Ônibus direto para a Arena Pernambuco para reduzir carga no metrô Recife

Arena Pernambuco Foto - Rafael Bandeira/Divulgação

Por

João de Andrade Neto

Menos de 24 horas depois de afirmar que iria manter, para a partida de hoje, entre Itália e Japão, o esquema de mobilidade utilizado no jogo de domingo entre Espanha e Uruguai, o Governo do Estado mudou de ideia. Ontem, o secretário extraordinário da Copa, Ricardo Leitão, apresentou uma nova alternativa de transporte rumo à Arena Pernambuco: a disponibilidade de 120 ônibus expressos, saindo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para isso, serão vendidos bilhetes individuais no valor de R$ 10 (ida e volta).

A nova alternativa, que começa a funcionar às 14h e segue até a meia-noite, visa, principalmente, desafogar o fluxo de passageiros no metrô, ainda único meio de transporte público disponibilizado e gratuito para quem estiver com o ingresso. A ideia é que, com a mudança, cerca de 20 mil pessoas embarquem e desembarquem na Estação Cosme e Damião, ponto final rumo à Arena Pernambuco. No jogo entre Espanha e Uruguai, esse número foi superior a 30 mil pessoas. A estimativa de público para a partida de hoje, de acordo com o Governo, é de 36 mil pessoas. Desse total, 10 mil utilizariam o estacionamento privado Parqtel, com capacidade para 2.100 veículos.

A UFPE disponibilizou seu estacionamento, com capacidade para 5 mil veículos, para que quiser ir de carro e apanhar o ônibus rumo à Arena. O embarque será feito na Avenida dos Reitores, na calçada do Teatro da UFPE. De lá, o expresso seguirá pelas BRs 101, 232 e 408, antes de parar no girador que dá acesso ao Ramal da Copa, onde os passageiros poderão desembarcar.

“Não é uma mudança no esquema de mobilidade, e sim uma complementação natural. É bom lembrar que a Copa das Confederações é um evento teste visando a Copa do Mundo. Poderemos, inclusive, ter outras complementações para o jogo de domingo, enter Uruguai e Taiti”, afirmou Ricardo Leitão.