Geraldo Magalhães construiu em 1969 o Viaduto das Cinco Pontas, 44 anos depois o prefeito Geraldo Julio vai definir o destino do viaduto. Ele sai ou fica?
Acessibilidade, fórum pernamente, trânsporte e trânsito
Geraldo Magalhães construiu em 1969 o Viaduto das Cinco Pontas, 44 anos depois o prefeito Geraldo Julio vai definir o destino do viaduto. Ele sai ou fica?
A questão não se resume a um conflito entre o patrimônio histórico e os carros. Os pedestres também sofrem com o viaduto quando querem acessar o cais, já que nem calçada ele tem. Não é raro ver pessoas ali disputando espaço com os carros, que passam em grande velocidade, correndo sério risco de serem atropelados.
Pedestre e ciclista aqui não são valorizados. Recentemente, alguns elevados foram duplicados e nem criaram espaço para estes. O viaduto da Cinco Pontas, antigo, não seria diferente. O Governo promete melhorias para os citados, mas muita coisa já poderia ser feita.
Retomando ao Forte, se quisessem, poderiam criar uma ligação em nível entre o José Estelita e a Av. Sul apenas para pedestre a partir da rua sem saída acessada no entrocamento da rede férrea com a Av. Sul. A via sem saída era a antiga continuação da José Estelita descontinuada pelo elevado. Aparece como proposta no Novo Recife uma passarela bem longa ligando Av. Sul e a José Estelita, então por que não fizeram isso ainda? O governo não gosta de fazer passarela, mas quer jogar a responsabilidade para ente privado ou só fazer para fazer bonito para estrangeiro como a prometida entre Estação Metrô Aeroporto e o Aeroporto.
Por mim, pode tirar! Que trafega pela Av. Sul antes de chegar ao Forte topa com um sinal próximo a praça que serve também para quem está no sentido sul pegar o sentido centro contornando o Forte. O elevado quando chega a José Estelita passa sobre via singela de trem pouquíssima usada.
Se já há um entrocamento no sentido centro das Av. Sul e José Estelita, esta via elevado, fazer em nível não é problema. O acesso a José Estelia pela Av. Sul pode ser feito aproveitando o sinal perto da praça e contornando o Forte até chegar ao entrocamento em nível.
Mesmo implantando o VLT no futuro até o Terminal Marítimo, portanto cruzaria o entrocamento em nível das Av. Sul e José Estelita, um sinal para trem pode ser implantado em em país civilizado, se respeita passagem em nível.
Talvez o maior problema seja a retirada do elevado, pois ali a comunicação com o Av. Sul e José Estelita seria interrompida passando a depender de outras vias que tem tráfego saturado.
Se for para reintegrar o Forte e Museu da Cidade do Recife à paisagem natural da cidade e, também, se não for causar transtornos ao já caótico trânsito, pode sair. Mas será preciso, em contrapartida, requalificar a Avenida Sul. Hoje essa avenida é um logradouro público esquecido. Está suja, escura e esburacada. O Cais José Estelita, tal como está, precisa e merece o Projeto Novo Recife. O Recife precisa modernizar-se e desenvolver-se. Nâo pode viver, eternamente, no ostracismo.