Chuva x mobilidade

Estação Camaragibe - Foto Anderson Alexandre/Divulgação
Não precisaria ser, mas a chuva é, sem dúvida, um obstáculo à mobilidade que não pode ser ignorado. E se falarmos na Copa do Mundo, o cenário que se desenha é preocupante. Há dois anos, já chamávamos atenção de que o evento esportivo irá coincidir com o período chuvoso. O plano diretor de drenagem do Recife nunca saiu do papel. E qualquer chuva trava a cidade. A chuva de hoje, não foi qualquer uma e os estragos podem ser vistos em todos os pontos da cidade.

As redes sociais transmitem em tempo real o que acontece nas ruas, nos prédios e até nas estações do Sistema Estrutural Integrado (SEI). Na foto, divulgada pelo internauta Anderson Alexandre, a estação Joana Bezerra ficou com água até o joelho.

Faltando apenas um ano para concluir obras de mobilidade e minimizar problemas de drenagem do Recife e Região Metropoltana, já é possível saber quais as cenas que serão protagonizadas novamente. E mesmo com o fim da Copa, essas cenas vão tornar a se repetir por muito tempo ainda. Pelo menos até que o poder público decida resolver os pontos de alagamentos que todo mundo já sabe onde fica.

5 Replies to “Chuva x mobilidade”

  1. E dá-lhe “novo recife”, essa bobagem de apenas construir prédios e mais prédios, no espaço já exíguo dessa miserável cidade, de diminuir cada vez mais áreas de absorção das águas para se erigir arquiteturas de gosto duvidoso, que no verão contribuem no aumento em em 10 impressionantes graus, a temperatura média dessa pobre cidade, e no inverno, transforma suas patéticas e estreitas ruas em rios caudalosos. Pobre Recife!

  2. e não é só cobrar das autoridades,imprensa e população tambem precisam ajudar.mas,são os primeiros a fugir da raia!

  3. Olá Tânia Passos, no dia 07 de maio de 2012 comentei no seu blog postado na mesma data por título: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE MOBILIDADE. Portanto alertei a mais de 01 ano que deveriam ser feitas obras urgentemente no sistema de drenagem e esgotamento sanitário da nossa cidade. Onde destaquei na íntegra: ” LEMBRO QUE A COPA DO MUNDO ACONTECE NO INVERNO, ESPERAMOS QUE ALGO SEJA FEITO LOGO PARA QUE O INVERNO NÃO SE TRANSFORME NUM INFERNO DE TRÂNSITO.” Porém, o Sr. Raimundo por discordar sempre dos nossos comentários achou que era desnecessário, fez um comentário infeliz no dia 08 de maio do mesmo ano no título a que me refiro, prestando um desserviço a nossa população.

    • Manoel,

      Concordo que a questão da drenagem é fundamental para a melhoria da mobilidade. Isso é fato. Não sei a qual comentário o senhor se refere do Sr. Raimundo, mas digo que ele tem feito importantes contribuições ao blog. E não vi nenhum comentário do mesmo sendo contrário à necessidade de melhoria da drenagem. Em todo caso, o blog serve como fórum de discussão de ideias para todos, mesmo que os pensamentos sejam contrários.

  4. Olá Tânia,
    É só você lê o comentário feito por ele no dia 08 de maio de 2012 de título: Audiência Pública Discute Mobilidade,. O Sr. Raimundo diz que os turistas não sofrerão com possíveis alagamentos. Por fim ele prefere contar com a sorte, prevendo que teremos um inverno brando em 2014 e portanto não teremos alagamentos, leia o que ele escreveu até o final. Tânia, não é mais fácil, lógico, racional e coerente se investir urgentemente em obras no sistema de drenagem e esgotamento sanitário na nossa querida cidade do que ficar torcendo que chova pouco no inverno para que as nossas ruas e avenidas não alaguem?