Rio de Janeiro, metrópole em movimento

 

 

Por

Tânia Passos

Na terceira reportagem da série metrópole em movimento, trouxemos o exemplo do Rio de Janeiro. A capital carioca também optou pelo sistema BRT (Transporte Rápido por Ônibus) para melhorar a mobilidade. A cidade, no entanto, enfrenta graves problemas em relação ao tamanho da frota de 2,5 milhões de veículos, 6,3 milhões de habitantes e a própria geografia do município.

Acompanhe o vídeo e a matéria. Clique aqui

 

 

2 Replies to “Rio de Janeiro, metrópole em movimento”

  1. Tânia,
    Parabéns pela série de reportagens e pela iniciativa de nos mostrar essa série sobre metrópole em movimento.
    Realmente precisamos do apoio da imprensa, não apenas no sentido de fiscalizar a aplicação de verbas públicas, mas no sentido de orientar a população sobre alternativas viáveis para os problemas comuns.

    A matéria sobre o Rio de Janeiro ficou muito boa, entretanto peca por alguns detalhes.
    Por exemplo, em uma das entrevistas um sr. fala que as novas vias apenas desafogarão o fluxo momentaneamente. Ok, quais são essas novas vias que estão planejadas e por que não darão conta?
    O vídeo fala sobre a implantação do BRT. Mas, o que é o BRT? Qual o desenho do BRT planejado para o RIO? Não tem nenhum vídeo que mostre o percurso e quanto ele espera desafogar? A seleção de imagens carrega muito em imagens sobre engarrafamentos. Poderia mostrar quais são as obras e qual benefício esperado com elas.
    Um abraço,

  2. Alexandre,

    Obrigada pelas suas observações. Quanto às novas vias citada pelo professor José Eugênio, ele se referiu, por exemplo, ao corredor da TransOeste, que se trata de uma via nova e que os veículos particulares ganharam novas faixas.

    O BRT é um sistema de transporte por ônibus em corredores exclusivos, que dispõe de estações de embarque e desembarque em nível e ônibus articulados e adaptados para as estações, a exemplo do TransOeste que está funcionando.

    O vídeo não mostra o traçado do BRT no RJ porque tinha outra proposta, mas é possível você encontrar o traçado neste vídeo produzido pelo governo do Rio. Dê uma olhada

    http://www.youtube.com/watch?v=bTUG-I-zD5E