O X da mobilidade

 

A mobilidade urbana talvez seja hoje um dos temas mais importantes dentro da estrutura das cidades. E isso acontece por uma razão simples: as pessoas precisam se deslocar de forma segura e confortável para ter acesso aos serviços, lazer, centros de compras ou apenas o direito de ir e vir.
Essa preocupação que se faz mais evidente hoje é relevante devido ao crescimento desordenado das cidades e do aumento, sem freios, da frota de veículos. Que pedaço  cabe a cada um de nós?

A discussão ganha contornos mundiais por se tratar de um problema que afeta a todos, desde as condições das vias, das calçadas, da qualidade do transporte público, do espaço ocupado pelo transporte individual, seja motorizado ou não.

No caso da Região Metropolitana do Recife, o desafio da mobilidade envolve um entendimento metropolitano com soluções que não podem ser isoladas. Começamos hoje uma caminhada virtual no sentido de ampliar as discussões, apontar problemas, soluções e criar um canal de comunicação entre aqueles que buscam uma mobilidade urbana e necessária. Sejam bem vindos!

4 Replies to “O X da mobilidade”

  1. Cara TÂnia Passos, que bom este espaço para tratar de algo tão problemático que é o nosso trânsito e acessibilidade ( mobilidade). Estava observando o quanto se faz, sem observar as consequencias, exemplo: na Av. Caxangá na altura do viaduto que liga as br´s 101 – SUL E NORTE, na calçada do lado direito de quem vem de Camaragibe para cidade do Recife, colocaram uma placa indicativa das localidades do sul no meio da calçada, esta placa orienta o motorista e impede o fluxo do pedestre na calçada…. que orgão é este que não verifica que está bloqueando a calçado por onde deve andar o pedestre?
    Existem outras placas iguais a esta na Av. Caxangá.

  2. O blog MOBILIDADE URBANA chega num momento em que toda sociedade debate este assunto de profundo impacto na vidas das pessoas de todas as classes sociais.

    Estarei sempre atento às notícias do blog, o qual será uma permanentemente fonte de consulta e pesquisa, tendo em vista que é um tema de meu interesse pessoal e profissional.

    Terei o maior prazer em republicar, se não houver impedimentos, suas diversas matérias no meu blog http://www.irineumessias.blogspot.com.

    Parabéns a jornalista Tânia Passos , a quem desejo pleno sucesso nesta nova etapa profissional.

    Irineu Messias
    Gerente Geral de Articulação
    Secretaria de Transportes
    Tecnólogo em Gestão Pública
    Pos-graduando em Administração Pública e Gerência de Cidades

  3. A culpa desses bloqueios de calçadas são de vereadores coruptos que recebem propinas de bares para doar nossas calçadas. Imagine seiriam resistir : se 300 bares cada um der mil reais para fazerem projetos ou mendas na lei cedendo os espaços para bares, é claro que sempre é aprovado por unanimidade pois rateiam as propinas.
    A Lei 10.098/00 não diz que é só um metro e meio livre, mas diz que tem que ter largueza, conforto, comodidade, segurança, etc. se um cadeirante vier de um lado e um cego do outro no corredor polonês não vair dar para passar. Já o CTB art. 254 IV diz que calçadas nunca foi área de lazer.