Petrolina pode ter VLT nas ruas da cidade antes do Recife

VLT desenhado para BR-101 pelo Metrorec. Projeto foi substituído pelo BRT.
VLT desenhado para BR-101 na área urbana do Recife, cujo projeto era do Metrorec. Ele foi substituído pelo projeto do BRT do governo do estado.

A Caixa Econômica Federal assinou,no último sábado,contratos de financiamento de obras de infraestrutura e mobilidade urbana, de mais de R$ 111 milhões, com o município de Petrolina (PE).

Os contratos com a prefeitura de Petrolina preveem o financiamento de obras de pavimentação em diversos bairros da cidade, além da implantação de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) em corredor central no município.

As assinaturas das operações possibilitarão o início do processo de licitação para execução das obras.O evento aconteceu no auditório do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), em Petrolina (PE).

Participaram da cerimônia, o ministro das Cidades, Gilberto Occhi, o superintendente regional da CAIXA, Denis Matias, além de diversas autoridades municipais.

O Recife tem projeto de VLT para a Avenida Norte, Centro e Boa Viagem. Antes disso teve projeto de VLT para a BR-101, mas o projeto foi substituído pelo BRT. A Prefeitura do Recife aguarda análise da Caixa para liberação dos projetos de VLT na cidade.

* Com informações da Caixa e da Prefeitura do Recife

4 Replies to “Petrolina pode ter VLT nas ruas da cidade antes do Recife”

  1. O VLT daqui não tem projeto algum ao meu ver. Fizeram uma espécie de pré projeto sugerindo modal, rota, etc. Isso para a Av. Norte, mas projeto mesmo devem está fazendo recentemente que determinará modelo de estações, como serão os pontos de transbordo, localização, traçado e sua implicações em algumas vias, etc.
    Para o centro e a zona sul, irão fazer projeto de viabilidade, pelo menos foi isso anunciado em dezembro sobre a disponibilidade de recursos, claro, se de fato aprovados.
    A BR 101 teve sugestão de VLT que não foi aceita e optaram por BRT, que inclusive foi dito que utilizará veículos biarticulados já admitindo a maior demanda deste corredor, então não seria melhor usar um VLT evitando saturação a curto ou a médio prazo? O BRT do Rio de Janeiro tem sido um bela demonstração que algumas linhas já estão demandando veículos maiores e é um sistema recente. Lá já empregam super articulados e agora irão operar com biarticulados em alguns corredores ou trechos destes.
    Outra coisa que espero que tomem o cuidado nesses projetos é conciliar com outros em andamento que não foram claramente mostrados ou mudanças urbanísticas sem considerarem que no futuro algo pode descaracterizar. O que quero dizer com isso cito dois exemplos: a BR 101 irá de BRT e isso implicará ajustes nos acessos aos TIs ao longo do corredor, bem como estes serem preparados para receber veículos maiores como a tão esperada reforma do TI Macaxeira que tem linha troncal para o centro do Recife pela Av. Norte. Se pretendem implantar VLT nesta via, então irão integrar o VLT ao TI que faz parte de outro projeto, daí a necessidade de alinhas os projetos?;
    sugeriram o traçado do VLT da zona sul passando pela José Estelita que esta envolvida no empreendimento Novo Recife. Recentemente, proporam mudanças ao projeto inicial e criaram um binário onde cada sentido terá uma faixa dedicada ao transporte rodoviário. Será que essa proposta atende a um possível VLT utilizando esse binário e os impactos para sua implantação seriam minimizados? Cada vez mais tenho a sensação que não se preocupam em tratar projetos que interferem entre si ou que podem dificultar mudanças futuras. Estão investindo em estações provisórias no Leste-Oeste que têm tudo para serem um caos na espera dos ônibus nos horários de pico, isso porque medidas como adequações das vias não tiverem o devido estudo para que evitassem algo temporário e que não é barato. BRT Norte-Sul não tem nada de sul, pois o trecho da Agamenon efetivamente não foi iniciado e não chegará a zona sul se estão propondo um VLT em via que seria continuação do corredor e que temporariamente recebeu corredor BRS.

  2. Olha, isso é um absurdo. Um verdadeiro retrocesso substituir o VLT na BR-101. Esse BRT nada mais é que um ônibus sanfonado sem cobrador, ou seja, não dá mais vazão a população.

  3. Caramba!!!
    Não entendo porque demora cinco, seis anos para fazerem projetos e iniciarem as obras. Quando começa já está ultrapassado.
    Veja o caso dos BRTs na Caxangá – É óbvio que não suportará a demanda com a desativação dos ônibus comuns (chifrins) e ativação dos novos TIs. A Caxangá é um caos total a qualquer hora.
    A BR101 é outro claro exemplo. Parece piada e É!!!
    É obvio que opção por BRTs nesta via é totalmente equivocada e percebe-se notadamente que os critérios de escolha deste modelo não foram de engenharia/mobilidade mas política e de favorecimento ao donos de empresas de ônibus. O corredor da BR101 demandará no mínimo ônibus tri-articulados – é mais consumo de combustível, pneus, ocupação de espaço desordenado, etc. Por que “rever” o projeto e implantar o modelo correto prevendo o crescimento da demanda.
    Já viram o CAOS que está a BR101 hoje? Seria também o caso de levar estes VLTs até Suape onde estão concentradas as industrias do estado. Isto é visão de progresso.
    Outra vias que precisam e merecem VLTs são a Imbiribeira e Abdias de Carvalho (até a Arena PE). A imbiribeira já possui a Avenida Sul, uma área federal (de domínio da união) que está desocupada ou subutililizada. Pensem nisto!