Transporte ativo e planejamento urbano

A vida urbana é a organização humana padrão dos nossos tempos. Não é novidade morarmos em cidades, a novidade é morarmos tantos em cidades. Da pressão por espaço urbano, surge uma cidade que deverá buscar novas e melhores maneiras de se adequar a necessidade de seus moradores. E é sobre o planejamento urbano para essa nova cidade que fala o vídeo abaixo. E não é coincidência que o autor do vídeo menciona os transportes ativos, onde todos dependem do próprio esforço para se locomover.O vídeo é legendado, mas bem explicativo. Confira.

Fonte: Via Transporte Ativo

4 Replies to “Transporte ativo e planejamento urbano”

  1. A proposta é boa, mas como andar a pé, de bike, skate se a segurança pública é falha, tanto que fazem seguro para bike mais caras, já li depoimentos de pessoas que aqui na cidade que usam bike se preocupam quando veem duas pessoas numa mesma bike, pois pode ser assaltantes que queiram a sua, furtam peças de bikes de locação? A segurança pública já é um desestimulante. Outra é falta de mobilidade nas calçadas e ausência de vias preferencias para modais sobre rodas não motorizados, o que é problema do planejamento. Se o transporte público não é atrativo, motiva o aumento da frota de carros que também é uma forma de indepência da locomoção em qualquer horário e destino que circulação por bike, skate e a pé não são indicados, ainda mais se for mais pessoas num mesmo veículo, sem falar na questão do status.

    Tem muito a ser feito e até de âmbito cultural para chegar perto da sugestão do autor.

    • Tem toda razão Raimundo. Aqui não temos planejamento urbano. Do contrário esses problemas que você menciona não seriam obstáculos. Mas é preciso e possível começar a tatar a cidade de forma diferente. As discussões servem para isso. Por exemplo, a experiência do primeiro serviço das bicicletas de aluguel ainda dispõe de uma situação ideal. Sei de casos de pessoas que já caíram porque o percurso oferecido não é seguro. Não devemos abortar a ideia e sim melhorá-la.

  2. Concordo com a Tânia,

    Acho que não podemos aguardar a cidade alcançar o nível de desenvolvimento para poder se tratar desses assuntos…
    Precisamos discutir, mostrar ideias, cidades bem planejadas e compará-las com a nossa realidade, como aquele vídeo que compara Paris com Recife!!!
    O trabalho que a Tânia tem feito aqui neste espaço é excelente!!! Só uma população bem informada pode cobrar do poder público uma atuação adequada…
    Se tivéssemos começado essa discussão na década de 80, hoje estaríamos muito melhores… mas enfim, parafraseando Chico Xavier, “ninguém pode voltar atrás e fazer um novo início, mas todos podemos recomeçar agora e fazer um novo fim”…
    Vamos adiante que temos muito por fazer…

  3. Se pensarmos assim então só iriamos de carro quando as ruas e avenidas não tivessem nenhum buraco e fosse toda sinalizada, com um agente de transito em cada cruzamento, e também locais para estacionar e rápido.A bicicleta é considerado um veiculo pelo código de transito brasileiro, bicicleta nas ruas é transito mais humano.