Motofretistas que não se adequaram às regras serão multados a partir de amanhã

Quem faz transporte de mercadorias em motos, os chamados motofretistas, o prazo para se adequar às novas regras do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) termina hoje.  Apartir deste sábado, quem não cumprir as regras poderá ser multado.O valor da multa é de R$ 127 e mais cinco pontos na carteira.

Entre as novas normas para os motofretistas estão ter no mínimo 21 anos, ser habilitado na categoria A, há pelo menos 2 anos, e ainda ter feito um curso de especialização para esse tipo de serviço. No estado, existem mais de 800 mil motos e a estimativa é que cerca de 30 mil realizem o transporte de mercadorias.

O motofretista também terá que usar equipamentos obrigatórios como capacete com viseira ou óculos de proteção, colete, calça resistente, camisa de mangas compridas e sapatos fechados ou botas. Outro detalhe é que o capacete e o colete precisam ser sinalizados com faixas reflexivas.

A moto terá que dispor da antena corta-pipa na extremidade dos guidões, em pelo menos um dos lado, a altura do equipamento tem que ser regulada com a parte superior da cabeça do condutor (sentado). Também é obrigatório a proteção para as pernas (mata-cachorro) com formas arredondadas. E, por último, o baú traseiro tem que ser devidamente sinalido com elementos retrorrefletivos na traseira e laterais.

O motofretista só estará legalizado após ter a documentação aprovada e fazer a vistoria do veículo. A autorização é válida por um ano e só será entregue para quem estiver regularizado.

Clique aqui e confira os cursos indicados pelo Detran-PE

3 Replies to “Motofretistas que não se adequaram às regras serão multados a partir de amanhã”

  1. Pingback: Motofretistas que não se adequaram às regras serão multados a partir de sábado | Programa Dizendo Tudo

  2. Muito bom…. Só faltou ser também obrigatório à cotoveleira e joelheira assim como o capacete!!!! Alias,esses itens deveria ser obrigatórios para todos os motociclistas,já que são itens que fazem uma grande diferença em uma queda da moto,talvez não vá salvar vidas com um impacto maior,porém,tudo que vá somar proteção é bem-vindo!!!!