Ônibus convencionais sairão da Conde da Boa Vista para dar lugar ao BRT

Avenida Conde da Boa Vista Foto - Ricardo Fernandes DP/D.A.Press

Por

Tânia Passos

A Avenida Conde da Boa Vista, principal artéria de acesso ao Centro do Recife, terá seu formato modificado, com um novo conceito de uso. Sairão os ônibus convencionais para dar lugar ao sistema BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus) do corredor Leste/Oeste. As mudanças, que incluem intervenções urbanísticas para trazer de volta a importância da via, ocorrerão cinco anos depois que a avenida passou por uma reforma que custou R$ 14 milhões, com a proposta de fazer parte do Leste/Oeste. A modificação é voltada a adequar a via ao modelo do corredor projetado pelo governo do estado, que vai até o Derby e deve ficar pronto em março de 2014.

Atualmente, 54 linhas circulam pela avenida. com um total de 537 ônibus. Com a implantação do BRT, serão 16 linhas e 160 ônibus. As outras 38 linhas e seus 377 ônibus terão que ser deslocados para vias paralelas à avenida. De acordo com o secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, ruas como Mário Melo, Palmares, Visconde de Suassuna, Príncipe, Manoel Borba e Barão de São Borja passarão por adequações para receber os ônibus convencionais que precisam chegar ao Centro.

O plano da prefeitura só deverá ficar pronto até o fim do ano, mas segundo o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, isso não atrapalhará as obras das estações do BRT na Avenida Conde da Boa Vista. Ainda de acordo com Braga, as ruas transversais também serão modificadas. “A proposta é devolver o glamour da avenida, com a reurbanização dela e das vias do entorno. Em alguns trechos haverá necessidade de desapropriação para facilitar a circulação dos ônibus”.

Estação do BRT Avenida Conde da Boa Vista - Secretaria de Mobilidade do Recife/Divulgação
A proposta de um novo conceito para a Conde da Boa Vista já foi apresentada ao Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, responsável pela gerência do transporte público. Segundo o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes, o conceito do município de privilegiar o BRT é interessante. “Por enquanto é um conceito. Somente com os estudos teremos condições de saber o tratamento para as demais linhas”, ressaltou.

Segundo Nélson, como o projeto do município só será entregue no fim do ano, as paradas de ônibus atuais vão passar por uma adequação provisória. “A ideia é fechar algumas paradas para instalar catracas para o pagamento antecipado com os ônibus com portas também do lado direito. As estações definitivas só serão feitas com a conclusão do projeto do município”.

Para o especialista em mobilidade César Cavalcanti a priorização da avenida para o BRT é importante. “A Conde da Boa Vista não tem mais como exercer o seu papel de eixo de transporte e ao mesmo tempo proporcionar as condições de bem-estar para o comércio e quem frequenta a via”, afirmou. Outro especialista que preferiu não se identificar diz que será complicado adequar as demais linhas para as vias paralelas, principalmente para quem tem como destino a Conde da Boa Vista.

Saiba Mais

A trajetória da Conde da Boa Vista

Em 1840, o governador Francisco do Rego Barros, o conde da
Boa Vista, executou o aterramento do que chamou Caminho Novo, que ligaria o Centro do Recife ao então bairro de Camaragibe

Em 1870, com a morte de Rego Barros, o nome da via foi alterado para Rua Conde da Boa Vista, em homenagem ao ex-governador

Com seu alargamento em 1956, na administração de Pelópidas da Silveira, a rua passou à categoria de avenida, chamando-se, então, Avenida Conde da Boa Vista
Entre 2007 e 2008, a avenida sofreu modificações no seu corredor viário, passando a fazer parte do chamado Corredor Leste-Oeste, um corredor exclusivo de ônibus, juntamente com a Avenida Caxangá e a Rua Benfica

A Conde da Boa Vista passou por ampla e polêmica reforma, sendo reinaugurada em abril de 2008, na gestão do ex-prefeito João Paulo (PT). Com o propósito de priorizar
o transporte coletivo, ganhou paradas de ônibus no meio da via e tirou espaço de carros
de passeio

A atual proposta da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano
é deixar a avenida exclusivamente para o BRT do corredor Leste/Oeste nas duas faixas destinadas aos ônibus. As demais linhas seguirão por vias paralelas. Os carros vão permanecer com uma faixa por sentido

Perfil da Avenida
Conde da Boa Vista

Hoje

54 linhas de ônibus circulam pela via

537 ônibus passam pela avenida

6 paradas

Com BRT

16 linhas

160 ônibus

3 paradas

2008 – o início do corredor Leste/Oeste

6 paradas centralizadas

R$ 14 milhões foi o custo da implantação do atual traçado

Antes da mudança em 2008

9,7 mil veículos

400 mil pessoas

Fonte: Grande Recife e Prefeitura do Recife

28 Replies to “Ônibus convencionais sairão da Conde da Boa Vista para dar lugar ao BRT”

  1. E quem não vem da Caxangá vai ficar descendo e subindo dos ônibus? A gente não tem mais o que fazer, não? E as pessoas com problemas como artrose, para as quais essas subidas e descidas são dolorosas, vão fazer o quê? Aguentar mais dores? Ficar mais doentes?
    Mobilidade deve ser para além dos ônibus. Lembremo-nos das pessoas que não podem ficar fazendo esse tipo de subida e descida. E como elas não andam de cadeira de rodas, nem são deficientes físicos, fica parecendo que estão de “preguiça” ou de “frescura”.
    Inclusão para quê? Quem precisa? Não quem projetou, nem quem assinou isso e os TIs.

    • Não há degraus para entrar ou sair dos BRT´s.
      As estações são projetadas de forma que a porta abre na mesma altura do piso do ônibus, (como o metrô) facilitando muito o acesso para pessoas com dificuldade de locomoção ou cadeirantes.
      O acesso às estações do BRT´s serão por rampas de pequena inclinação, de bem fácil acesso também.

      • Então quer dizer que vamos agora ficar enfurnados dentro de cabines com vidros que serão alvos de depredadores
        como alguns de torcidas organizadas e assaltantes incluidos no meio da multidão que mal dará para caber lá ?

  2. e o espaço para as bicicletas? uma nova reforma e nenhum sinal de melhoramento, em sentido algum

  3. Depois de 5 anos na reforma da Avenida Conde da Boa Vista, onde foi gasto 14 milhoes, novamente os politicos estaram sastifazendo a vossas vontades e a populçação ver o seu dinheiro de contribuinte sair pelos bolsos a fora. Infelizmente no Brasil é assim SÃO MUITOS PRA POUCOS E OUTROS POUCOS COM MINIMOS OU NADA .

  4. Ônibus convencionais sairão da Conde da Boa Vista para dar lugar ao BRT
    Postado em: agosto 20, 2013

  5. A Conde não deveria fazer parte do Corredor Leste/Oeste e sim ser chamada corredor BRT central junto com a Agamenon,Guararapes e Cabugá. Pela conde, por exemplo, passará BRTs vindo tanto no Leste/Oeste como do Norte/Sul. Então, Corredor Leste/Oeste seria de Camaragibe até a Praça do Derby, Norte/Sul de Igarassu até o complexo de salgadinho e os ramais centrais Agamenon, Cabugá, Conde (Boa Vista) e Guararapes.

  6. Se a bicicleta não for incluída nesse projeto, será mais uma reforma autoritária e medíocre.

  7. Realmente, não teria sentido reformar todo o corredor leste/oeste e não mexer na Av. Conde da Boa Vista, posto que se trata de uma via extremamente importante. Resta pouco tempo, infelizmente, mas quando se quer fazer alguma coisa nada é impossível. Esse é o momento certo de verdadeiramente revitalizar a referida avenida de uma vez por toda, já que no passado deixaram a desejar. Agora podem fazer o que não fizeram no passado, ou seja, além das modernas paradas para os ônibus poderão dar um visual moderno a Av. Conde da Boa Vista, retirando toda fiação dos postes e definitivamente embutindo através de canos subterrâneos. Dessa forma, sim, iremos contemplar uma verdadeira revitalização no centro de Recife, o qual, diga-se de passagem, carece já há algum tempo.

  8. acredito que o fluxo atualmente na conde da boa vista ele flui muito bem, a questão pra mim é nada mais nada menos do que a quantidade de ônibus que as empresas disponibilizam para os usuários, finalizando acredito eu que não precisaria gastar mais uns milhões de reais para mexer no que está quieto, poderia ser estutada outras formas, como por exemplo o comércio que toma as calçadas e esquecem dos pedestres… ou até mesmo a tarifa que hoje é alta pra quantidade de ônibus que temos nas ruas , a linha que eu costumo pegar é a vila dos carneiros, em horario de pico nossa fica até impossivel acreditar que a quantidade de pessoas que ficam esperando nas paradas de onibus vão caber dentro dele.

  9. TÁ TUDO BEM, O QUE NÃO PRESTA É AQUELA INTEGRAÇÃO QUE MONTARAM EM OLINDA. TI XAMBÁ, A POPULAÇÃO TEM QUE PROTESTAR PARA TIRAR AQUELE LIXO DALÍ.
    XAMBÁ TRANSTORNO EM TODOS OS SENTIDOS.

  10. Prezada Tania Passos, antes de opinar sobre a matéria gostaria de fazer um pequeno parênteses, creio que o governo municipal deveria aproveitar essa repaginada da Conde da Boa Vista e mudar o nome dessa importante avenida. Creio que uma das mais importantes figuras que já pisou no solo pernambucano e que contribuiu e ainda contribui para a boa imagem desse estado é/foi vergonhosamente esquecido que é Maurício de Nassau. Nassau é muito mais conhecido no Brasil do que esse tal Conde Da Boa Vista, aliás, mesmo no próprio Recife tenho certeza que são muito poucos quem sabe quem foi o Conde da Boa Vista, já Nassau até pessoas das mais simples e incultas ao menos já ouviu falar nesse nome. Curiosamente esse personagem tão relevante para cidade nunca teve nenhuma obra pública que estampasse seu nome. Lembro que isso ajudaria na imagem da cidade, ajudando a reconhecer e fazer lembrar do Período que até hoje rende uma boa imagem ao estado que foi o Período Holandês. Por que não, então, chamar esse “nova” Conde da Boa Vista de “AVENIDA CONDE MAURÍCIO DE NASSAU”???
    Fechando o parênteses, pergunto, será que não seria melhor que a Cde da Boa Vista ficasse com mão única??e o retorno ficasse nas paralelas???Acho a Conde da Boa Vista muito estreita para ter 4 faixas. Ainda mais quando se coloca ônibus lado a lado. Acho que se fosse mão única, poderia-se deixar apenas com 3 faixas, poderia-se alargar as calçadas, permitindo-se caminhar melhor pela avenida, e o mais importante, permitindo que pessoas com qualquer deficiência ou dificuldade de mobilidade pudessem caminhar com mais facilidade e segurança. Lógico que reduzindo a 3 faixas inviabilizaria o BRT, mas e se trocasse por VLT? Do jeito que está o projeto será que continuará o ridículo corredor único para automóveis??Isso é inviável!!!Será que não seria melhor trocar esse BRT por VLT???Penso que os bondes são mais modernos e confortáveis. Da forma como está as figuras nessa reportagem, parece que haverá muitas árvores em toda avenida, e árvores de grande porte, é isso mesmo??? E, finalmente, será que irão aproveitar a oportunidade para embutir os fios horrendos que estão perigosamente pendurados por toda aquela via??

    • Na altura do campeonato, é impossível mudar o modal de BRT para VLT, pois as estações já estão em construção. Concordo com você. O BRT necessitará de adequação em 10, 20 anos, quando já estará saturado. O VLT transporta muito mais gente, podendo continuar como está por até 30, 40, anos, bastando acrescentar mais trens ao corredor. As coisas em Recife são feitas para durar só quatro anos, quando teremos eleições.

  11. Pingback: Ônibus convencionais sairão da Conde da Boa Vista para dar lugar ao BRT | Blog do Flávio Chaves

  12. Ônibus convencionais sairão da Conde da Boa Vista para dar lugar ao BRT
    Postado em: agosto 20, 2013
    08:16 manhã

  13. Gostaria de saber se esse privilégio será apenas para algumas linhas e pessoas deixando o restante a andar em sucatas sem conforto algum? Digo isso porque existe a questão daqueles que não podem subir e descer nesses ônibus convencionais por conta da altura prejudicando principalmente idosos. Quero saber se esse tal conceito de mudança irá beneficiar as chamadas “linhas convencionais” com veículos PISO BAIXO como existe em São Paulo. Todo conceito de transporte do Recife se for para mudar que seja num todo e não para alguns já que outros bairros linhas continuaram do mesmo jeito ou seja, é esconder a sujeira debaixo do tapete e mostrar de forma maquiada aquilo que não existe para os que vêm de fora. Quero só saber se o secretário de mobilidade está enxergando isso.

  14. pelo amor de deus por que gastar tanto dinheiro com coisas que já etão funcionando,…. donde saiu essa ideia de deixar apenas 3 paradas estão loucos????????vcs andam de carro e não sabemm como é usar o transporte publico nessa cidade…olhem para os morros direcionem dinheiro para as encostas, como que se gasta dinheiro çpra levar passistas de frevo pra salvador, quem se importa? tem gente sofrendo, qdo sai de casa e deixa a familia em risco….gente que sofre que antes só pegava um onibus agora tem que espremer pra chegar até um destes treminais de merda!!!venham vcs participar como é bom o calor humano dentro desses veiculos …ahhhhh falem sério…trabalhem sério.!!!!!!!!

  15. kkkkkkkkkkkkkk vendo essa figura eu me estouro de rir, parece até que vai ficar desse jeito mesmo, eles devem ter criado a imagem de um domingo só pode. Quero ver quem não vem da Caxangá como foi ficar?? ter que ficar pulando de galho em galho?? já saio do Curado tendo que descer no TI TIP e agora vou ter que descer em outro terminal p poder ir ao centro??? aí é querer tirar com a minha cara.

    • Acredito que reclassifiquem sua linha TI TIP/Conde da Boa Vista para o tipo BRT2, com portas nos dois lados do veículo. Pode ser também que ela tenha o itinerário transferido para Rua do Príncipe voltando pela Rua Manoel Borba, vias paralelas à Conde da Boa Vista.

  16. Esperamos que esta segunda obra deixe a Avenida Cde da Boa Vista mais moderna e bonita. As poucas linhas que sobreviverão tem condições de ser transferidas no trajeto subúrbio/cidade pela Rua do Príncipe e no trajeto cidade/subúrbio pela Rua Manoel Borba e Rua Dom Bosco, pela Rua Visconde de Suassuna ou pela Rua Dos Coelhos. Resta torcer para que o projeto seja adiantado e aprovado.

  17. Isso é tudo frescura mesmo. Se não disciplinar o transito no local, a coisa não funciona. Aonde estão os “engenheiros de transporte” desta cidade?

  18. Isso é ridículos gastos e mais gastos com o dinheiro publico e não melhora em nada a vida de quem paga os impostos para estes brincarem de botar pedra e tirar pedra, será que um dia vamos ter um pouco de respeito por parte destes que nunca pegaram um transporte coletivo, será que vamos ver o Senhor Prefeito pegando o ônibus hás 18:00 no terminal do BARRO ou Joana bezerra ou melhor será que um dia vamos ver o tão ator Governador fazendo o mesmo ou algum destes que ficam atrás de uma mesa fazendo projetos da NASA também utilizarem o transporte coletivo. É fácil brincar com a vida do trabalhador pois eles não tem como se defender a não ser ficar horas e horas no transito bem elaborado do Grande Recife cheio de buracos e ônibus sardinha . Vamos ter vergonha e sim fazer alguma coisa que preste para o povo pois o salário de vcs e o trabalhador que paga, não só o salário como também as mordomias. Transporte é para pegar na caxangar e saltar no centro do recife, pegar em Jaboatão e saltar no centro não a safadeza que fizeram pula aqui; salta ali., pula aqui, salta ali. E não chega a lugar nenhum. Isso sim é o estado governado com competência e o povo que se F!!!!!!!!!!! que estes que estão no poder nem quer saber.

  19. E a Avenida Cruz Cabugá?????, vcs não acham mais deficiente que a Conde da Boa Vista????, já tentaram chegar ao Centro do Recife no horário de pique em menos de uma (1) hora?? vai gastar mais Com a Conde da Boa Vista, podendo investir em outros lugares??? é revoltante issooooooooo

  20. Uma coisa é fato: A conde da boa vista não pode mais concentrar em si todas as linhas que têm como destino o centro. Já tava na hora mesmo de mudar isso. Essas paradas atuais são inseguras pois são estreitas e já pudemos ver alguns acidentes e também o transtorno para se pegar um ônibus em horários de pico.
    Quanto a devolver o glamour da avenida… bem.. É mais do que se botar um BRT e plantar umas árvorezinhas.. Retirar os camelôs, corrigir aquelas fiações horríveis com cara de gambiarra e obrigar (isso mesmo) os prédios a fazer uma maldita pintura em suas fachadas que desde quando me entendo por gente são aquela seboseira, pretos, nojentos. Falta tb uma mudança do próprio cidadão que trata a avenida como lixeiro, esse coisa de multa pra quem jogar lixo no chão deveria chegar aqui também, nossa população é muito mal educada.

  21. É um absurdo o que vão fazer com a populalção que mora no bairro do Engenho do Meio, com a futura implantação dos terminais o cidadão terá que passar por duas integrações para chegar no centro do Recife, o que não se justifica , pois o bairro fica a 15 minutos do centro do Recife indo de ônibus e com a implantação de dois terminais o tempo aumentará, isso é maltrato com a população . Outra coisa, os bairros como o de Jardim Paulista Baixo , no qual o tempo de desclocamento entre o municipio de paulista e Recife é de 40 minutos, a população passa apenas por uma integração , então o que se justifica no mesmo município a população do bairro do Engenho do Meio ser sacrificada se deslocando para o centro do Recife passando pelo o desconforto de desce 2 vezes do ônibus e em cada descida esperar sabe-se lá quanto tempo para pegar um ônibus

  22. É um absurdo o que vão fazer com a populalção que mora no bairro do Engenho do Meio, com a futura implantação dos terminais o cidadão terá que passar por duas integrações para chegar no centro do Recife, o que não se justifica , pois o bairro fica a 15 minutos do centro do Recife indo de ônibus e com a implantação de dois terminais o tempo aumentará, isso é maltrato com a população . Outra coisa, os bairros como o de Jardim Paulista Baixo , no qual o tempo de desclocamento entre o municipio de paulista e Recife é de 40 minutos, a população passa apenas por uma integração , então o que se justifica no mesmo município a população do bairro do Engenho do Meio ser sacrificada se deslocando para o centro do Recife passando pelo o desconforto de desce 2 vezes do ônibus e em cada descida esperar sabe-se lá quanto tempo para pegar um ônibus

  23. Como tudo nessa cidade é feito sem pensar no futuro, uma obra de reforma da Conde da Boa Vista feita há cinco anos terá que ser refeita novamente para adequar aos BRT’s, que daqui há 10, 20 aos terão que ser ampliados. Por que o poder público não fez opção pelo modal VLT’s, embora mais caro, mas com uma perspectiva de funcionar bem por até 30, 40 anos?

  24. Mais uma obra para sem beneficios, coitados dos idosos, agora eles tem que atravessar uma avenida de todo jeito, mais uma chance de ser atropelado, ficar espremido dentro destas caixas de vidro, quando vao fazer obras em que as ruas fiquem mais largas e possam dividir onibus, carros e pedestres. PE-15 (ridicula), Presidente Kennedy ( o que e isso),Av. Caxanga (so vai passar um carros por vez). Daqui a quatro anos vao mudar tudo de novo, para pior como sempre.