Relógio no lugar do cartão VEM

Relógio Vem - Foto - Tânia Passos/DP.D.A. Press

O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), o tradicional cartão magnético de recarga do transporte público da Região Metropolitana do Recife, seja no modelo trabalhador, estudante, comum, infantil ou especial,poderá ser substituído por um relógio. Isso mesmo. A rede Ponto Certo pretende oferecer o produto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE). O chip que fica localizado dentro do cartão poderá ser inserido no relógio.

Relógio Vem - Tânia Passos DP.D.A.Press

A tecnologia já existe há oito anos e está sendo trazida para o Brasil pela Rede Ponto Certo. A estimativa é que até setembro cerca de 180 unidades sejam trazidas para o Recife para medir o interesse do mercado local. “A pessoa pode fazer a opção de não mais carregar o cartão magnético e utilizar o relógio. Será uma opção, ficará a critério do consumidor”, detalhou Eduardo Muniz, diretor geral da Ponto Certo.

O relógio no modelo watch2pay ainda não tem preço definido. Hoje, o cartão do Vem sai por R$ 2,00. O  relógio ainda não está disponível para comercialização em nenhuma região. Ele está  em teste somente no  Recife e em Ribeirão. Em São Paulo e Rio de Janeiro ele não está nem disponível e nem em teste.

19 Replies to “Relógio no lugar do cartão VEM”

  1. RELÓGIO É PRA QUEM ANDA DE CARRO PARTICULAR, VAI SER CHAMARIZ DE LADRÃO.

  2. Achei fantástica essa nova maneira de utilizar o VEM.
    Se não for caro irei comprar um Relógio desse.
    Gosto muito andar de Onibus.

  3. Uma ótima opção para os ladrões,roube um relógio e ganhe um Vem trabalhador.

  4. Vários bairros estão sem ponto de recarga da rede PONTO CERTO. Região de Campo Grande, Encruzilhada, Espinheiro, Torreão obriga os estudantes a caminhar até Santo Amaro para recarregar o cartão.

    Os últimos representantes da região disseram não compensar, o sistema de negócio da PONTO CERTO é ruim e arriscado.

    MUITO pior é ir até a conde da boa vista SÓ pra recarregar.

    A recarga online é o sistema mais ineficiente que já vi. Demora até cinco dias pra o onibus reconhecer e ainda tem que pagar o boleto pessoalmente, não é totalmente online.

    Antes de pensarem num relógio chama-ladrão resolvam essa recarga, pfv

    • Essa tecnologia deveria acontecer associada a maior possibilidades de lugares para recarregar o VEM. Acho um absurdo que não possamos carregar o VEM nas estações de metrô, por exemplo. Ter que ir até a Conde da Boa Vista para carregar é dificultante para quem mora como eu em Aldeia.

    • Concordo totalmente! Ter mais locais representaria mais mobilidade do que ter o reloógio1

  5. MAIS UM ABSURDO. VALE LEMBRAR QUE MAIS UM MOTIVO PARA BOTAR A MÃO NO BOLSO DO TRABALHADOR. NÓS QUEREMOS É MELHORIA NO TRANSPORTE PÚBLICO. QUE É DE PÉSSIMA QUALIDADE. FALTA DE SEGURANÇA. VAI ANDAR DE RELOGIO NOS ONIBUS PARA VER SE NÃO É ASSALTADO. MANDA OS FILHOS DESTES POLITICOS QUE SÓ FAZ PARA O BEM PROPRIO, MANDA ESTES POLITICO ANDAR DE ONIBUS. ESSAS TECNOLOGIA, O POVO NÃO ESTÁ INTERESSADO.ACORDA BRASIL.

  6. Os aparelhos dos ônibus deviam reconhecer celulares com NFC, isso sim!!!, e deveria ser colocados postos de Auto-Atendimento nos Shopping Centers e todas as lotéricas deveriam fazer recarga de vem na HORA!!

  7. aqui em abreu e lima temos onde caregar mais te um horario precisamos de um local que atenda os estudantes em qualquer horario porque vocês não coloca nas integração de macaxeira, paulista, pe15, barro, igarassu, assim os estudantes faz a recarga se pobrema e tem os quiosqui

  8. Acho a ideia válida. Os comentários que expressão indignação e sarcasmo também são bastante válidos. Vi algumas pessoas reclamando da ineficiência das recargas, o que é uma realidade. Porém vamos atenuar a situação

    1. Antes mesmo do “novo VEM” ser estruturado na Av. Cnd. da Boa Vista, a recarga também era presencial e em outro lugar, próximo à rua Imperatriz, ou seja, a mesma logística. Não podemos negar que quem vai ao VEM na Boa Vista vê que está bem mais prático de recarregar o cartão, visto que os pontos de autoatendimento tiraram uma grande demanda das filas que antes eram intermináveis e desconfortáveis.

    2. Recarregar pela internet realmente não é uma boa opção. Demora muito, além de demandar mais tempo para que a recarga realmente seja concluída. Este sistema precisa ser revisto.

    3. A ideia do relógio é maravilhosa, na minha opinião é claro. Acho que é mais seguro, além de proporcionar uma outra utilidade, além o de passe nos ônibus. Lembremos que existem pessoas que perdem cartão facilmente e até mesmo passam por problemas na hora de usá-lo por danos. Não sejamos arrogantes e julgadores. Dizer que o relógio é inseguro e que atrai ladrões… acho que não é um bom argumento, até porque, o ladrão estaria interessado em um relógio mais atraente e caro (comercialmente) do que um possível relógio-vem.

    Essa é minha opinião e meu modo de ver esta reportagem. Não significa que é a de alguém. Vivemos em uma democracia, logo, há diversidade de opiniões.

  9. Ótima ideia para presentear os assaltantes que quando levarem o relogios vão ganhar 2 presentes em 1 só.Palhaçada deveriam é investir em melhorias no transporte público.

  10. e um aotimaideia pois vai facilitar o tempo de cada um de diminuir as fila s que sao constantes e enorme.