Navegabilidade do Capibaribe entrará em nova etapa

Rio Capibaribe Foto - Gil Vicente DP/D.A.Press

Começa hoje mais uma etapa para o projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe. O edital de licitação para contratar a empresa que irá construir as futuras estações de embarque e desembarque foi publicado hoje no Diario Oficial do Estado.A empresa que vencer a licitação também irá cuidar de toda a sinalização náutica.  A previsão é que a empresa inicie os trabalhos em 90 dias.

Também estão sendo feitos os serviços de dragagem ao longo do corredor por onde irão passar as embarcações. De acordo com o secretário das Cidades, Danilo Cabral, a previsão é que em julho estejam sendo construídas as estações. A expectativa é que em julho estejam sendo construídas as estações. Antes disso, em maio, serão escolhidos os tipos de embarcações que serão utilizadas.

O programa prevê a integração da navegabilidade.A calha do Rio Capibaribe será utilizada como rota para o transporte público, promovendo a integração do uso das embarcações com o sistema de ônibus e de metrô, onde o usuário pagará uma única passagem. As estações também vão oferecer bicicletários.

Cerca de 335 mil usuários deverão ser atendidos pelo sistema de navegação, que será composto por duas rotas: Norte e Oeste, totalizando 13,9 km. O trajeto contará com sete estações climatizadas, que terão ainda acessibilidade plena, guichês para emissão dos bilhetes e estacionamento para quem quiser deixar o carro para fugir dos congestionamentos e pegar o barco. Todo o projeto está orçado em R$ 289 milhões. Os recursos são do governo federal, por meio do PAC da Mobilidade.

One Reply to “Navegabilidade do Capibaribe entrará em nova etapa”

  1. Boa iniciativa da Secretária da Cidade em disponibilizar o Rio Capibaribe para a navegabilidade, todos irão ganhar com essa iniciativa, os passageiros principalmente, além de se deliciarem com as belas paisagem durante o trajetos, crima agradavel, ar mais puro, longe do ar poluido das descargas dos automoveis, terão tambem o prazer de naver porque navegar é precisso. Mim deu saudades do tempo que remava no clube de regatas Almirante Barrozo.