Para uma cidade ser considerada boa e adaptada aos ciclistas, ela precisa ter boa estrutura para o estacionamento das bicicletas.
Pensando nisso,a empresa britância CycleHoop criou um paraciclo bem simples e fácil de ser instalado em qualquer poste de iluminação, sem a necessidade de grandes obras de infraestrutura para a ampliação das vagas de bicicleta na cidade.
A empresa faz uma série de modelos de paraciclos, desde os mais tradicionais até os paraciclos em formato de carro, que ocupam uma vaga e mostram o espaço que várias bicicletas economizam nas ruas.
Mas o paraciclo mais legal é o que leva o nome da empresa, CycleHoop. A vantagem deste tipo de paraciclo é sua facilidade de instalação, ele pode ser conectado a qualquer poste e comporta duas bicicletas estacionadas sem problemas.
Fonte: Eu Vou de Bike
Sinceramente, a peça para prender bikes da imagem serve mais para identificar um local que propriamente ajudar a prender.
Sendo assim, pintando o poste com cor diferenciada e/ou delimitando área ao seu redor via pintura no piso, também deixaria claro que ali se pode estacionar.
A peça para efeito de prender a bike não serve para nada, tanto que a foto mostra o cabo envolvendo a peça que depende do poste. Dúvido que alguém iria suspender a bike até o final do poste se nada tivesse no topo para furtar a bike sem danificar o acessório que a prende ao poste, então a intenção de furto seria pela quebra do cadeado, corrente ou cabo.
Interessante notar na foto que há três cabos para prender partes da bike. A bike possui rodas e assento presos ao quadro por eixos com chave de pressão facilmente acionáveis. Um cabo prende o assento ao quadro, o segundo a roda dianteira ao quadro e o terceiro roda traseira e quadro a poste.
Até na Europa não há segurança para se deixar uma bike na via sem que alguém furte algum componente?
É que a turma aqui viaja muito Raimundo,pensa que Brasil é outro País e que portanto outra realidade!!!! Um negocio desse aqui o ladrão iria agradecer e muito…. É cada uma que aparece!!!!
Esse modelo de paraciclo é bacana e deixa muita gente com inveja (os dois comentários acima, por ex.) porque utiliza uma concepção simples, de baixo impacto ambiental e bastante eficiente ao utilizar os mobiliários urbanos já existentes na composição do projeto. No caso desse paraciclo, que foi premiado na Europa, um país anos-luz à frente do nosso sobre o assunto, consegue aproveitar os postes de luz, que são padronizados, como suporte da estrutura, cabendo ao fabricante produzir o mínimo: um tubo reto oco e dois tubos curvos que serão soldados ao tubo reto, bastando apenas ser pintado e aparafusado em um poste, de preferência em um local com câmeras de vigilância e bem iluminado (comuns na Europa).
Para o ciclista, basta usar dois tipos de tranca, sendo uma delas naquele formato de “U” e trocar os sistemas de grampola dos bancos e rodas por parafusos anti-furto. Pronto! Terá uma bicicleta dificílima de ser furtada e livre para trafegar por onde quiser!
No Brasil esse tipo de paraciclo seria muito útil em alguns pontos de algumas cidades, apenas reduzindo os pontos de instalação por motivos óbvios como a falta de padronização dos postes de luz, falta de iluminação adequada e controle de segurança por câmeras de vigilância ou algo parecido.
Obrigado por compartilhar essa matéria no Brasil!! Eu já conhecia esse paraciclo, mas via blogs e sites estrangeiros.
Um abraço!!