Recursos para VLT da Avenida Norte

 

Projeto do CBTU-Metrorec do VLT para a BR 101
Desenho do Projeto da CBTU-Metrorec do VLT para a BR 101, que foi substituído pelo BRT. Já a Avenida Norte, que teria BRT, deverá contar com VLT

O projeto de implantação de um corredor para o transporte público na Avenida Norte, que começou com o modal BRT e está sendo substituído para o VLT (Veículo Leve sobre Trilho) terá mais uma tentativa de emplacar. A via ficou de fora dos projetos do PAC Mobilidade e, dessa vez, o prefeito Geraldo Julio, que viaja hoje para Brasília, vai tentar encaixar o projeto em outro programa do governo federal. Ele irá se reunir com o secretário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Maurício Muniz.

Além da Avenida Norte, o prefeito vai tentar captar recursos para a implantação e melhorias de outros corredores de transporte do Recife para implementação de linhas de faixas exclusivas nos moldes do Bus Rapid Servive (BRS) e de linhas de VLT para o Centro do Recife e a Zona Sul. A verba que o município tenta trazer faz parte do anúncio feito pela presidente Dilma Rousseff, em junho deste ano, logo após os protestos em todo o país por melhoria do transporte público. Na ocasião, a presidente disponibilizou para os estados e municípios R$ 50 bilhões.

O dinheiro seria destinado, preferencialmente, para projetos ferroviários. Sem nenhum projeto pronto na gaveta para expansão do metrô ou implantação do VLT, o governo adaptou o projeto existente da Avenida Norte, que previa um corredor de ônibus, e decidiu trocar pelo modelo ferroviário. A iniciativa do estado pegou de surpresa os técnicos do Metrorec, que esperavam um modelo ferroviário na 4ª perimetral e não na Avenida Norte. Segundo os técnicos, o sistema ferroviário na Avenida Norte pode ficar desconectado do restante da rede ferroviária existente. Mesmo com a resistência, a ideia de implantar um VLT na Avenida Norte permanece, pelo menos se os recursos forem captados.

6 Replies to “Recursos para VLT da Avenida Norte”

  1. Acho um absurdo VLT na Avenida Norte e BRT na BR-101. É para ser ao contrário, VLT na BR-101 e BRT na Avenida Norte! É muita incompetência, gente sem noção.

  2. Realmente estou muito curioso,ou até um pouco assustado,se realmente esses corredores vão estar prontos antes da Copa!!! Realmente não sei o que eles vão fazer,se num passe de magica,as obras vão dar uma acelerada incrível….. Eu sei que se tiver vontade politica,tudo é muito mais rápido,agora é pura sacanagem,pois se poderia ter terminado ou pelo menos se está no fim,e só não o é,por causa de eleição??? Realmente tenho minhas duvidas,mas,vamos que vamos não é??? 2014 vai ser um ano de muitas surpresas.

  3. Engraçado! Antes para tentar obter algum recurso do PAC sem nenhum projeto, sugeriram para a Av. Norte metrô subterrâneo ou monotrilho com valores estimados e bem altos. O governo deve saber que diante do alto valor não deverá obter recursos para um dos dois, então mantendo opção sobre trilhos, irá de VLT, que ao meu ver teria que todo elevado como seria um monotrilho para não se tornar tão caro como um metrô subterrâneo, visto que em nível é implaticável um modal sobre trilhos que requer mais espaço para as composições quem um sistema BRT, tanto que o projeto antigo de BRT também se valia de trecho longo por elevado já que há um grande trecho da avenida que em nível precisaria de muitas intervenções.
    Agora, da forma como o Governo tem pensado, qualquer modal sobre trilhos na Av. Norte seria desconectado da rede ferroviária existente, pois eles limitam o modal a local próximo a PCR. Entendo que se fosse usado um monotrilho, este poderia se integrar ao TI/Estação Recife porque usa elevados e há locais no centro onde podem instalar eles. Sem depender de ligação por trilhos, o projeto anterior de BRT permitira os ônibus entrarem nos outros corredores BRT que estão fazendo e assim chegar até o TI/Estação Recife sem depender de um outro TI para criar a comunicação.
    Agora, concordo com o Metrorec, a Perimetral 4 deveria ser VLT e não BRT. Nesta há mais linhas integradas transitando e a conexão direta com as estações é possível, diferente da Av. Norte onde são muitas linhas não integradas. Sugerir implantar um modal de maior capacidade força a revisão da circulação dessas linhas que não fazem parte do SEI para não ter dois modais atuando numa mesma via por longo trajeto.

  4. Prezada Tania,

    Interessante a proposta do governo em adotar o VLT, principalmente nos locais propostos, certamente, será mais útil do que a linha do metrô que se tem nessa cidade.
    A propósito, aproveitando esse projeto que contempla o VLT, sugeriria que o governo aproveitasse uma rede esquecida, que ainda mantém seus trilhos à vista.
    Essa linha parte do antigo centro de manutenção da RFFSA que fica ao lado da estação WERNECK e que cujo traçado segue por Areias, Mata do Engenho Uchoa, passa pelo IPSEP, contorna a pista do aeroporto, até passar perto do terminal de passageiros do aeroporto, onde segue até se encontrar com a estação Tancredo Neves. Daí poderia-se pensar em esticar a linha até o Shopping Recife.
    Essa linha ainda está lá, era só recuperá-la e adapta-lá ao VLT.
    As regiões por onde passa, muitas já são segregadas do trânsito, e outras partes seriam facilmente convertidas, só quando chega próximo do saguão do aeroporto e para seguir até a estação do metrô Tancredo Neves é que seria necessário, algum investimento mais alto, por conta de eventuais pequenos viadutos., além do acesso ao shopping como dito acima. Mas no geral, creio que seria um investimento bastante acessível.
    Com o perfil descrito acima, creio que esse investimento teria múltiplas utilizações. Uma, cultural, pois estaria se reativando uma linha ferroviária antiga, com o aproveitamento de um modal também ferrovia´rio, exatamente no mesmo traçado, preservando a memória ferroviária do estado, com a vantagem de ser uma aproveitamento útil e auto- sustentável.
    Segundo, essa nova linha faria ligações entre duas linhas de metrô, uma da linha 1, a Sul, a Tancredo Neves diretamente com a outra, a que leva para a zona oeste, através da estação Werneck. O que ajudaria a desafogar o movimento em Joana Bezerra ou para a Estação Central, pois, haveria uma outra opção de acesso à zona Sul, que seria através dessa ligação com o VLT entre essas 2 estações do metrô, diretamente.
    Além disso, o traçado da linha passa por diversas áreas de interesse e cujo fluxo pode e/ou é intenso, como: o aeroporto (poderia-se fazer o VLT desembarcar os passageiros na porta de entrada do saguão de passageiros), estação Tancredo Neves (integração), o futuro parque da Mata do Engenho Uchoa, e, como proposto, o Shopping Recife. Sem contar outras áreas, cujas populações seriam beneficiadas, como Areias, Ipsep. Lembrando que certos locais próximo ao aeroporto, que nunca serão viáveis para ocupação de prédios entre outros empreendimentos que agreguem valor, por conta da proximidade com a pista de pouso do aeroporto, sendo, entretanto, ocupada com a linha do VLT.
    Outra grande vantagem seria transformar o antigo centro de manutenção da RFFSA, que fica ao lado de Werneck, que poderia ser reaproveitado como prolongamento da estação, centro cultural e museu, e/ou alguma outra ocupação daquelas instalações, desde que lhe preservasse a estrutura.
    Como se vê o reaproveitamento dessa antiga linha, teria o condão, ao mesmo tempo, de preservar a memória ferroviária, melhorar, ajudar a desafogar o trânsito da cidade, e do próprio metrô, pois possibilitaria a ligação entre duas estações de ramos diferentes do metrô.
    Por conta de seu traçado verifica-se o valor que ela teria para o turista, viajante, por conta de sua ligação com o aeroporto, possibilitando mesmo deixar os passageiros na entrada do saguão do aeroporto. Lembrando da ligação com Boa Viagem(bairro turístico) na região do Shopping.Do lazer, por permitir ligação com o Shopping Recife.
    Creio, que seria viável, por conta de toda essa atratividade, conceber um modelo cuja participação do governo seja zero, através da entrega à iniciativa privada pela construção e operação do sistema, pelo maior prazo disponível pela lei. Abrindo-se uma concorrência internacional.
    Outra vantajem seria a da valorização das área por onde o VLT viesse a passar, muitas delas, hoje, desvalorizadas, como na região do Engenho da Mata de Uchoa e Areias.
    Em todo caso, fica a dica.

  5. Naverdade,esses caras não tomam chá de semancol! falo desses ridiculos Geraldo Julio e Eduardo Campos. depois da cassetada que Recife levou(ficou de fora da copa em termos de hospedagem das seleções),eles ainda ficam enganando a população com essa história de VLT. mas,com a”imprensa”que temos,vão continuar enganando o povo daqui por um bom tempo. se estava ruim com João da Costa,mesmo fazendo as obras, ficou pior com esse Figura que passa mais tempo nas páginas sociais de JCPM,principalmente!