As 10 melhores cidades do mundo para pedalar

 

A revista norte-americana AskMen elaborou o ranking das 10 melhores cidades mundiais para trafegar com bicicletas. O texto começa lembrando a relação amorosa que os Estados Unidos mantêm com o automóvel, ainda um símbolo de status, mas também um dinossauro: a elevação dos preços de combustíveis e a “moda ambientalista” começam a trazer de volta uma invenção de mais de 120 anos, a velha e simples bicicleta, diz o texto, lembrando que a bike começa a ser incluída nos planos de transporte urbanos da maioria das grandes cidades.

A reportagem lembra que apesar das inúmeras vantagens da bicicleta, o seu uso cotidiano exige adaptações na infraestrutura urbana. E cita Paris, que tem sua rede pública de bikes, a Velib’, mas que ainda é muito extensa e frenética para ser considerada realmente “amigável” aos ciclistas.

Mas, explica a matéria, há outros locais do planeta que há muito tempo criaram condições para a circulação segura e eficiente das magrelas: A número 1 é quase óbvia, Amsterdã, na Holanda, onde 40% das viagens diárias são feitas de bike. A segunda capital mais amigável é Copenhague, na Dinamarca. Lá, 32% das pessoas vão trabalhar diariamente de bicicleta.

A terceira colocada é uma surpresa: Bogotá, aqui na Colômbia, mas o tráfego de bikes somente é maior nos dias em que a prefeitura fecha cerca de 113 km de vias para os ciclistas. Curitiba, no Brasil, foi apontada como a 4ª melhor do mundo, sabe-se lá porque. Talvez os curitibanos possam explicar.

Na sequência, vêm, Portland (EUA), Montreal (no verão, claro), Basel (Suíça), Barcelona (Espanha), Beijing (China), e Trondheim (Noruega), em décimo lugar.
Se quiser ler o original, acesse http://www.askmen.com/top_10/travel/top-10-bicycle-friendly-cities.html

 

Fonte: AskMen – Via Portal Mobilize

One Reply to “As 10 melhores cidades do mundo para pedalar”

  1. Gostamos muito da matéria! Parabéns! Muito bem elaborada!
    E pra quem procura investimentos em loteamentos abertos, fechados ou loteamentos industriais na região de Campinas, Piracicaba e Ribeirão Preto a Cemara Loteamentos tem a opção correta pra você. Podemos tanto tirar suas dúvidas a respeito do assunto, como apresentar ótimas oportunidades que cabem no seu bolso! Acesse nosso site! http://www.cemara.com.br