Bicicletada por espaço

 

Toda última sexta-feira do mês, quem trafega pelo Recife à noite já pode ter esbarrado com um grupo de ciclistas “atrapalhando o trânsito”. Sim, porque quem está dentro do seu carro com ar-condicionado dificilmente vai querer ceder seu lugar na faixa de rolamento para dar passagem a um veículo não motorizado.

O que talvez esses motoristas não saibam é que essas bicicletas estão nas ruas justamente para mudar esse tipo de postura. É a isso que se propõe a Massa Crítica, um manifesto mundial para divulgar a bike como meio de transporte que pode e deve ocupar um espaço digno nas vias urbanas. Na capital pernambucana, a edição do Massa Crítica completa quatro anos hoje.

Não estamos atrapalhando o trânsito. Somos o trânsito. O lema mundial da bicicletada é levado ao pé da letra pelos cerca de 250 participantes que comparecem à Praça do Derby, ponto de encontro dos manifestantes. São jovens, crianças e idosos, ciclistas, skatistas ou patinadores de carteirinha e iniciantes, que se reúnem para compartilhar lições de mobilidade sustentável. Hoje, às 18h, o grupo promove bicicletada em comemoração aos quatro anos do manifesto no Recife.

Lei mais aqui

3 Replies to “Bicicletada por espaço”

  1. Legal este movimento “Massa Crítica” que procura conscientizar os motoristas, principalmente de automóveis, de que a questão da mobilidade no trânsito passa pelo uso mais restrito dos mesmos, pela melhoria do transporte público e maior uso de veículos tipo bicicletas, que além de não poluírem o meio ambiente, contribuem para um melhor fluxo do trânsito e, de quebra, para a saúde dos ciclistas. Fico feliz em ver meu genro Javier, minha filha Isabela e minha neta Malu participando deste movimento.

  2. Pô legal isso!!! Eu moro em Paulista e trabalho em Recife,acordo todos os dias de 04hrs para ir ao trabalho(de carro),e retorno para minha residencia às 21hrs ,isso de segunda à sábado,tem razão,vou deixar meu veiculo em casa e ir de ônibus,ou melhor ainda,de bike mesmo,que ideia genial!!! Outra coisa…. Eu também acredito em papai noel,et,duendes,gnomos,fadas,etc….. Infelizmente galera,à realidade é outra,como todos estão cansados de saber,é muito bom falar que gostam de pedalar,que a bike ocupa menos lugar e tal,que todos tem que ter consciência,respeitar o ciclista,isso todos já sabem,o problema é que infelizmente à cidade do Recife não foi projetada para ciclovias,e à prefeitura não está nem aí pra isso!!!! Se pelo menos,fosse investido em transporte de qualidade,corredores exclusivos de ônibus,conforto,rapidez,pontos próximos das residencias,expansão dos atuais metrôs,eu tenho certeza que à grande maioria,iria de transporte público para seus respectivos empregos,escolas,faculdades,etc… Mas não acontece e nem tão cedo vai acontecer,é bom andar de bike,eu mesmo quando tenho tempo,gosto bastante,agora não vamos trocar as coisas ok!!! Tem um grupinho de ciclistas que utilizam de vez em quando à PE-22 ,felizmente até hoje não aconteceu algum acidente,mas pode acontecer com certeza,até os ônibus são obrigados à parar no meio da pista para esse grupinho passar,pois os ciclistas não podem parar não,atrapalhando à vida de vários motoristas que quando falam para o próprio bem deles,ainda escuta piadinhas,mais no final,quem acaba no hospital não é o motorista não é???

    • Bem, eu moro a 11Km do trabalho, e pelo menos de 3 vezes na semana eu vou de bike, já emagreci 8Kg e melhorei em muito minha qualidade de vida, e ainda por cima chego na metade do tempo que de carro. Quero que Recife mude para eu poder andar ainda mais de bike…