Mobilidade do Recife não está pronta para a Copa das Confederações

Cosme e Damião - Foto - Cássio Zirpoli DP.D.A/Press
Uma estrutura fadada ao fracasso desde o início. Se ainda não estamos prontos para a Copa de 2014, que dirá para a Copa das Confederações. O jogo de estreia na Arena entre Náutico x Sporting já havia sido um teste para o que não deveria mais ser feito. E tudo foi feito de novo, do mesmo jeito. Ou praticamente igual. Só que com um universo de 15 mil pessoas a mais.

Talvez seja razoável fazer os cálculos matemáticos e supor que a estrutura irá ser mais confortável dentro de uma lógica operacional pensada para 12 horas, em uma partida de menos de duas horas. É simples supor que a massa será diluída na volta, o ponto mais crítico. Os organizadores suporam que o público permaneceria mais tempo na Arena após o jogo, tomando cerveja a R$ 9. Não foi assim que aconteceu. E é difícil acreditar que se pode contar com o que não é mensurável. O fim do jogo, como era lógico, todos fizeram ao mesmo tempo o caminho de volta para casa, ao mesmo tempo,, em uma única opção de saída.

O metrô que vem sendo desmerecido como transporte de massa, vem sendo, na verdade, a principal alternativa viária para a Arena. E para quem não lembra, os recursos do PAC Copa não foram destinados ao metrô. Todos os investimentos estão sendo aplicados para os corredores de ônibus exclusivos. Não que seja ruim termos corredores para ônibus, mas enfim em que eles estão ajudando no transporte para a Arena?

Alguns podem dizer que o corredor Leste/Oeste irá transportar passageiros para o Terminal de Camaragibe, quando enfim ficar pronto em março de 2014. É verdade, mas mesmo assim o Leste/Oeste será coadjuvante. No final das contas é com o metrô que iremos contar. E nada foi feito para melhorar a estrutura do metrô.

A estação Cosme e Damião está muito longe de suportar grandes eventos. Todos sabiam disso. A plataforma tem capacidade de estocagem de 1,4 mil pessoas. Mas recebeu uma multidão de mais de 35 mil pessoas. Não havia nenhum sicronismo entre os ônibus e os trens. E nem poderia. Simplesmente não cabia tanta gente no mesmo lugar ao mesmo tempo. Mesmo assim, ela continua a ser a única opção para quem vai de metrô. As estações do TIP e Camaragibe foram descartadas porque o ramal externo da Copa de 6km não ficou pronto porque está previsto para 2014. Enfim, porque estamos sediando a Copa das Confederações ?

Outro dia estava lembrando que o primeiro projeto idealizado para a Cidade da Copa previa um VLT (Veículo Leve sobre Trilho) da estação do TIP direto para a Arena. Tudo parecia bonito no papel. A realidade é bem outra. Não estamos prontos porque não nos preparamos. E tivemos muito tempo para isso. Mas tudo é uma questão de escolha.Até quando iremos repetir os mesmo erros?

7 Replies to “Mobilidade do Recife não está pronta para a Copa das Confederações”

  1. As pessoas esperavam que o metrô iria suportar essa quantidade de pessoas ao mesmo tempo, se normalmente ele apresenta problemas em todas as estações, onde encontramos estações sujas, com goteiras, sem sinalização e desconfortáveis em todos os sentidos, sem falar no próprio metrô, que muitas vezes o ar condicionado não funciona, pedintes, vendedores ambulantes e ainda tem o problema de esperar o trem da frente sair da estação para que o outro possa seguir viagem. Agora imagine toda população indo para um mesmo lugar, onde você é obrigado a usar o metrô como único meio de ligação. O bom disso tudo é que todos estão falando mal de um transporte que tem tudo pra ser bom, mais que o governo não investe na sua qualidade, ao contrario, a cada dia ele vai aumentando a capacidade de usuários com as integrações de ônibus, já sei que nessa Quarta irei sofrer mais ainda. Existe uma alternativa para chegar ao estádio, mais o governo não incentiva, as pessoas teria a opção de pegar o TIP/CONDE DA BOA VISTA ou TIP/DERBY, e descer na integração do TIP, e lá a pessoa pode pegar o TIP/PARQUE CAPIBARIBE que passa na frente da ARENA, o bom é que a pessoa não precisa pegar o metrô, o problema dessa linha é que o intervalo dela é de 30 minutos de um para o outro, e ele segue até São loureço, outra opção seria uma linha TIP/ARENA.

  2. Opções há como li acima e em forum que participo, mas o governo não sabe ou não quer explorar.
    Focando esta Copa, é promessa que deverá atender a próxima Copa, mas poderiam adiantar, o VLT chegar até o TIP criando uma rota alternativa para quem sai da linha sul do metrô indo para a norte sem depender do deslocamento grande e baldeação na Joana Bezerra.

    Poderiam seguindo a lógica do Lupercio Junior criar linhas especiais, por sinal situação discutida há meses em forum que frequento, saindo do recente TI TIP distribuindo o público do metrô entre este TI e o Cosme e Damião, afinal de contas se tinhas linhas de ônibus do Parqtel para a Arena, deveria ter criado linhas integradas do TI TIP fazendo o trajeto das do Parqtel.

    Em resumo, para ontem, o governo poderia ter evitado um saturamento no metrô ao ofertar o VLT numa rota alternativa para quem sai de Jaboatão próximo de Cajueiro Seco, como distribuir o público entre Cosme e TIP.

    Agora, no futuro, espero que tais opções sejam disponibilizadas como também, espero, com o Ramal da Copa todo pronto além do Leste-Oeste, possível linha BRT Cosme e Damião/Centro e Derby deixe o usuário na Arena e não no TI evitando migrar para linha circular. Inventaram de requisitar os novos ônibus BRT com três portas no lado direito quando o normal seria duas nos articulados com acesso em nível elevado. Isso, para mim, demonstra que alguns TIs não terão plataforma específica para BRT, logo o acesso será com é hoje pelo lado direito e subindo degraus. Sendo assim, uma possível linha BRT de Cosme pode evitar a integração e migração para linha Circular deixando o usuário bem próximo a Arena.

  3. Como se constrói um estádio como essa arena, se contrói uma verdadeira cidade e não se leva, por meros 2 Km!, uma estação subterrânea que servisse não somente a futura Cidade da Copa mas também ao fluxo intenso de pessoas para os eventos na Arena. Passou da hora de acabar com esse planejamento medíocre que não quer encarar a necessidade de criar linhas subterrâneas do metrô para que cheguem aonde o povo vai. Criou-se um gargalo natural, afinal se 2 Km é muito pouco para se criar uma nova estação SUBTERRÂNEA até a Cidade da Copa, DO LADO DO ESTÁDIO, 2 Km é muita coisa para se ir andando!

    • Meu nobre, esqueça estação subterrânea de metrô ou qualquer do tipo. Se há um tipo de obra que não coloco a mão no fogo aqui em Recife e região metropolitana é subterrânea.

      Os poucos túneis que existem na cidade quando chovem forte alagam. Nem precisa disso e pequenas desníveis nas vias são capazes de criar verdadeiras piscinas como na Mascarenhas, viaduto Tancredo Neves, Afogados, sob a linha do metrô, trecho da Perimetral 2 sentido Mascarenhas.

      No caso da Arena, venho lembrar que há o Rio Capibaribe que separa o lado de São Lourenço onde está a Arena de Recife onde fica Cosme e Damião, que por sua vez também faz divisa com Camaragibe.

      Em termos de comunicação para transporte, fizeram uma ponte que faz parte do Ramal da Copa. O projeto de navegabilidade não contempla a área da Arena porque o rio tem baixa profundidade e muitas pedras. Foi falado sobre o VLT vir a chegar a Arena, mas venho lembrar que o VLT usa a malha da rede diesel que após o TIP passa por uma ponte exclusiva sentido Cosme e por sua vez fica margeando o rio, o que é um belo de um problema se assim fosse mantido, pois em período de chuva forte o rio transborda e alaga os trilhos, tal qual ocorreu, danificou e não quiseram recuperar os trilhos da linha diesel sul e centro quando teve aquela forte chuva a três anos atrás nas cidades prejudicadas do litoral sul.

      Alguns criticam que a estação Cosme e Damião é muito pequena, só que não se pode fazer uma estação e TI maiores para para atender demandas pontuais, eventos e jogos, tampouco por conta de uma futuro bairro planejado como se todos fossem usar o transporte público.

      O erro do Governo, para mim, foi não aproveitar a estrutura disponível forçando uma concentração em único modal.
      Poderiam usar o TI TIP com linhas especiais para a Arena e não fizeram, mas tem linha do TI TIP que passa em parada próxima a Arena e esta para os poucos que sabiam não deu problema ainda que seu tempo de espera fosse maior porque ela é de baixa demanda. Logo, era para terem usados dois TIs próximos e não apenas um. O VLT poderia apoiar até o TIP evitando algumas pessoas na linha sul para depois migrar para a norte e nada foi feito.

      Um dos problemas admitidos pelo governo foi a falta de sincronismo entre metrô e ônibus, só que em 5m o metrô entregava 1000 pessoas no TI/estação, mas nesse tempo não é suficiente para embarcar todos em vários ônibus tendo como resultado grandes filas.

      Por essas e outras, o resultado já sabemos e amanhã promete ser pior se tiver torcedor, pois muitos devem desistir de ir e outros entrevistados já disseram que não irão passar o sufoco novamente.

  4. Até quando? Para sempre, pois este povo brasileiro e pernambucano é burro, e vai continuar burro porque assim é que os governantes querem. Povo bem burrinho, sem educação e sem cultura para votar nas antas municipais, estaduais e federais.