Conheça as empresas que apresentaram menor preço para a licitação dos corredores de BRT no Recife

 

Terminal da Macaxeira - Foto - Hélder Tavares DP/D.A.Press
Os lotes 1 e 2 da licitação dos corredores de ônibus do BRT (Bus Rapid Transit) da Região Metropolitana do Recife já estão com as empresas classificadas com o critério de menor preço. O lote 1, que corresponde ao corredor Norte/Sul, entre Igarassu e Recife com 33,2 km de extensão e 33 estações de embarque e desembarque, deve ficar nas mãos do consórcio Conorte, formado pelas empresas de ônibus: Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur.

Já o lote 2 referente ao corredor Leste/Oeste, entre Camaragibe e Recife com 12 km de extensão, teve como menor proposta de preço, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, a empresa Rodoviária Metropolitana.

Dentro de 15 dias haverá análise das propostas técnicas e no dia 13 de agosto ocorrerá a classificação provisória e a abertura da habilitação propriamente dita.

Os outros cinco lotes devem ser licitados em uma segunda etapa, prevista para o dia 30 de agosto deste ano, sendo eles o corredor da José Rufino e Abdias de Carvalho; Mascarenhas de Moraes; Rosa e Silva, Rui Barbosa e Avenida Norte; Beberibe e Presidente Kennedy; Domingos Ferreira e BR-101 Cabo/Ipojuca. Segundo o governo, o custo estimado para a prestação de serviço nos sete lotes é de R$ 15 bilhões, sendo que os dois primeiros têm uma previsão de R$ 4,5 bilhões ao ano.

A licitação passou por mudanças também em seu modelo, que passa a se basear apenas na menor remuneração, seguindo sugestão do Tribunal de Contas do Estado (TCE), embora sejam exigidos a comprovação de capacidade técnica operacional das empresas. Os vencedores do edital terão direito de exploração de 15 anos, renováveis por mais cinco.

Os requisitos e indicadores de qualidade foram mantidos no novo edital, que coloca a idade média máxima da frota em três anos e meio para ônibus convencionais e oito anos para os articulados e TROs, sendo que cada veículo convencional só poderá rodar por até sete anos, enquanto os articulados, por dez anos.

O processo licitatório exige ainda que as linhas de TRO atuem com ar-condicionado até junho de 2014 e que as linhas ‘troncais’ contem com o equipamento até junho de 2015. O Grande Recife Consórcio de Transporte ainda estuda como estender para o resto da frota o benefício. O edital pode ser conferido na página do Grande Recife.

Sistema de monitoramento
O Grande Recife abriu também licitação para o Sistema Inteligente de Monitoramento da Operação (Simop), publicado no Diário Oficial no dia 14 de junho. Estimado em R$ 53,7 milhões, o processo deve ser concluído até agosto.

A licitação prevê a implantação de computadores de bordo em toda a frota do Sistema, a fim de otimizar a gestão e conseguir passar à população uma previsão real dos horários dos ônibus. As informações do processo também podem ser consultadas na página do Grande Recife

7 Replies to “Conheça as empresas que apresentaram menor preço para a licitação dos corredores de BRT no Recife”

  1. Eu gostaria de saber se alguém teria duvida que as empresas seriam estas (Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur.) nem uma outra na região metropolitana iria conseguir ir para zona norte mesmo que seja a empresa mais rica e que tenha condições de derrubar os preços destas ai que estão pois isso ta nacara que e monopólio manobra para ficar do mesmo jeito que esta.

  2. Agentes de mudança

    Um lado bom dos “protestos” realizados pela população, pode ser o que chamam atualmente de “trazer a discussão”.
    O passageiro é quem paga o custo dos sistema de transporte do seu município.
    Poucos sabem quem arca com o custo das diversas gratuidades, mas isso deveria algo transparente a população.
    Não é claro ao pagante o custo da máquina estatal embutido na tarifa que é repassado ao sistema, bem como, o das gratuidades..
    Mereceria destaque no orçamento e nos planos diretores dos municípios quanto pretendem investir e que melhorias deverão ser implementadas no sistema de transporte público.
    O direito de ir e vir vem evoluindo em sintonia com os avanços tecnológicos e os anseios da população. A função estatal deveria incluir o custeio (em parte, ao menos) da infra estritura necessária a realização desse serviço.
    As referência mundiais em transporte público nos ensinam que, são imprescindíveis subsídios para tornar o sistema eficiente e atrativo.
    Lembro da máxima: não tem cafezinho de graça…

  3. Cadê a lista completa das concorrentes que participaram dos lotes????? Estranho ninguém divulgar…………

  4. Ilustre Tânia, você sabe o que aconteceu para o edital dos demais lotes da licitação não ter sido lançado? Desde o dia 30/8/2013 que deveria ter saído.

  5. A PCR QUER PROIBIR AS CARROÇAS COM CAVALOS DE TRANSITAREM NO RECIFE, FICO FELIZ. OS NOSSOS ÔNIBUS URBANOS SÃO CARROÇAS SEM CAVALO.

    QUER TER AR-CONDICIONADO NOS ÔNIBUS A PARTIR DE HOJE.

    SIMPLES: CONCORRÊNCIA COLOCA VANS NAS LINHAS. ISTO JÁ FUNCIONOU.

    GENTE SE LIGA. DO VENDEDOR DE AMENDOIM AS EMPRESAS DE AVIAÇÃO, TEM CONCORRÊNCIA. POR QUE NÃO ARREBENTAR ESTE TRUSTE DOS EMPRESÁRIOS E POLÍTICOS, DONOS DE EMPRESA DE ÔNIBUS DO MEU GRANDE RECIFE.

    PEQUENO EXEMPLO: Experimentar deixar colocar seis ônibus de turismo todo equipado, cobrando o dobro da passagem convencional. Só que. Com linhas diretas. Com um detalhe: três empresas, cada uma com 2 ônibus. Nos veremos que o cartel vai ruir. Iremos descobrir que, o que é bom para a mobilidade, talvez não o seja para os vampiros.
    Com certeza, de 300 pessoas que estão dentro destes ônibus, no mínimo, 30 carros a menos nas ruas. ESTOU CERTO OU ESTOU ERRADO?
    SENHORES COMANDANTES DE MOBILIDADE, DOS TRANSPORTES DE PERNAMBUCO.
    Pergunta que não quer calar. Quantos destes organizadores de mobilidade urbana que trata do transporte publico do recife já andaram de ônibus coletivo ?.

    Essa minha opinião é uma gota d´água no oceano para resolver a questão de mobilidade urbana de qualquer adensamento, mas com certeza um passo a frente, diante do que vemos no dia a dia. Descaso político e muito amadorismo dos órgãos competentes, levando a enervar mais e mais o tão sofrido povo que depende disso aí.

    Recentemente Olinda mostrou o amadorismo a toda prova, a Presidente Kenned , uma vergonha. Simples de reouver: Só basta retirar os divisores de faixa que arrebentar pneus e suspensão dos veículos, e obrigar sim os ônibus a andar em sua faixa de rolamento, e o resto dos veículos usarem a vontade toda a pista. Visto que há erro estrutural ao colocar as paradas no centro da pista, devido ao estreitamento da via. ponto final.