Conheça a cidade que limitou a presença dos carros nas ruas

A mudança de conceito de cidade uma das maiores metrópoles mundiais não ocorreu por acaso, mas de uma decisão. Nova Iorque fez a opção pelas pesoas. E não faz muito tempo. As cidades brasileiras também podem fazer essa escolha, desde que ofereçam um transporte público de qualidade. Lá eles têm um eficiente sistema de metrô, aqui ainda estamos patinando entre o modelo de VLT e BRT. Acompanhe esse vídeo e assista como é possível transformar uma cidade para as pessoas.

Mudanças não acontecem por acaso e Nova York está aí para provar. No início dos anos 2000, o recém-eleito prefeito Michael Bloomberg e a Secretária de Transportes Janette Sadik-Khan começaram a planejar uma série de alterações no uso das ruas da cidade, tudo para reduzir a circulação de veículos automotores no espaço urbano.

As intervenções começaram timidamente, com a simples pintura de solo, a construção de pequenas praças, a proibição do estacionamento de carros nas ruas e a implantação de faixas exclusivas para ônibus e bicicletas. Os motoristas, é claro, reclamaram. Mas, aos poucos, todos foram entendendo que a mudança estava valorizando a vida na Big Apple. E o que era experimental foi se consolidando. A própria secretária falou sobre esse processo em sua visita a São Paulo, em 2013.

O vídeo “New York Streets Metamorphosis”, produzido pelo Departamento de Transporte de Nova York e editado por Clarence Eckerson Jr., mostra como essas alterações foram sendo realizadas desde 2005, em locais como Times Square, Kent Avenue, Madson Square, Sands Street, Herald Square, Queensboro Bridge, 9th Avenue e Clinton Street, entre outras ruas.

Fonte: Portal Mobilize

5 Replies to “Conheça a cidade que limitou a presença dos carros nas ruas”

  1. Temos praticamente uma reta em toda Agamenon,Boa viagem,Imbiribeira,entre Recife-Olinda-Paulista,só não fazem por quê não querem…. Enquanto não tiver VONTADE POLITICA,fica tudo como está!!! E o pior,é que os responsáveis pela mobilidade sabem disso,é como se não tive-se nem aí para todas essas reportagens,os problemas estão aí,são reais,todos os dias,mas parece que só a imprensa e nós temos preocupações ou possíveis soluções,e são tão simples,então por quê os “técnicos especialistas em mobilidade de cada prefeitura,não o fazem ?” É como se tive-se uma especie de MAFIA da mobilidade,pois parece que só nós vemos os problemas,e não existe nenhuma solução concreta,só paliativa,o que falta?? Estão esperando que a cidade pare é? Não está muito longe não viu… Tem uma ciclovia enorme na PE-15 ,toda abandonada,ligando praticamente Olinda à Paulista,então por quê não ativa-la??? Cadê a ciclovia da orla de Olinda até a ponte do Janga?? Por quê não proíbe ou pelo menos inibe de vez os carros particulares no centro do Recife? Só permitindo em horários já estabelecidos,carga e descarga??? Cadê os corredores de ônibus Norte/Sul e Leste/Oeste? O Brasil já ficou sabendo que iria sediar a copa a alguns anos atrás,então por quê não se começou as obras de mobilidade bem antes então??? Poxa,é chamar nós Brasileiros de idiotas tupiniquins,isso sim!!! E talvez sejamos mesmo.

  2. Wilson: com a”imprensa”que nós temos(alinhada com o Governador de Pernambuco),nada irá pra frente! quer dizer que o país mais apaixonado por carro do Mundo começa a limitar os carros. na China também. aqui é ao contrário. com essa cultura do”deus carro” enraizada no nosso povo,caminhamos para o caos!

  3. Ola tania bom saber que voce tem essa preocupação por transito em grandes cidades. Moro em São Paulo e estou começando a escrever artigos no meu blog sobre “dica e soluções sobre transito”
    Obrigado!