Alargamento da Avenida Dois Rios no Ibura, Zona Sul do Recife

 

Projeto alargamento Avenida Dois Rios - PCR/Divulgação
A Avenida Dois Rios, no Ibura, terá um alargamento de 17 metros em um trecho  290 metros de extensão, entre as ruas Pintor Agenor Albuquerque César e a Rua Jornalista Édson Régis. O projeto da Prefeitura do Recife faz parte de uma reivindicação antiga dos moradores locais. De cordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Nilton Mota as sugestões dos moradores serão incluídas no projeto.“Estamos aqui para uma conversa. Queremos abrir este canal de diálogo para que sugestões e propostas de vocês sejam levadas em consideração na hora de concluir o projeto e executar a obra”, garantiu.

A previsão é que o projeto seja concluído nos próximos dias e o edital de licitação seja publicado até o dia 15 de agosto. Já as obras, orçadas em R$ 1,3 milhão, devem ser iniciadas no dia 9 de setembro, com duração de seis meses.O projeto prevê o alargamento de 290 metros da via, com oito metros de largura em cada um dos sentidos; melhoria nas calçadas, com largura regular de 2,5 metros; criação de canteiro central com largura de 1 metro, facilitando a travessia de pedestre; melhoria da drenagem; melhoria da sinalização horizontal e vertical; e implantação de rampas de acessibilidade e colocação  de piso de alerta.

Fonte: Prefeitura do Recife

 

4 Replies to “Alargamento da Avenida Dois Rios no Ibura, Zona Sul do Recife”

  1. Tânia,

    sugiro revisar o texto. A impressão é que o alargamento será de 290m, a largura será de 290m, quando na verdade é um trecho de 290m do comprimento total da avenida que vai ser alargado.

    No mais, tão esperando o quê para fazer a prometida terceira faixa de rolamento na BR 232 entre as BRs 101 e 408? A ponte Torre-Santana vai sair do papel?
    Algo mais próximo, a curto prazo, o TI Perimetral 3 que ganhou até placa sobre a sua construção próximo ao banco Itaú, no Cordeiro, vai usar ou não a área do HGV, pois as obras se limitam aos olhos que passam na área ao terreno onde havia a agência do BB? Da forma como está, as sete linhas sugeridas no novo edital para o TI Perimetral 3 não caberão no espaço limitado (sem o do HGV) se tiver área para estocagem de veículos, pois é bem menor que o TI Caxangá que hoje opera com, parece, sete linhas e tem área de estocagem.

    • Raimundo,

      A informação ficou truncada mesmo. Na verdade, 290m é a extensão do trecho que será beneficiado. Um gargalo com cerca de 8 metros de largura que pelo projeto será duplicado passando a ter 16 metros de largura, sendo oito por sentido.

      Sobre os outros projetos, o ritmo das obras está deixando muito a desejar e o tempo é cada vez mais curto.

  2. Prezada Tania Passos,

    Li também essa mesma matéria no JC e li um comentário de um internauta que me pareceu bastante interessante, que seria a ampliação dessa modernização. Explico, deveria-se aproveitar essa iniciativa e amplia-la no sentido de se criar uma ciclovia na extensão que sofrerá intervenção, bem como canteiros para plantio de árvores e vegetação. Concordo com as medidas colocadas pelo internauta, canteiros em ambos os lados, de uns 3-4 metros, aumento da largura das calçadas, pelo traçado original são míseros 2,5, passar para uns 4 metros, e ciclovia larga o suficiente para que consiga ter duas bicicletas lado a lado confortavelmente, sem estarem muito próximas. Outro detalhe apresentado, foi o embutimento de toda a fiação do perímetro considerado, que aliás, sugeriu-se também que toda a avenida fosse modernizada. Creio também, como o internauta a que me refiro, que isso faria surgir novos empreendimentos no local, haveria um efeito multiplicador na região, certamente, compensando o aumento do investimento realizado.

    • Concordo João. Além da falta de ciclovia no projeto não há pista exclusiva para o ônibus.