O nó da Presidente Kennedy

 

Avenida Presidente Kennedy - Olinda - Fotos Annaclarice Almeida e Arthur de Souza DP/D.A.Press

Por

Tânia Passos

A Avenida Presidente Kennedy, em Olinda, um dos 12 corredores radiais do Sistema Estrutural Integrado (SEI), pretende priorizar o transporte público com a implantação de um corredor exclusivo de ônibus. O projeto que custou R$ 8,8 milhões com recursos do programa Prometropole e teve as obras concluídas desde março de 2012 ainda não emplacou. O princípio do desenho da Kennedy segue a mesma lógica do modelo implantado na Avenida Conde da Boa Vista, no Recife, com paradas de embarque e desembarque no canteiro central. A Conde da Boa Vista até hoje não é unanimidade e a Kennedy muito menos.

Os desafios, em Olinda, no entanto, são bem maiores. Além de ter uma faixa a menos, há um total desmando no controle urbano e no tráfego. Ambulantes, carroceiros e motoristas ainda fazem o que querem na Kennedy. Não por acaso, a inauguração do Terminal de Xambá, responsável pela operação das linhas que irão trafegar pelo corredor, já foi adiada duas vezes em menos de 15 dias. Está marcada agora para quinta-feira.

Desatar o nó nesse emaranhado urbano é o desafio da Prefeitura de Olinda. Mas o cenário não é dos melhores. Ontem, a equipe do Diario percorreu os quatro quilômetros da via. Algumas placas de sinalização de proibido estacionar foram fixadas em vários pontos da avenida, mas ainda sem resultado. Os estacionamentos irregulares na faixa destinada aos carros ocorrem em praticamente todos os pontos do comércio local, principalmente nas imediações dos cinco supermercados instalados na via. Não há estacionamento próprio para os clientes e tampouco espaço para as operações de carga e descarga. A calçada e a rua acabam sendo extensões quase naturais. “Nosso trabalho será justamente o de evitar a ocupação das calçadas e não permitir também que os ambulantes e carroceiros obstruam as vias locais”, revelou o secretário de Controle Urbano, Estevão Brito.

 (ARTHUR DE SOUZA/ESP.DP/D.A PRESS)

Já a Secretaria de Transportes de Olinda promete ampliar a sinalização horizontal e vertical nos dois sentidos, eliminar os giros à esquerda no canteiro central, implantar um novo sistema semafórico e intensificar a fiscalização. “Nós vamos ter cerca de 30 agentes de trânsito, a partir da inauguração do terminal, orientando os motoristas. Tanto em pontos fixos como móveis”, explicou a secretária executiva de Transportes, Regilma Souza. Ainda segundo ela, um decreto municipal disciplinando as operações de carga e descarga será publicado nos próximos dias.

6 Replies to “O nó da Presidente Kennedy”

  1. Juntando algumas informações, percebo quanto é questionável esse corredor:
    – pelas fotos é percebido que algumas calçadas foram encurtadas a ponto certos locais onde há rampas para cadeirantes deixarem um espaço muito apertado para duas pessoas transitarem lado a lado;
    – há curvas acentuadas que se tornam um problema caso veículos longos transitem na via;
    – a área destinada aos ônibus é boa, contudo se não tiver fiscalização, irão invadir o espaço dos coletivos como se vê em outros corredores;
    – em edital o TI Xambá terá linha BRT para o TI Joana, mas se há incompatibilidade dos veículo BRT com o modelo da Kennedy, em outras palavras o BRT deve atuar de forma expressa na Kennedy;
    – o espaço para ônibus dará garantias para o BRT transitar de forma mais rápida, contudo é de se pensar um corredor BRS ser melhor aproveitado visto que vias maiores que a Kennedy irão adotar BRS quando algumas permitem corredores BRT.

  2. O TI não contará com a linha TI Xambá/TI Macaxeira devido o TI Macaxeira não ter mais espaço para receber novas linhas e o próprio TI Xambá já estar sobrecarregado, pois haverá embarques com mais de uma linha, um erro que vem tomando conta dos TIs SEI e bagunçando ainda mais a hora de embarcar nos ônibus.

  3. A L G U M A S S U G E S T Õ E S R E T I R A D A S D E F Ó R U N S

    Linha TI XAMBÁ/CDU/DOIS IRMÃOS até o novo TI Macaxeira ser entregue

    Todas as linhas do TI XAMBÁ operadas por ônibus. Nenhuma ser operada pelos micros.

    Linha 870 TI XAMBÁ/AFOGADOS com viagens Via Parte da Perimetral III (Praça da Torre, Hospital Getúlio Vargas, Avenida Gal San Martim e Rua 21 de Abril) e futuramente mudança para TI XAMBÁ/TI PERIMETRAL III.

    • O trecho da Perimetral III que pega toda a General San Martin até a Torre, curiosamente, é o único trecho que não foi contemplado com linha (as) do SEI. A Perimetral III só tem linhas do SEI no trecho Avenida Recife, que são as linhas TI TIP/TI Aeroporto e TI Tancredo Neves/ TI Macaxeira.

  4. Querem resolver esses problemas,pelo menos em parte!!! Coloquem câmeras em todo o trecho da via,não câmeras comuns,e sim aquelas que multam…. Só assim os motoristas que cometem infrações de transito pensaria 10 vezes antes de comete-las. Só isso,resolveria a questão dos estacionamentos irregulares e carga-descarga irregular,agora a questão dos ambulantes,só fiscalização rígida mesmo,e ter peito pra faze-la… Pelo menos à questão dos veículos que cometem infrações seriam resolvidas!!!

  5. T.I Xambá só tem até agora ligação com o T.I Joana Bezerra, não tem linha para Macaxeira, não tem linha para os terminais da PE-15 ou Pelópidas, Faltam articulados nas linhas para Cruz Cabugá e Príncipe, os microônibus não tem dado conta das linhas que foram escalados, as linhas alimentadoras de Caixa Dágua, Santa Casa e A´guas Compridas estão superlotadas.