O teste intermodal no Recife

 

 

Calcular a eficiência dos diversos modais ao longo de um percurso na cidade, considerando, além do custo, critérios como emissão de poluentes foi a pegada do Desafio Intermodal, realizado ontem pela primeira vez no Recife. A saída foi do Shopping Boa Vista e a chegada no Shopping Recife, em Boa Viagem. Cada participante, porém, escolhia o percurso que considerava mais adequado para seu transporte ou combinação de veículos.

Em primeiro lugar ficou Enio Paipa, de bicicleta, com tempo de 36 minutos e 6 segundos; em segundo, Carlos Alberto Milheiro, de patins, aos 37 minutos e 20 segundos; e em terceiro, Renato Fernando, de motocicleta, aos 38 minutos e 30 segundos. Em seguida, chegaram as “categorias” bicicleta + metrô, bicicleta + barco (travessia do Marco Zero ao Parque das Esculturas), metrô + caminhada, carro, corrida, ônibus, ônibus + metrô e caminhada.

Ao chegar, cada “atleta” registrava suas impressões do trajeto, dando notas de 0 a 10 para itens como praticidade, segurança, conforto e infraestrutura. Fernando Lima, que percorreu o caminho a pé, reclamou do desrespeito dos motoristas e da falta de conservação das calçadas. “Há trechos que não têm passagem de pedestres, você precisa andar na pista. Em outros, elas estão em péssimo estado”, apontou. Já Roberta Cardoso teve dificuldade em entrar no metrô com a bicicleta. “Não queriam deixar eu passar, mesmo quando eu expliquei que ela é dobrável. Outro problema era a sujeira lá dentro”, reclamou.

Para Felipe Malagueta, membro do Observatório do Recife e um dos organizadores do evento, ressaltou a importância de se despertar na população o interesse por diferentes opções de locomoção. “A população precisa pensar em como tornar o trajeto melhor não só para o indivíduo, mas para a sociedade – avaliando a questão ambiental e o tempo social gasto”. O Desafio Intermodal também é realizado em São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Fonte: Diario de Pernambuco

2 Replies to “O teste intermodal no Recife”

  1. Olha, avaliar essa ordem é complicado sem saber o itinerário de cada um. O cara de moto tinha tudo para chegar primeiro, pois cortando ruas ali no centro, pode fazer corredor entre os carros quando parados, até vi na tv que na Av. Domingos Ferreira ele usou a pista leste que é mais rápida e a bike chegou antes, é de questionar se ele seguiu a situação acima ou fez moto carro em alguns pontos.
    Quem usou bike-metrô e ônibus-metrô-caminhada para chegar ao Shopping Recife mostra uma deficiência que é promessa da linha sul do metrô, mas parece que estão repensando isso: uma comunicação direta entre a estação Shopping e o centro de compras que antes seria feita por monotrilho, mas hoje poderia ser usado uma passarela uma pouco longa, mas compatível para quem sai do shopping e vai até a Av. Conselheiro Aguiar pegar ônibus.
    Há uma linha de ônibus que sai do TI Aeroporto e entra no Shopping Recife na volta, mas o trajeto é longo. Caminhar da estação Shopping até o shopping também é arriscado.
    Enfim, não é apenas calçada, via saturada de veículos, ausência de ciclovia ou ciclo faixa, mas, também, falta de comunicação direta entre alguns modais com locais de alta concentração de pessoas.
    Sair de Shopping Boa Vista de ônibus até o TI Recife até vai para deste pegar o metrô, mas depender de outro ônibus para chegar ao Shopping Recife saindo do TI Aeroporto fazendo longo trajeto quando a estação Shopping poderia ter ligação direta com o Shopping Recife poderia não descartar o ônibus, mas fazer o trajeto mais rápido.