No Recife, Avenida Guararapes se prepara para receber estação do BRT

 

Avenida Guararapes - Relocação das Palmeiras para instalação da estação do BRT
Avenida Guararapes – Relocação das Palmeiras para instalação da estação do BRT – Foto Bruna Monteiro DP/D.A.Press

Começam as obras de implantação de estações do BRT no centro do Recife. As primeiras intervenções ocorrem na Avenida Guararapes. As palmeiras do canteiro central estão sendo  retiradas para dar lugar a uma estação de embarque e desembarque de passageiros.

As árvores estão sendo replantadas a uma distância de cerca de 40 metros do local. A operação começou a ser realizada no final da noite desta segunda-feira, em frente à sede dos Correios.

De acordo com a Secretaria das Cidades, a obra faz parte do projeto Corredor Norte-Sul, exclusivo de transporte rápido de ônibus e não irá alterar as paradas de ônibus ou o itinerário das linhas que circulam pelo local.

O órgão acrescenta que a retirada da vegetação foi aprovada pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Recife e pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

10 Replies to “No Recife, Avenida Guararapes se prepara para receber estação do BRT”

  1. Tânia, me responda essas perguntas:

    A estação Guararapes será como as estações da Boa Vista, com duas plataformas A e B?
    As linhas do leste/oeste poderão usar a estação Guararapes?
    Falaram se a estação prejudicará o tradicional Galo da Madrugada?
    Os dois canteiros, na frente dos Correiros e Trianon, onde outras linhas fazem parada vão sair para a rua ficar mais larga?

    • Dan,

      As estações do BRT não serão iguais as da Conde da Boa Vista. O grande recife consórcio ainda não divulgou onde cada linha ira parar. É uma etapa posterior.

      Sim, o Leste/Oeste irá acessar a Guararapes.

      Sobre o galo da madrugada, acredito que não muda nada. A avenida deverá ficar fechada para o trânsito como em anos anteriores.

      Na frente do Trianon haverá uma das estações do BRT no canteiro central. Por isso, as palmeiras estão sendo removidas.

      As outras linhas que circulam na avenida vão permanecer. No máximo eles devem relocar algumas paradas.

  2. Olá Tânia Passos..
    Estou acompanhando essas transformações no sistema de transporte público com uma certa apreensão pois o ônibus é uma solução de curto prazo e além disso várias árvores estão sendo retiradas do seu lugar. Minha pergunta é: Ao contrário de adaptar a cidade para um tipo de ônibus não era preferível comprar ônibus com o assoalho do nível da calçada (como existe em países desenvolvidos)? Tendo em vista que a acessibilidade destes coletivos seriam bem maior e cobriria a cidade inteira?

    • Renato,

      Concordo que a solução com os corredores de ônibus é de médio prazo. O ideal seria mesmo ampliar as linhas de metrô. Sobre comprar ônibus no nível das calçadas, teria que vir também acompanhado de outras ações com faixas exclusivas, melhoria do pavimento e das calçadas.

      • Claro. concordo com vc. pois acho q estamos pagando um preço muito elevado para ter o BRT. Certamente comprar os ônibus com o assoalho do nível da calçada seria melhor do que ter que erguer as paradas de ônibus.

    • Curto prazo é questão de referencia. O BRT em Curitiba existe há três décadas e demanda lá é muito maior que a daqui. Para uma RMR onde há muitos ônibus que não são articulados ainda tendo três níveis (articulados de 21m, super articulados de 23m e biarticulados de 28m) neste modal para se adequar ao crescimento da demanda, o BRT pode ser muito bem considerado de médio prazo, no mínimo, para a nossa realidade.
      No meu entender, o que muitos julgam o ideal implantar metrô, é antecipar a um alto custo um modal que evitaria no futuro uma nova reforma no sistema de transporte. A questão é que até então o metrô que nós temos não está em sua plena operação, pois ele ainda pode transportar mais usuários reduzindo os intervalos das composições, claro com melhorias na rede. No entanto, esquecem que onde está sendo feito os BRTs, ao menos nos corredores Norte-Centro e o futuro Perimetral 4, a estrutura poderá ser aproveitada por um modal intermediário não tão caro como é o metrô: o VLT. Enquanto um VLT é passível de circulação em vias abertas, isso já não se pode esperar de um metrô. É similar a falta de senso do corredor antigo do Leste-Oeste que está sendo refeito para receber o BRT que por usar mais veículos articulados, supostamente maiores segundo o governo, pode não ser, levará mais usuários.
      Sobre a remoção de árvores, esse assunto já está enjoando para mim. Se fosse um metrô ou VLT onde estão implantando os BRT, as árvores não seriam derrubadas? O caso do TI P3 onde algumas árvores foram derrubadas, as mesmas seriam também derrubadas caso fosse feita uma ampliação do HGV onde elas estavam, e digo que árvores foram derrubadas no HGV onde estão fazendo a ampliação na ala sul, bem como reforma ao custo de R$ 5 mi, mas quem critica a perda por conta do TI não sabe ou não fala com relação que é feito para o benefício do hospital. Recentemente, também estão questionando no ramal Agamenon do Norte-Centro BRT a derrubada de árvores para fazer as estações sobre o canal, bem como já foi dito anteriormente e espero que façam, o alargamento do viaduto sobre a Av. João de Barros para criar a faixa exclusiva de ônibus sobre o canal e a via. Interessante é que hoje, é muito bom, a fator ambiental é respeitado, mas é de se questionar porque antigamente quando fizeram a Agamenon com quatro faixas de rolamento, aquele bendito viaduto sobre a Av. João de Barros não tem quatro faixas o que hoje evitaria sua ampliação e por tabela a vegetação que levou anos para crescer. Os visionários do passados infelizmente em algum momento tiveram que se limitar, e isso há um pouco tempo novamente implicou em ajustes como a duplicação do viaduto Capitão Temudo que é uma continuação da Agamenon. Bem mais recente, notei no Leste-Oeste, Av. Caxangá, vários novos postes recuados no entorno das estações BRT. Material de divulgação deste corredor sugere que nas proximidades das estações a avenida será alargada, acredito, afim de permitir ultrapassagem de ônibus, talvez com linha expressa, ou se algum quebrar na estação, os outros poderão ultrapassar sem invadir o tráfego misto. Se realmente for um alargamento, outras árvores poderão ser derrubadas, já que há algumas rente ao meio fio da via, a exemplo das que estão ao redor do TI Perimetral 3. É uma medida ruim retirar árvores, concordo, mas no próprio corredor há uma grande placa no canteiro central em frente a nova Academia da Cidade, ao lado do canal do Cavoco, na Iputinga, onde várias estão sendo plantadas na região. Já plantaram na Rua Cláudio Brotherhood, Inácio Monteiro, vi outras no Bongi, etc. Então está havendo uma compensação do governo ainda que aqueles do corredor Leste-Oeste já derrubadas segundo divulgado, estão sendo replantadas em outra cidade.
      Sobre utilizar veículos de piso baixo, é em outras palavras adotar ônibus com motor traseiro, pois nesta disposição é possível o piso ser rebaixado. O Governo quer ao longo do tempo mudar a frota de veículos para motor traseiro e transmissão AT permitindo melhorias aos motoristas e passageiros (arrancada mais suave), mas isso só irá ocorrer inicialmente e mais breve com a frota do SEI. Os ônibus padron com piso baixo poderiam aparecer depois. Agora, muitos não atentam que ônibus com piso baixo é ótimo para quem fica em pé, pois tanto para entrar ou sair do veículo como transitar dentro dele, a altura é a nível de vias públicas. Quem vai sentar já vê uma quantidade muito maior de batentes, comuns nos veículos que temos aqui onde ficam as caixas de roda. Em suma, quem está sentado ou vai sentar, num veículo de piso baixo tem que descer ou subir batentes mais vezes.
      Como falou a Tânia, priorizar a locomoção dos ônibus nas vias é melhor. O sistema BRT por exemplo embora use ônibus articulados, a quantidade de assentos será reduzida com relação aos articulados que atualmente circulam porque terá mais quatro portas. Quem pensa que terá o conforto de ir sentado porque o veículo será maior está enganado. O ônibus BRT terá levará mais pessoas em pé do que sentadas tal qual é outros modais, inclusive sobre trilhos que muitos defendem, pois basta ver que metrô e VLT tem uma quantidade pequenas de cadeiras perante o espaço disponível para ficar em pé.

  3. Acho isso uma obra desnecessária, precisamos de melhorias na Agamenon Magalhães que em horário de pico para, moro a cerca de 30 minutos do derby (sem congestionamentos), porém no horário que preciso ir a aula gasto 1 hora e meia, no caso 1 hora com o transporte parado. Fora que a Avenida Guararapes é bem pequena, isso foi ajudar apenas esteticamente, a prefeitura tem que priorizar a mobilidade não a estética.

    • Manaen,

      A Avenida Agamenon também irá receber obras do corredor Norte/Sul. A previsão é que as obras sejam iniciadas em dezembro. Mas só irá melhorar para você, caso esteja no ônibus, no corredor exclusivo. Para quem usa carro, a tendência é piorar. Já a Avenida Guararapes integra o corredor Leste/Oeste, que começa lá em Camaragibe, passa pela Caxangá, Derby, segue pela Conde da Boa Vista e emenda com a Guararapes, retornando pela Dantas Barreto. Ou seja, a Guararapes tem a sua importância dentro do corredor.

  4. Se as construções das estações forem no ritmos das que estão sendo feita no corredor Norte/Sul(quase parando)realmente vão estar prontas lá pra 2020 e olhe lá….. E ainda falta as estações da Agamenon,kkkkkkkkk ,tudo pra o ano que vem??? Alguém aí acredita na cuca também???

  5. Colegas, a PCR está atrasadíssima em relação as obras do BRT na Conde da Boa Vista. Podiam aproveitar que começaram as obras na Guararapes e Dantas Barreto e começar na Conde da Boa Vista.