VEM Livre Acesso vai substituir carteira de gratuidade nos ônibus da RMR

 

vem livre acesso Foto - Tania Passos DP/D.A.Press

Os usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife que têm direito a gratuidade pela carteira de Livre Acesso terão que fazer a troca do documento pelo VEM Livre Acesso. A medida deverá beneficiar cerca de 93 mil usuários. A ação que faz parte da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência está sendo realizada pela Superintendência Especial de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), o Grande Recife Consórcio de Transportes Metropolitano e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE).

A troca da antiga carteira pelo cartão do VEM deve ocorrer até o dia 31 de dezembro de 2013. A partir de janeiro de 2014, o acesso gratuito ao sistema de transporte só poderá ser feito com o VEM. Para evitar filas e garantir mais conforto aos usuários, a troca só será feita com um agendamento que pode ser pelo site www.vemlivreacesso.com.br ou pelo telefone 3125-7585. O atendimento será das 7h às 19h.

A mudança deverá coibir com as fraudes. “A carteira usada hoje pode ser facilmente falsificada. Com o modelo do VEM, nós acreditamos que o sistema ficará mais seguro e dará mais conforto a quem de fato necessita da gratuidade”, revelou o presidente do Grande Recife, Nélson Menezes.

Os cartões eletrônicos terão um layout diferente dos demais para facilitar a identificação e fiscalização. O VEM do beneficiário será azul e para as pessoas com deficiência que tiverem direito a acompanhante a cor será amarela. “Será um único cartão que passara duas vezes no validor”, explicou o superintendente de bilhetagem eletrônica do Urbana-PE, Pedro Luiz Ferreira.

Para quem ainda não dispõe da gratuidade a porta de entrada no sistema será pelos Centros de Referência de Assitência Social (CREAS) dos 14 municípios da Região Metropolitana. “Os assistentes sociais recebem o pedido, que deve ser acompanhado da documentação pessoal como CPF, RG e comprovante de residência, além de um laudo médico indicando o tipo de deficiência e se a pessoa precisa ou não de acompanhante. Nós analisamos o pedido e se for aceito, ele é encaminhado ao Grande Recife para a confecção do cartão do VEM”, explicou Rose Maria, superintendente de Apoio à Pessoa com Deficiência.

63 thoughts on “VEM Livre Acesso vai substituir carteira de gratuidade nos ônibus da RMR

  1. bom dia.

    não consigo acessa o site, nem tão pouco por telefone que so da sinal de ocupado ,como posso resolver minha troca de carteira.

  2. porq vcs do grande recife nao disponibilizam medicos, pediatra dentro das unidades, so assim eles podem da um laudo onde seria ainda mas dificies as fraudes !!!

  3. eu e a minha esposa somos portadores de deficiencia fisica,fizemos o cadastramento ,mais não recebemos nenhum comprovante me explique o que é preciso nova declaração medica ou não,nossos nomes saõ jorge maria de vasconcelos rg 20775 pmpe cpf- 11312017449, nascido em 24/10/54 e maria rosa silva vasconcelos rg-4.361.430 cpf-038920234/76- nascida em 09/1/1968

  4. boa noite bom eu não consigo nem pela internet nem por telefone me cadrasta ta horrivel o atendimento passei o dia todo tentano e nada

  5. fiz meu cadrasto na internet so que apareceu uma mensagem dados não reconhecido ja no site do grande recife ta tudos os meus dados la não emtendi la diz emtre comtato com o numero 31257585 só que quando eu ligo niguem atende ta horrivel não sei o que faze me ajude

  6. Tenho deficiência física e tenho a carteira de livre acesso e conheço várias pessoas que tem a mesma carteira sem apresentar nenhum problema de ordem física (carteira azul) ou a carteira vermelha com direito a acomnpanhante. Conheço pessoas que as tem por favores políticos concedidos por médidos do SUS, quem têm parentes em prefeituras da RMR em cargos chaves, as consegue rapidamente.

    • A ideia com esse novo sistema é acabar ou reduzir com as fraudes. Mas dificilmente terá 100% de êxito, infelizmente. Mas cabe a cada um fazer denúncia a qualquer um dos órgãos ligados ao sistema, seja o Grande Recife, Urbana-PE e a própria SEAD.

  7. Boa Noite, gostaria de saber porque o portador e síndrome do panico não tem direito a carteira de passe livre. Se muitas vezes tive que descer do ônibus, quando tinha crise e se mesmo é difícil conseguir emprego com este transtorno…

    • Patrícia,

      a lei federal nº 10.048/200 – diz no Art. 1o As pessoas portadoras de deficiência física e idosos com idade têm direito a gratuidade no transporte público. A lei não se estende a outros problemas de saúde.

    • Patrícia, não será necessário alimentar o cartão. O cobrador irá passá-lo no leitor digital e a catraca irá girar para controle do Grande Recife de quantas pessoas de fato usam o sistema.

    • O acesso é pelo Centro de Referência de Assistência Social da sua comunidade. As assistentes sociais vão receber a sua solicitação e pedir a documentação ncessária que será encaminhada à Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead), que por sua vez, ao aprovar a demanda encaminha ao Grande Recife Consórcio para confecção da cartão.

  8. Minha vizinha é portadora de deficiência mental, entrei no site http://www.vemacessolivre.com.br para fazer o agendamento para troca de sua carteira para o vem livre, mas, não consigo agendar, pois quando é digitado a RG que é de 532462701-SSP-SP só aceita os números, e NÃO consigo digitar órgão emissor e o estado. PORQUE? E, AGORA QUE FAZER? O NÚMERO QUE TEM NO SITE PARA ENTRAR EM CONTATO, IMPOSSÍVEL ATENDEREM…81 31257585, preciso de ajuda ROSINEIDE NAZÁRIO COUTINHO CPF 932 365 304-72 Aguardando ajuda, Ivanize

    • Muitas pessoas estão com dificuldades em acessar o site. Nós vamos entrar em contato com o Grande Recife para dar uma resposta mais abalisada a todos vocês. Aguardem. Obrigada!

    • Sra Ivanise,

      De acordo com a Urbana-PE houve, de fato, problemas operacionais no sistema, mas que segundo a assessoria de imprensa já foi normalizado. Só confirmando o site: http://www.vemlivreacesso.com.br. Caso volte a ter problema, entre em contato com a Urbana-PE. Ou deixe a sua queixa aqui no blog.

  9. tava uma popuca vergonha.tanta gente com carteiras falsas quero ver agora!!..o grande recire ta de parabéns pois agora vai facilitar a vida de quem verdadeiramente tem o direito ao livre asseço !!!

  10. Oi,olha só,eu tenho a carteira e fiz meu agendamento para dia 31.O problema é que algumas pessoas que foram fazer a troca,estão dizendo que o vem livre acesso,não será de fato gratuito,Essa informação procede?Gostaria de saber…obrigada!

  11. bom dia,
    o site para agendamento do vem livre acesso não esta funcionando e muito menos o numero 31257585 tentei varias vezes fazer o agendamento e não consegui ,porque a pagina foi removida e telefone ninguém atende

  12. Adorei a ideia do vem, muito embora com tudo isso ; acho que deveria haver fiscalização, pois onde moro muita gente ocupa o lugar do deficiente inclusive os acompanhantes. Tem mais ainda não conseguir fazer meu agendamento

  13. Este cartão novo Vem, estar direcionado apenas aos deficientes ou também se estende aos idosos com mais de 60 anos, conforme estatuto federal .

  14. Senhores, não serei o primeiro nem o último a fazer este comentáario.
    preenchí a ficha p/agendamento e no final ñ fui reconhecido, tentei o telefone sem sucesso de atendimento. Qual a solução?

  15. Infelizmente não acredito que esse processo de troca vá acabar com as fraudes, pois, as pessoas que possuem carteiras falsas tiram as carteiras no mesmo lugar onde as pessoas que realmente tem a deficiência tiram.Esse momento seria uma grande oportunidade para se fazer recadastramento onde os beneficiários deveriam apresentar uma comprovação da sua deficiência. Mas, como de costume, sempre pecamos no momento de se planejar as ações. .

  16. Como tantos, Também não conseguindo fazer meu agendamento para troca do cartão, pois, após inserir todos os dados, vem a informação que não foi possível encontrar meu cadastro, mas, no site do grande Recife, está normal! Já liguei para o 3125 7585 e até mesmo fui até o expresso cidadão, mas, ocorre o mesmo problema, pois o canal é o mesmo, entre eles(urbana Recife). Ou seja, está havendo um falha de comunicação entre esses dois setores! já enviei vários e-mails para a ouvidoria do Grande Recife, mas, o problema continua! Esperamos solução para esse problema o quanto antes!

  17. Gostaria de saber, na hora da troca com documentos na mão, o cartão recebera na hora ou tem que esperar em casa? e ao receber ja pode Usa-la?

  18. no dia 14 de setembro 2013 ás18;59 tentei cadrasta a minha mãe e os meus sogros só que eu não consegui primeiro informou que o meu imeio estava invalido sendo que eu ultiliso normalmente,troquei e depois foi um tal de proteção ant-spam que eu não entende uma soma depois disse que estava com erromim desculpa tem que esclarecer melhor essaproteção . em fim só perdi horas se pude mim esclareça
    o mais rapido possivel….

  19. Gostaria de saber da grande recife se a mesma vai colocar fiscais para as carteiras de livre acesso, porque está um absurdo, tem pessoas que usam a carteira de outra pessoa, também empresta a carteira e usa a identidade com idade de 60 anos, isso é certo? 60 anos tem direito a gratuidade? Aguardo a resposta

  20. boa noite,sou diabetica tipo 2,doenca cronica,gostaria de saber se eu tenho direito ao passe livre.se eu realmente tive quais sao os documentos.agrdeco pela sua atenca,

  21. Oi Boa noite, estou com 64 anos farei 65 em setembro de 2014,eu gostaria de saber se já posso tirar meu cartão de passe facil ou livre aceso, onde e o que preciso? fico no aguardo de uma resposta,obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>