Greve ameaça principal transporte de massa para a Copa das Confederações do Recife

 

Metrô Recife - Foto Annaclarice Almeida DP.D.A/Press

 

Principal meio de transporte de massa para levar os torcedores para a Arena Pernambuco, o metrô do Recife pode parar faltando três dias para o início dos jogos.

Os metroviários do Recife decidem nesta quinta-feira, se entram em greve a partir da zero hora desta sexta-feira. Assembleia da categoria está marcada para esta noite, na Estação Central do Recife.

De acordo com o Sindicato dos Metroviários (Sindmetro-PE), as várias tentantivas de negociação com o governo federal não chegaram a um acordo. Na quarta-feora passada, sindicalistas passaram o dia reunidos com representantes da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), mas não receberam proposta de reajuste salarial próximo ao valor reivindicado, que é de 6,49%, referente à inflação dos últimos 12 meses, mais um ganho real de 10%.

Os cerca de 1,5 mil metroviários em Pernambuco pedem a implantação de abono para adicional noturno e periculosidade e ainda adoção de plano de saúde.

A CBTU ofereceu reajuste de 2,02%, caso seja mantida a hora extra de 100%, ou aumento de 4,7% com redução do valor da hora extra para 50%. Também foi apresentado um plano de demissão voluntária para metroviários aposentados que optaram por continuar trabalhando.

Cerca de 200 mil pessoas utilizam o metrô diariamente, mas a greve da categoria pode afetar muito mais pessoas. O metrô será o meio de transporte mais utilizado para o acesso à Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, durante a Copa das Confederações. O primeiro jogo da competição no estado está marcado para o próximo domingo.

One Reply to “Greve ameaça principal transporte de massa para a Copa das Confederações do Recife”

  1. E os motoristas e cobradores de ônibus ameaçam fazer paralisações curtas a partir de amanhã até uma possível greve geral caso não tenham os pedidos atendidos pós reuniões.