Um terço dos acidentes nas rodovias são de colisões frontais

 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lança no Paraná, uma operação para enfrentar o mau hábito de ultrapassagem proibida nas rodovias federais do Estado. A Operação terá duração de um mês, com a finalidade de coibir acidentes com mortes e feridos graves, principalmente os acidentes conhecidos como “colisão frontal”.

A medida foi tomada depois do último feriado prolongado, de Corpus Christi, quando das 14 mortes em BRs, quase a metade foi resultado de colisões frontais. O Paraná foi o Estado com o maior número de mortes durante o feriado em todo o País. Na madrugada da última terça-feira, novo acidente na BR-277, no Oeste paranaense, deixou um saldo de 15 mortos.
Entre janeiro e abril deste ano, das 278 mortes em acidentes de trânsito nas rodovias federais do Paraná, cerca de 37% foram em acidentes do tipo “colisão frontal”. As ultrapassagens indevidas, assim como o excesso de velocidade, são duas das maiores causas de acidentes com mortes neste mesmo período.

Segundo o Chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da PRF no Paraná, Inspetor Ricardo Schneider, “as colisões frontais não acontecem por problemas estruturais das rodovias, mas em trechos com boas condições, onde o motorista consegue atingir maior velocidade com seu veículo. A maioria dos acidentes graves é causado por imprudência e por desrespeito às normas de trânsito, ou seja, por atitudes inadequadas dos motoristas. A Operação ultrapassagem segura é justamente para coibir estas atitudes”.

Inspetor Schneider diz ainda que “além da Operação, que terá duração de um mês, o combate às ultrapassagens proibidas será uma prioridade na fiscalização de trânsito realizada pela PRF no Paraná e será feita de forma contínua, durante todo o ano”. Após um mês de Operação, os resultados serão analisados e a Operação poderá ser aprimorada e realizada novamente.

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece em seu artigo 29, entre outras obrigações, que: “todo condutor deverá, antes de efetuar uma ultrapassagem, certificar-se de que a faixa de trânsito que vai tomar esteja livre numa extensão suficiente para que sua manobra não ponha em perigo ou obstrua o trânsito que venha em sentido contrário.” Isso significa que mesmo que faça uma ultrapassagem em local permitido, o condutor deve ter a certeza que de está fazendo esta manobra sem colocar em risco a sua vida e as vidas dos demais usuários das rodovias.

Fonte: Bem Paraná (Via Portal do Trânsito)

One Reply to “Um terço dos acidentes nas rodovias são de colisões frontais”

  1. A colisão frontal é relevante pelo fato de maioria das rodovias não serem duplicadas. Claro, duplicar requer uma demanda para tal, mas muitas já deveriam ser duplicadas e ainda não foram. Quando há não duplicação, a ocorrência é por abuso, sim, mas a estrutura da pista também pode contribuir.
    Em estradas não duplicadas onde a pintura do pavimento ajuda bastante, ainda mais durante a noite, pode evitar que o condutor invada o sentido contrário, da mesma forma que a existências de buracos força a mudança de trajetória que se mal feita, também invade o sentido oposto.
    Já falei aqui em outra matéria e repito: quem vê a BR 408 a partir de São Lourenço até Muribara e o contrário até próximo a entrada da Arena, nota quanta diferença uma pista bem pintada, com refletores de piso e laterias ajuda na condução noturna. Por outro lado, no trecho do Curado, na BR 232 que já dá sinais de falta de zelo, no sentido centro, não se vê pintura que separa as duas faixas além daquelas que delimitam a via do acostamento e divisória de mãos deixando o condutor sem refência para posicionar o veículo direito na faixa.