Rede de viadutos do corredor Norte/Sul no Grande Recife está completa

 

Viaduto Ouro Preto Foto Anna clarice Almeida

O quinto e último viaduto construído para fazer parte do Corredor Norte/Sul foi entregue ontem. O elevado terá duas faixas para o BRT (transporte rápido por ônibus), com sentido duplo, e as outras duas para o tráfego misto. A liberação promete desafogar o tráfego na PE-15, pelo menos no sentido Recife/Igarassu. Já o trânsito contrário continuará pelas vias locais. Com 360 metros de extensão e 15 de largura, o viaduto de Ouro Preto, que foi batizado de senador Nilvado Rodrigues Machado, custou R$ 10 milhões.

Os dois primeiros elevados do corredor, no sentido Recife/Igarassu, são os elevados da Pan Nordestina, nas imediações do Complexo Salgadinho, inaugurados em 2011 pela Secretaria de Transportes. Há mais dois viadutos nos Bultrins, entregues em fevereiro deste ano. Em cada um deles, o uso do espaço para o ônibus do BRT será distinto. Nos viadutos do Complexo Salgadinho, que ainda não dispõem de faixa exclusiva para o ônibus, a previsão é de uma pista por sentido. Nos Bultrins, o viaduto Oeste será exclusivo para o BRT nos dois sentidos.

A obra completa do Norte/Sul está orçada em R$ 151 milhões e atenderá uma demanda de cerca de 300 mil passageiros, entre Recife, Olinda, Paulista, Igarassu e Abreu e Lima. O corredor terá 33 estações e quatro terminais de integração.

PE15 urbanização e ciclovias Foto Anna clarice Almeida
De acordo com secretário das Cidades, Danilo Cabral, o projeto do corredor Norte/Sul entra agora em uma nova fase. “Vamos executar agora a fase da urbanização das vias locais e nas áreas sob os viadutos que receberão tratamento urbanístico e equipamentos de lazer”, explicou. A urbanização também prevê a recuperação das calçadas ao longo da PE-15 e requalificação da ciclovia. “Também será construída uma passarela para os pedestres. As intervenções já começam no início de setembro. E Até janeiro do próximo ano, entregaremos os corredores e as demais intervenções para a urbanização”, destacou Danilo Cabral.

Saiba mais

Corredor Norte/Sul

33,2 km de extensão
33 estações de BRT
5 viadutos:
2 viadutos na Pan Nordestina (entregues em 2011 pelo DER)
2 viadutos nos Bultrins (entregues em fevereiro de 2013)
1 viaduto em Ouro Preto (entregue em agosto de 2013)
R$ 151 milhões é o custo do corredor (não inclui viadutos da Pan Nordestina)
4 terminais de integração:
Igarassu
Abreu e Lima
Pelópidas da Silveira
PE-15
300 mil passageiros é a estimativa da demanda diária
30 minutos será o tempo de redução de percurso no corredorpor sentido

Fonte: Secretarias das Cidades e de Transportes