Dois VLTS batem durante manobra para abastecer no Recife


O incidente ocorreu no sábado de carnaval, mas a notícia não chegou a ser divulgada.De acordo com o gerente de Operações do Metrorec, João Dueire, Os dois trens estavam acoplados e tinham sido levados por um maquinista para abastecer.

Segundo Dueire houve o desacoplamento dos trens. “A gente acredita que o maquinista quando percebeu que o primeiro  trem, onde ele estava, ficou mais leve deve ter reduzido a velocidade e o segundo trem que fazia o movimento da inércia bateu na traseira do outro”, revelou. Não houve feridos no incidente e segundo João Dueire não há necessidade de abrir sindicância para apurar o fato.

A máscara frontal do VLT danificado vai ser refeita pelo fabricante. “O trem é feito de vidro e fibra e trincou em várias partes. Nós já fizemos o pedido ao fabricante”, revelou o gerente de operações.

O incidente não deverá alterar o cronograma para as operações regulares da linha do VLT Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho, que já opera nos finais de semana. “O VLT já está operando nessa linha e teve uma participação importante no carnaval. A previsão é que a operação diária seja iniciada em março”, revelou.

Dos sete VLTs adquiridos pelo Metrorec, somente três irão operar na linha inicialmente. “Nós já estamos com os trens prontos para operar. Esse incidente não modifica em nada nosso cronograma”. Já a linha Sul, que aguarda novos trens para iniciar a operação da integração do metrô com o Terminal Tancredo Neves, depende da conclusão do treinamento dos maquinistas.

De acordo com o gerente de manutenção, Bartolomeu Carvalho, o treinamento será concluído em 30 dias. “Para fazer a integração com o Tancredo Neves será necessário mais um trem. Passando de seis para sete tres operando na Linha Sul”, revelou. Além dos VLTs, o Metrorec adquiriu 15 trens para reforçar as linhas Sul e Centro. Nenhum dos novos trens ainda entrou em operação.

A imagem da foto não corresponde aos veículos do incidente e serve apenas para ilustrar.

3 Replies to “Dois VLTS batem durante manobra para abastecer no Recife”

  1. Que coisa inusitada. O cara reboca uma composição que se desacopla e na redução colide com ela. Bem, a colisão poderia ser evitada observando pelo retrovisor a plena parada da composição solta, ou em coisas de filme, o condutor adotasse a mesma velocidade da solta e por redução controlada fizesse novo acomplamento.
    Por sorte, não houve descarrilhamento ou vítimas, bem como não parou ocorreu na transposição em nível como há nas Mascarenhas e ali já ocorreu pane de um VLT que só saiu rebocado e por 30 min travou o fluxo da avenida
    .

    • “Retrovisor” de VLT a noite não é muito eficiente meu colega. Nao é um carro, é um VLT.

      Ao desacoplar, seja la por qual razão, o maquinista de trás JAMAIS poderia por contra propria seguir o veiculo dianteiro. Ele deveria comunicar ao centro de comando na mesma hora e aguardar instruções. E digo mais, provavelmente houve acionamento automatico de freio de emergencia do VLT desacoplado, pois estes equipamentos lidam com altissimo nivel de falha segura, e mesmo assim o maquinista do VLT desacoplado deve ter ignorado a situacao.

      Um acidente em transportes de massa só ocorre por causa de multiplas falhas, nunca por uma só.

  2. Acidente como este, nada de outro planeta.

    Gostaria, também, de falar um pouco da minha primeira viagem num dos 3 novos trens que já circulam até Cajueiro Seco.

    Hoje, andei num dos três novos trens que já circulam pela Veneza Leonina.

    – ASSOMBROSAMENTE SILENCIOSO.
    – FRENAGEM E PARTIDA: ASSUSTADORAMENTE QUASE IMPERCEPTÍVEIS.
    – SOM AMBIENTE DE UMA SUAVIDADE ALUCINANTE.
    – CLIMATIZAÇÃO ESPETACULAR. Até aqui, NOTA 10 elevado a n.
    – CONFORTO DE PRIMEIRO MUNDO.

    AGORA, o que DEIXOU A DESEJAR, de maneira ESTONTEANTE, para mim, é claro.

    ** A PINTURA EXTERNA DE UMA PALIDEZ IMPRESSIONANTE, ALUMINIZADA, com poucos traços coloridos acima.

    TRENS DE PRIMEIRAÇO MUNDO COMO ESTES TÊM QUE TER UMA PINTURA À ALTURA DE SUA GRANDIOSIDADE.

    FALTAM CHEGAR, AINDA, 12: QUE PINTEM-NOS COMO DEVIDAMENTE DEVE SER. (Por curiosidade, conheci, pela Internet, o METROFOR, dos cabeças chatas. SÃO DE UMA PINTURA MAGISTRAL, MEGABONITOS.)

    Copiar o BONITO não é feio; feio é copiar o feio.

    MANDA-CHUVA DO METROREC, mãos à obra, digo, MÃOS NA TINTA.

    *SE PODEMOS EMBELEZAR, POR QUÊ ENFEIAR? Puts!

    PELO MEGASPORT ESPETACULAR E PELOS NOVOS TRENS DE PRIMEIRÍSSIMO MUNDO – quando devidamente BEM PINTADOS – TUDO!!!