Recife: 500 anos e 100% de calçadas

Pedras mineiras no Recife - Foto - Bruna Monteiro Esp.DP/D.A Press

Meta
24 anos é o tempo que falta para chegarmos aos 500 anos do Recife. Em 2037, a expectativa é de termos todas as calçadas em condições de trafegabilidade.

Tamanho do desafio

5.000 km de vias ou

10 milhões de metros de calçadas na cidade (em números absolutos)

1.042.000 metros quadrados é o que cada gestão precisaria fazer por ano para construir em uma calçadasde 2,5 metros de largura

Custo do material da calçada tipo pedra mineira

R$ 120,00 é o custo médio de 1 metro quadrado de calçada tipo pedra mineira

R$ 125.040.000,00 é o que o município gastaria para construir 1.042.000 metros
quadrados com o melhor tipo de calçada em um ano

Representa

2,98% do orçamento anual da Prefeitura do Recife ( R$ 4,2 bilhões)
0,2% do Pib do Recife de 2010 ( R$ 61,443 bilhões)
86% do investimento da obra completa do Corredor Leste/Oeste
32,6% do invest imento total da Via Mangue (orçada em R$ 383,45 milhões)
23,5% do custo da Arena Pernambuco (orçada em R$ 532 milhões)

Custo do material da calçada tipo concreto

R$ 35,00 é o custo médio de 1 metro quadrado de calçada em concreto

R$ 36.470.000,00 é o que o município gastaria para fazer 1.042.000,00 metros
quadrados de calçadas de cimento concreto em um ano

Representa

0,87% do orçamento anual do Recife (R$ 4,2 bilhões)
0,06% do PIB de 2010 da Prefeitura do Recife
50 vezes menos do o custo da folha de pagamento da PCR
6 vezes mais do que o município gasta por ano na operação tapa-buraco
Os cálculos em números absolutos não levam em conta as calçadas existentes.
Os dados são feitos tendo como base 5 milhões de metros de ruas no Recife. O
que significa 10 milhões de metros de calçadas x 2,5 m de largura = 25km2.
Dividindo 25km2 em 24 anos = 1,042 km2 ou 1.042.000 metros quadrados de calçadas.

* Ao custo deve ser acrescido o valor da mão de obra. De acordo com a Secretaria de Serviços Públicos do Recife, o valor chega a dobrar.

Fonte: Base de dados da Secretaria de Mobilidade e cálculos do professor de
engenharia civil da UFPE, Maurício Pina

2 Replies to “Recife: 500 anos e 100% de calçadas”

  1. Gostaria de aproveitar esse artigo para contar minha experiêcia em andar a pé (estou me acostumando, a fim de evitar trânsito).
    Hoje sai de casa, na Rua Gomes de Matos Júnior em direção à casa da minha filha, na Barão de Itamaracá. É lamentável a situação das calçadas e o perigo que corremos ao tentar implementar tal costume, aqui, no Recife.
    No percurso, encontrei calçadas em condiições precárias : irregulares, sujas, árvores plantadam bem no meio da calçada e carros ali estacionados.
    Sei que a responsabilidade de manter as calçadas em ordem é do morador, mas em face dessa dificuldade que estamos enfrentando, em termos de transporte coletivo, será que a PCR, através da secretaria competente, não poderia implementar algum tipo de participação efetiva na melhoria das vias? fica, aqui, o meu registro.
    Finalizo que não é pelo desconforto, mas pelo perigo de acidentes (quedas) e/ou atropelamentos (muitas vezes tive que caminhar pela via destinada aos veículos, pois não tinha como chegar ao destino sem fazer malabarismos.
    Grata

    Silvana Gonçalves Ferreira
    (81) 95482321.

  2. As calçadas são de responsabilidade do morador, mas o que vejo na calçada da Av. Boa Viagem, que é usada para caminhada, são buracos imensos se a pessoa não ver e pisar ali com certeza quebra o pé. Eu fico olhando alguns idosos que tem condições (para piorar) super debilitada que precisam de cuidadores (que nem sempre são pessoas atentas) andando por ali, se eles sofrerem um acidente nossa acho que terminam seus dias em cima de uma cama. Não sei se esse tipo de calçada estaria no mesmo tipo tratado na matéria, mas vi aqui nesse blog um espaço para falar. Parabéns pelas matérias aqui tratadas!