dele. Os taxistas põem a culpa no trânsito, mas muitos admitem que fazem o horário que lhes é conveniente, justamente para fugir do trânsito. Pela legislação do município, os táxis deverão estar sempre à disposição do usuário, mas a lei não estabelece uma jornada fixa. A CTTU pretende implantar taxímetros biométricos para controlar as horas trabalhadas e adequar mudanças no serviço se houver necessidade.

De acordo com a presidente da CTTU, Maria de Pompéia, o controle da jornada é importante para medir a oferta de táxis na cidade, de dia e à noite. “Cada taxista tem direito a dois motoristas auxiliares e se cada um cumprir uma carga horária de oito horas, o dia fica coberto”, explicou Maria de Pompéia. Segundo ela, o taxista não pode fazer a carga horária que quiser, sem levar em conta a demanda. “Embora o motorista seja autônomo, o serviço é licenciado e tem que haver táxi à disposição da população a qualquer hora do dia”, afirmou.

Na prática, não é bem assim que acontece e o próprio presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes, admite que o taxista tem liberdade para fazer a sua carga horária. “Ele é livre para fazer o horário que quiser. Tem gente que trabalha durante o dia e outros à tarde”, afirmou. Sobre o taxímetro biométrico, Everaldo Menezes disse que não conhecia o sistema. “Não sei como funciona, mas somos parceiros da CTTU e, se houver necessidade de melhorar o serviço, nós podemos colaborar”, declarou.

Mais da metade da frota de táxis do Recife está ligada às empresas que exploram o serviço por telefone. Também nesses casos, o taxista chega e sai na hora que quer. “Quem faz o meu horário sou eu. Prefiro pegar cedo e largar cedo”, afirmou José Barbosa de Andrade, 56 anos. Valdemir Lúcio diz que nos horários de pico não compensa ir para a rua. “Com o trânsito travado, a gente só sai se já tiver cliente certo”.

Mesmo com as limitações de horário, sempre é possível ver táxis circulando na cidade, mas a maioria está ocupada com passageiros. “No horário de almoço é muito difícil encontrar táxi livre na rua”, constata a contadora Vera Lúcia, 56 anos. A freira Juraci Nunes, 57, também se queixa: “Algumas vezes é difícil encontrar táxi até mesmo por telefone”.

Taxista há mais de 40 anos e prestes a se aposentar, Arlindo da Silva, 83, admite que o serviço é insuficiente em determinadas situações. “Há momento em que não há táxis para todos, mas isso acontece principalmente nos grandes eventos”, raciocina. Já o taxista Alexandre da Silva acredita que a frota existente é bastante para atender a cidade. Para ele, o motivo da dificuldade é o trânsito. “A gente sai para fazer uma viagem e gasta mais de uma hora para retornar à praça”, declarou.

2 Replies to “Por que faltam táxis no Recife?”

  1. No desespero para solucionar os problemas de mobilidade e dar mais fluidez ao trânsito, a CTTU quer agora controlar a jornada de trabalho dos taxistas de Recife, implementando o sistema biometrico.

    De cara já sabemos onde isso vai dar.

    Não se pode obrigar os taxistas a cederem seus carros a desconhecidos, pois, na hora em que houver danos, quem arcará com os mesmos serão os proprietários.
    Não se pode esperar que os taxistas socorram toda uma cidade, quando a culpa pelo trânsito ruim é dos carros em excesso, das ruas péssimas e mal ordenadas, dos semáforos sem sincronia e das muitas mazelas que Recife enfrenta, sem ter um Prefeito MACHO pra resolver.
    Porque não se cobra os mega empresários, donos das empresas de ônibus que coloquem mais carros e de melhor qualidade nas ruas? Porque obrigar os taxistas a disporem de seus bens mais caros, que nem pagos estão, para ficarem nas ruas fazendo graça pra CTTU?

    Essa história de Colocar coleira em taxista, é a maior furada e vai ainda mais piorar o Ibope do atual prefeito, qua já está no fundo do poço.

  2. primeiro passo e melhorar o transporte coletivo onibus com ar mais linhas dar opções para se deixa o veiculo em casa a cidade não anda o taxi gasta muito tempo com o transito acarretanto acumulo de passageiro e certas horas ñ compensa trabalhar pois no engarrafamento alguns passageiros deixam o taxi em grandes eventos falta e depois? mais taxis ñ resolve o problema tem que rever o transporte coletivo.