O trânsito no carnaval do Recife

Por

Tânia Passos

As mudanças no trânsito das vias centrais do Centro do Recife já começaram com a instalação de camaratores e arquibancadas para o período carnavalesco e, em especial, o desfile do Galo da Madrugada. Todos os anos mais de 100 ruas são interditadas e os principais corredores de tráfego que convergem para o Centro, como as avenidas Guararapes e Dantas Barreto, ficam praticamente intransitáveis.

E as interdições não ocorrem apenas nos quatro dias de folia. A montagem das estruturas tem início com quase duas semanas de antecedência e o cerco vai se fechando até que ninguém consegue trafegar de carro ou ônibus. E, embora o roteiro já seja conhecido dos pernambucanos de muitos carnavais, os transtornos, principalmente, para quem depende do transporte público não diminuem. Todos os anos, as cenas se repetem de usuários perdidos sem saber onde localizar a parada.
Há alguns aspectos, que do ponto de vista da mobilidade, não são observados: o primeiro é fazer um trabalho com as empresas e lojas localizadas no centro para informar aos funcionários das mudanças das paradas com uma boa antecedência. Outro é melhorar a comunicação com os usuários. O trabalho que vem se repetindo não tem se mostrado eficiente.

As informações precisam ser claras desde o início das viagens e não apenas no Centro, que é o destino final da maioria das linhas. E não bastam apenas cartazes e panfletos. Como tem muita gente que não ler cartaz, o ideal é que arte-educadores expliquem nos terminais sobre as mudanças.