Cinquentinhas terão que ser registradas na CTTU

 

Cinquentinha - reprodução/internet
Cinquentinha – reprodução/internet

As motocicletas de 50 cilindradas, popularmente conhecidas como cinquentinhas, terão que ser registradas e licenciadas em Recife. A Câmara de Vereadores aprovou, nesta segunda-feira (11), o projeto de lei de autoria da prefeitura determinando a iniciativa.

A partir de janeiro de 2014, os proprietários das cinquentinhas deverão cadastrar os veículos junto à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para obtenção do Certificado de Registro. A Taxa de Cadastro de Veículo Ciclomotor é fixada na nova lei no valor de R$ 10.

Os ciclomotores e seus condutores ficarão sujeitos ao atendimento das exigências da legislação nacional de trânsito, entre elas, as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e portarias do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Para cumprir a nova legislação, a Prefeitura do Recife contará com o apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), por meio de convênio, para o registro único gerenciado pelo órgão e/ou realização da vistoria dos veículos.

Segundo as informações da prefeitura, a ausência de registro tem prejudicado diretamente as ações de fiscalização, uma vez que não é possível autuar, ficando assim livre o uso das cinquentinhas por motoristas sem habilitação.

De acordo com o Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco, as cinquentinhas já respondem por 30% dos acidentes com motocicletas em Pernambuco, embora correspondam a menos de 15% da frota do Estado.

O secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, afirmou que a capital pernambucana tem, atualmente, mais de 200 mil cinquentinhas, “veículos sem qualquer tipo de controle das autoridades de trânsito”. “O cadastro vai colaborar com as fiscalizações e evitar que pessoas sem carteira de motorista conduzam a moto, além de inibir também que este veículo seja utilizado em crimes”, disse João Braga. Ainda de acordo com o secretário, outras capitais já implantaram a medida, como Salvador, na Bahia.

 

One Reply to “Cinquentinhas terão que ser registradas na CTTU”

  1. Se depender da nossa ótima(pra não dizer ao contrario) fiscalização por parte da CTTU,estamos é lascados viu!!! Tânia,façam uma reportagem a fundo sobre esse órgão inútil que se chama CTTU,que com certeza,vão descobrir muitas mazelas…. Todos os dias,e vc sabe disso,a cttu é bombardeada de flagrantes como videos e fotos,e até mesmo dos próprios agentes,pegos fazendo irregularidades(entre outras ilicitudes) e não vimos uma atitude energética sequer por parte da Secretaria ou até mesmo por parte da Ouvidoria da guarda municipal,sempre a mesma resposta eletrônica,como se nós fossemos idiotas!!! Se isso for a público,se a mídia como a imprensa cair em cima,só assim,pra resolver alguma coisa…. Está aí,uma sugestão de reportagem,um abraço!!!