Rodízio de carros no Recife. Funciona?

 

Charge de Jarbas DP/D.A.Press

Por

Tânia Passos

A implantação de um sistema de rodízio de carros no Recife como anunciou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, até o primeiro semestre deste ano, traz algumas preocupações em relação à eficiência da medida.

Uma delas é que o rodízio irá favorecer famílias que têm mais de um carro em casa, uma tendência que já é observada na disputa por vagas nas garagens dos prédios. Outra questão pode ser o aumento da frota não apenas de carros, para quem quiser garantir a placa com números pares e ímpares, mas também de motos.

Hoje, já há muita gente que dispõe de carro e moto para fugir dos engarrafamentos e pode passar a querer driblar o rodízio. E essa é uma questão que vai além do trânsito e passa a ser de saúde pública.
Mas é preciso também chamar atenção para a ausência, hoje, de um transporte público de qualidade. Tira-se o carro e oferece o quê em troca? É mais provável que o usuário do carro encontre outros meios para se deslocar.

A restrição ao uso do automóvel, nunca irá agradar, mas não há, de fato, nada para se oferecer hoje. E fico me perguntando se o nosso transporte público seria suficiente para atender a demanda do transporte individual. Talvez no aperto. Pouca gente irá se submeter. O que se desenha será um aumento da frota mais rápido do que temos hoje de cerca de três mil novos carros por mês. Que cidade suporta isso?

28 Replies to “Rodízio de carros no Recife. Funciona?”

  1. o problema não é transporte,nem rodízio.é mais sério.herdamos o q HÁ DE PIOR na cultura dos Estados Unidos.o”CULTO AO DEUS CARRO”!e para piorar,nossa”imprensa”,incentiva isso.q voce saia do onibus e vá pro carro.até Los Ângeles-EUA,se rendeu ao transporte coletivo.aqui é o país do ao contrário!

    • É verdade, o brasileiro tem um carro como um Deus. Mas o governo não se esforçava para mudar isso, a mundiça do PT deixou a mobilidade de ladro pra construir apartamento-favela. Foi a única coisa que eles fizeram pela cidade. Agora é lutar pra mudar a cabeça do povo a entender que não pode pensar só em seu próprio umbigo, usar outros meios de transporte é a solução.Melhorar o veículo coletivo é a solução. Carro só pra lazer.

  2. Los Ângeles é a cidade q mais usa carro no mundo.até lá eles perceberam q isso é danoso para a”mobilidade”deles.já aqui,culpa tambem de nossos pais q falam:tenha sua casa,seu carro.até Curitiba-PR,está sentindo na pele esse Culto ao”DEUS CARRO”.e seu sistema de corredores exclusivos para Ônibus está saturado!

  3. Li sobre essa intenção de pedágio e parte da justificativa são obras feitas na cidade ou que serão feitas que vão piorar a fluidez, logo para tapar o sol com a peneira por conta da falha de gestão de trânsito por anos e pouco investimento na melhoria de circulação, no cenário já caótico no horário de pico, querem forçar o usuário a arrumar outra alternativa de condução. O problema, como é dito, é que alguns têm como fugir, outros não e o transporte público se encontra insatisfatório.
    Quais obras iriam piorar situação? Túnel da Abolição; possíveis elevados na Agamenon com as estações BRT; estação BRT na Praça do Derby; estação BRT na Av. Cruz Cabugá e continuação pela Guararapes.
    Foi dito que haverá um horário de restrição pela manhã e final da tarde. Quem puder vai tentar fugir desse horário e buscar, também, rotas alternativas as zonas de restrição se só for passar por elas, mas aí entra em outro problema como alongar o horário de congestionamento. Na Caxangá, quando o corredor de ônibus estava ativo, restrições pesadas começam por volta das 7H30 da manhã. Hoje, com os ônibus no tráfego misto, 6h40 já se vê retenção no trecho do Zumbi até a Madalena que é o mais complicado.
    Se ali tiver restrição por conta da obra do túnel, não duvidaria que as 6h30 já teria problema e vias alternativas como as já ruins Rua Gomes da Taborda e paralela da Caxangá se tornariam piores.
    Esse rodízio seria justo se o transporte prometido de qualidade estivesse pronto, mas nem isso. No horário de pico os ônibus passam cheios. É mais provável haver migração de rota e horário, talvez de modal, para os que não tem um segundo veículo e isso não é bom.

  4. estou indignado com a nova besteira imposta na cidade do recide que é a nova lei de rodizio de veiculos pois sou penalizado pela falta de infraestrutura da cidade do recife e o pior é que esta besteira proibe o meu direito de ir e vir garantido na constituição federal, Eu pergundo a eles porque não proibi vendas de novos veiculos na cidade? concerteza isso nunca vai acontecer pois os fabricantes tem muitos recursos pra barra estas besteiras. pergunto novamente porque eles não baixa passagem de onibus? ou porque eles não mim cobram metade do ipva do meu unico veiculo pois pela nova lei dentro de um mês só vou poder usalo 15 dias e dentro de um ano só 6 meses. e agora seu prefeito o que você diz disso baixa o ipva o as passagens de onibus? escolha.

  5. Indico a ilustre Jornalista a Leitura do Artigo abaixo, que possui a argumentação legal sobre as ilegalidades do chamado ” Rodízio de Veículos”:

    http://jus.com.br/revista/texto/10859/porque-a-multa-de-rodizio-em-sao-paulo-e-ilegal

    Somado aos argumentos do artigo acima os seguintes: Na cidade do Recife foi criada uma lei de carga e descarga, e ZERO de fiscalização, Na área do centro da cidade, impera a extorsão dos flanelinhas que lotearam as vagas, Transporte Público de Qualidade com segurança e conforto não existe, pois sempre estão superlotados, paradas expostas, e motoristas nada civilizados, a guarda municipal que deveria fiscalizar o trânsito do Recife, dá mau exemplo todos os dias, pois viaturas e motos da CTTU vivem sendo flagrados estacionando em locais proibidos, nossos agentes de trânsito não cuidam do trânsito, SÓ MULTAM, e muitas vezes arbitrariamente. Em razão da ausência de políticas públicas de transporte público, não há transporte público rápido, e o que existe no Recife é coisa para ” desocupado ” pois demora uma eternidade, e vivem superlotados. O IPVA contempla taxa de manutenção de vias, a Constituição Federal no seu artigo quinto assim diz no caput, e incisos II, e XV (Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (…) II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;(…) XV – é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens) o que garante o direito de ir e vir, e de uso da propriedade e seus bens. Não é razoável exigir do cidadão o preço da omissão de gestão do transporte público. Indo mais além, na própria Constituição Federal no seu artigo 22, inciso XI ( Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre: (…) XI – trânsito e transporte ), então não me venha um Secretário Municipal e mesmo o Prefeito, querer extrapolar a competência Constitucional exclusiva da União. Sendo assim, acredito fortemente, que o tal “rodízio vai ser um tiro no pé”, haja vista que argumentos jurídicos, não faltam para combater esta ilegalidade, as pessoas de maior poder econômico vão evidentemente ter dois carros na garagem um de numeração par outro de numeração ímpar, e há ainda, o caso das diversas empresas que possuem frotas próprias, que vão ter evidente “lucro cessante” com as restrições de circulação, gerando inúmeros processos judiciais de pedidos de reparação a municipalidade. O que implicará em um custo mais elevado ainda a longo prazo. Em São Paulo o rodízio não deu certo, haja vista que a frota de São Paulo, continua crescendo, e a população também. Obras importantes de mobilidade permaneceram abandonadas por anos e anos, metro linha sul – centro, investimento em BRT´s ( que só agora estão muito timidamente sendo implementados ), a navegação no Capibaribe até hoje é uma fantasia, o arco metropolitano que tiraria os caminhões que circulam por dentro das ruas do Recife, para a estrada diminuindo em muito os transtornos, outro ponto é o disciplinamento dos motoristas de ônibus, que se valendo do tamanho dos veículos, fazem filas duplas, bloqueiam cruzamentos, provocam acidentes por imprudência, a frota de motos que se multiplicou exponencialmente, enfim, não existe solução mirabolante, é um devaneio da Prefeitura do Recife achar que um rodízio de veículos vai resolver, pois não vai, basta ver o exemplo de São Paulo, Resolveu ?

    Além disso, existem diversos profissionais que tem no veículo próprio uma ferramenta de trabalho, e dou como exemplo, o meu caso, pois como advogado criminal, me locomovo para diversos fóruns na região metropolitana do Recife ( os 17 municípios ) durante um turno de trabalho, além de idas e vindas a delegacias para atuar em flagrantes, nos Tribunais para apresentar medidas de urgência, etc. SOU CONTRA, POIS NINGUÉM PODE PROIBIR UM DIREITO CONSTITUCIONAL DO CIDADÃO, QUE É UMA GARANTIA E DIREITO FUNDAMENTAL. Esta é minha modesta opinião. O Prefeito Geraldo Julio deveria fazer um plebiscito ou consulta pública à população, caso deseje implementar uma restrição a vida do cidadão Recifense.

  6. so com o rodizio nao vai solucionar o problema,em breve vai se tornar so um paliativo emergencial. tenho um projeto brilhante e espetacular de resolver de vez o problema do transito em recife. mais o projeto nao e pra ser copiado e sim para vender.

  7. O Recife não precisa de rodízio!
    O Recife precisa de profissionais que entendam de tráfego e disposição política para destravar os gargalos das ruas e avenidas da cidade.
    Vou dar exemplos: 1º Na ponte motocolombó em afogados, tem uns tapumes estreitando a avenida que dá acesso a avenida sul, pois bem, esses tapumes estão lá faz anos e ninguem da prefeitura os retira de lá; misericórdia , isso é falta de compromisso com os motoristas da cidade.
    Incompetentes!
    2º Na avenida recife, saída de jardim são paulo, o semáforo poderia ficar mais tempo aberto para a avenida e diminuir o da rua transversal que sai de jardim são paulo; iria desafogar o fluxo da recife.
    Mais uma vez incompetentes!
    E assim, tem muitos outros gargalos que se retirados poderiam dar fluidez ao transito da cidade.
    Deus queira que alguem responsável veja essa informação e tome alguma providência.
    Obrigado.
    Fenelon Correia.

  8. Matéria digna de atenção e debate é essa relativa a boa fluidez no trânsito de nossa cidade. Para esse fórum onde foi anunciado o teste de rodízio de carros (placas pares em dias pares etc) muitos representantes da população deixaram de ser convidados e, antes disso, a proposta não foi conversada com todos os politicamente interessados. Por que será??
    Gostaria que acompanhasse a seguinte entrevista: http://familiaesociedadedebate.blogspot.com.br/2013/03/entrevista-exclusiva-com-fernando-lopes.html

  9. Eis o resultado da enxurrada de veículos proporcionado pelo governo que tem tanta preocupação com a indústria automobilistica da tanto benefiícios para sua expanção em detrimento de tantas outras necessidades básicas, também lembrando que pouco se fez em termos viários para se melhorar o fluxo dos veículos.

  10. Engraçado hoje eu pago R$ 560,00(IPVA e TAXAS) para andar com meu carro nas ruas do Recife, agora vou ter que andar dia sim e dia não? Então o BELO governo poderia também reduzi a o valor(560,00) pela metade, pois meu carro só vai poder sair dia sim e dia não. Se eu ando com meu carro é por que EU pago meus impostos, portanto EU sei o primeiro a entrar com uma ação para sair com meu carro todos os dias , pois uso o mesmo pra TRABALHO e não pra IR TRABALHAR.

  11. Em São Paulo mesmo existindo rodízio de dois números por dia, mesmo assim ainda persistem os engarrafamentos, não acredito que teremos sucesso neste processo, inicialmente ele pode amenizar em alguns pontos, mais como fica aqueles menos favorecidos que tem seu carro como fonte de renda em seu trabalho, que se deslocam de cidades vizinhas para Recife diariamente, o transporte coletivo terá compatibilidade para a demanda, ônibus sem ar, velhos, motoristas sem reciclagem e com carga horária elevada causando stress, paradas melhores, estradas melhores, e tantos outros problemas já detectados anteriormente e ainda não resolvidos até hoje, podem até usar a copa do mundo como experiência, existe uma grande necessidade de reciclagem geral de todos os setores, temos que parar com o amadorismo, hoje o mundo não permite mais agirmos assim,se queremos ser exemplos temos que trabalhar com profissionalismo e seriedade e escolhermos as pessoas certas para os lugares certos bem como aplicar os recursos de maneira correta, acredito que como fazem os médicos quando se deparam com um paciente em situação difícil e formam uma junta médica para decidirem seu futuro, acho que este exemplo deve ser seguido, montem uma junta de técnicos e engenheiros de tráfego para mapearem todo o Recife em seus diversos horários de picos nas diversas vias centrais ( Agamenon, Boa Vista, Imperial, Caxangá entre outras) após o mapeamento a implantação deve ser realizada por etapas e de forma gradativa, sem mais para o momento espero que este projeto grandioso tenha sucesso e que seus idealizadores abracem esta causa como uma das grandes realizações do Prefeito desta Cidade maravilhosa.

  12. NÃO!!! Moro a cerca de 15 minutos a pé do trabalho. Gostaria de ir a pé (já o fiz), contudo chegaria molhado de suor no trabalho e voltaria à noite correndo risco de ser assaltado. De bicileta? De moto? Melhor a pé. De ônibus? Já fui e posso levar até 40 minutos. De metrô? Geraldo ainda vai fazer. O jeito, meu amigo, é ir mesmo de carro!

  13. Gostaria de saber se no caso de vendedores que necessitam do carro para visitar clientes e futuros clientes, como seria? Só trabalhariam nos dias marcados pela Prefeitura para sairem de casa ? Acho que tem que haver outra solução pois essa, fere os direitos de ir e vir da constituição.Vamos esperar para ver qual será a solução dada pelas nossas autoridades municipais Fico no aguardo.

  14. Adoraria ver todo tipo de politico, de todas as esferas: municipal, estadual e federal, terem a OBRIGAÇÃO de se servirem dos serviços público de: Ensino, Transporte e Saúde. Adoraria ver o Sr. Eduardo Campos, Geraldo Júlio, João Braga, Jarbas Vasconcelos, Marco Maciel, Humberto Costa, João Paulo, Daniel Coelho, Silvio Costa, Antonio Luiz Neto, Mendonça Filho, … e todos os demais! adoraria ve-los dizerem após serem obrigados a usa-los : Esse sistema de transporte, saude e educação é o que mais sonhei para mim e minha familia!

  15. Vou comprar um Fusca com placa ímpar!!! Transporte público que preste essa bos** de cidade não tem.

  16. Funciona. Vai possibilitar que eu tenha dois carros, um com placar de final par e outro com o final ímpar. E não serei o único!

  17. Funciona. Vai possibilitar que eu tenha dois carros, um com a placa de final par e outro com o final ímpar. E não serei o único!

  18. O absurdo visto no transporte público é incrível! Como se pode esperar que as pessoas repensem o uso do carro quando se precisa esperar em média 40 min por um transporte público e ainda precisar se submeter a ir em pé com gente “caindo” pelas portas, como é o caso de muitas linhas?
    Porque não abre para várias empresas operarem a mesma linha, como tudo gira em torno do dinheiro, teria transporte de qualidade e nos horários corretos. Até porque a concorrência gera essa diputa natural a fim de satisfazer o consumidor. Asim poderiamos ver cada ônibus tirando cerca de 60 carros das ruas e o metrô muito mais que isso.
    Mas se pensar em rodízio … é tapar o sol com a peneira!

  19. Enquanto não houver transporte coletivo decente, não abrirei mão do meu carro para andar de ônibus. Por acaso o Sr. João Braga já andou de Camaragibe / Macaxeira, descer em uma integração e pegar um Macaxeira / Parnamirim Entre 5:00 e 6:30 da manhã? Já viu a confusão nas filas? Sem falar nos ônibus entupidos que nem da porta de entrada dá pra passar.

    É MUITA CARA DE PAU.

  20. Rodízio de carros no Recife não vai acontecer.
    Não existe a possibilidade real desse projeto ser implantado, pois como todos sabem não existe transporte publico para atender toda essa demanda. Ao ler todos os comentários é fácil saber que essa atitude não traria satisfação ao povo Recifense, nosso lideres deveria fazer os meus ler e ouvir o povo e dai extrair o melhor a ser feito. Essa tempestade de ideias seria a solução pratica para o cidadão de Recifense.

  21. a questao e o prefeito do recife,nao estar tirando o direito de ir e vir de cidadao nenhum.o motivo princiipal e a populaçao que inchou.recife e um ovo.se nao tomarem essa medida agora ja era os carros vao empancarem para sempre no centro.vai virar um cemiterio de carros seguindo vagarozamente para o caos.tem vereadores que ja qurem tirar proveito disso,para se reelegerem de novo. os vereadores do recife agora abrem a boca pra falarem em plebicito contra o rodizio. quero ver tais vereadores falarem em plebicito para mudarem as leis que estao falhas de mais.façam plebicitos da perna de morte,prisao perpetua. falem em plebicito para diminuirem a quantidades de vereadores que existetem nas camaras municipais.falem em plebicito para diminuirem seus salarios,falem em plebicitos para tais vereadores nao aumentarem seus salarios por conta propria na calada da noite. falem em plebicito sobre o que achamos do salario minimo no brasil. façam projetos com visao futuristas se nao tem isso saiam dessa casa e deem a vaga a outrem.

  22. gostaria de saber se o ilustríssimo secretario João Braga também vai deixar o carro dele em casa ou não fazer uso dos carros oficiais e começar a pegar os ônibus lotados nos horários de pico. Ou essa idiotice de rodízio é so para nós os pobres mortais?

  23. Raros são os políticos que dão bom exemplo ao se submeterem as restrições que criaram ou aprovaram. Aqui, andando pelos bairros centrais, vemos carros oficiais e de pessoas da justiça estacionados em locais proibidos e até parece que há conivência da CTTU ou de alguns destes, por sinal matéria até de algumas emissoras de TV.
    Quanto a ter ou não rodízio, Sr. Raul Jungmann questinou se essa medida é prevista no registrado projeto de Governo do Sr. Geraldo Júlio onde promete cumprir por escrito e registrado o dito nas eleições. Se não houver previsão e não se trata de algo extraordinário como uma catastrofe, etc, que o forçaria a sair do compromisso assumido, inventar de fazer vai por não apenas em questionamento o rumo da sua intenção de reeleição com as enormes queixas sobre proposta, mas sua confiabialidade em fazer o que registrou, afinal fazer algo aprovado pela população como seria as suas consultas na época da eleição é uma coisa e mesmo já eleito agregar é ótimo, mas medida que vai trazer prejuízo sem consulta previa, já viu.
    Outra, não adianta se queixar que a frota cresce se vemos é um direcionamento deles para certas vias afim de chegar a certos locais. Sabe-se que se a cidade tivesse mais pontes para ligar os bairros, não se precisaria percorrer grande percurso em pontos já problématico.
    Dou como exemplo a Perimetral 2 que é um via de ligação que liga zona norte a oeste quase divisa com a sul, contudo força usuários da extremo oeste a usar a Perimetral 4 para então pegar vias paralelas que chegam a Perimetral 2 quando a depender do trajeto, pontes ausentes na Perimetral 3 evitariam isso vide Santana/Torre e não, necessariamente nesta, mas que reduziria o tráfego em boa parte desta na divisa oeste/sul, a Jiquiá-Areias/Imbiribeira perto da Lagoa do Araçá.
    Não é apenas problema de gestão, mas de opção de circulação. A paralela da Caxangá dita para desafoga a Av. Caxangá já perto de Torre e de Monselhor Fabrício sofre com congestionamentos. A Rua Gomes Tarboda e sua continuação que poderia ser outra opção paralela não recebeu ainda medidas para controlar estacionamento e horário de carga/descarga também tendo problemas de congestionamento, sendo esta falha na gestão.

  24. Bom… Até que gosto de rodízio, mas de carros andando um dia SIM e outro NÃO, isso é uma mentira!! Vou comprar uma bicicleta e me arriscar a ser ATROPELADO pelas ruas e avenidas dessa cidade de tantos DESRESPEITOS. Isso tem muito interesse, tanto político, quanto financeiro/receita para o estado. Eu, como mero mortal, me sinto como se estivesse sem boca e mãos diante disso tudo sem poder fazer absolutamente nada..

  25. NÃO APOIE O RODIZIO DE VEICULOS POIS É UMA MEDIDA QUE NÃO PRECISA SER FEITA. SÓ PRECISA DA PREFEITURA TRABALHAR.TEMOS QUE DEMOSTRAR NOSSA INSATISFAÇÃO COM ESSA AÇÃO ENTRANDO NAS PAGINAS DOS VEREADORES DO RECIFE E MOSTRANDO QUE O POVO NÃO QUER SABER DE RODIZIO, QUER UMA PREFEITURA ATUANDO PARA RESOLVER OS PROBLEMAS.
    JAMAIS TERÁ MEU VOTO SE APOIAR UMA BARBARIDADE DESSSA