Seguro de moto é mais caro. Porque será?

 

Mário Cabral já chegou a ficar seis meses sem pagar o seguro


Um dos termômetros para medir o tamanho dos acidentes no trânsito pode ser verificado no pagamento do seguro obrigatório (DPVAT). As motos respondem no estado por  60,8% do pagamento dos sinistros.

Não por acaso, é um dos seguros mais caros. De 2004 a 2011, o valor do seguro de moto passou de R$ 82,77 para R$ 279,27. O problema é a inadimplência. E para reverter isso, uma opção será o parcelamento. Acompanhe na reportagem de Rosa Falcão, da Editoria de Economia.

Diario de Pernambuco
Por Rosa Falcão

O seguro obrigatório (DPVAT) das motocicletas poderá ser parcelado em três vezes para diminuir a inadimplência. Pelas regras atuais, os proprietários de motos com até 150 cilindradas pagam de uma única vez as taxas de licenciamento.

O DPVAT de motos custa R$ 279,27 e o de veículos é menos da metade e sai por R$ 101,16. A proposta de decreto legislativo federal já está na gaveta do ministro da Fazenda, Guido Mantega. A

o mesmo tempo, o governo pernambucano estuda o perdão da dívida do IPVA das motos para estimular a regularização da frota. O calote provoca uma perda de R$ 102 milhões/ano de DPVAT e de R$ 28 milhões/ano do IPVA no estado.

A frota de motos de até 150 cc que paga imposto no estado é de 663.420. Destes, 313.021 estão quites e 350.399 circulam irregulares e sem pagar o licenciamento. Os proprietários de motocicletas de 50 cilindradas (cinquentinha) são isentos dos tributos.

Simulação da Secretaria Estadual de Fazenda mostra que o peso maior na regularização da moto fica com o DPVAT (64%). Em segundo lugar vem o IPVA (18%), a taxa de licenciamento (14%) e a taxa de bombeiros (4%). O custo total sai hoje por R$ 438,44.

Uma pancada de uma só vez no bolso do motociclista. Mario Cabral, 29 anos, é representante comercial e usa a moto para trabalhar. “O licenciamento é muito alto para os buracos que têm nas ruas. A gente tem que se virar nos 30 para pagar.” Mario conta que já ficou inadimplente seis meses e depois passou a moto adiante.

O motorista Alexandre Gonçalves da Silva, 34 anos, comprou a moto há uma semana. Ele reclama que pagou mais de R$ 400 para emplacar o veículo no Detran. “Só o seguro obrigatório é um absurdo. A gente se aperta muito para pagar de uma só vez.” Alexandre acha que as pessoas deixam de pagar o licenciamento no Detran porque as taxas são muito caras. Ele cita o exemplo de um motoboy que ganha por mês R$ 600 e paga R$ 400 de emplacamento.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão federal responsável pelo seguro obrigatório de veículos (DPVAT), evitou comentar a proposta do parcelamento. Em 2010, foram arrecadados no país R$ 5,7 bilhões do DPVAT da frota de veículos e motos, e pagos R$ 2,2 bilhões de indenizações por morte, invalidez permanente e reembolso de despesas hospitalares. Os dados são da Seguradora Líder dos consórcios do Seguro DPVAT, que também não comentou a mudança nas regras do seguro.

8 Replies to “Seguro de moto é mais caro. Porque será?”

  1. olha só, trabalho no interior do RN, e o que vejo são pessoas que não se preocupam em pagar as taxas relacionada a licenciamento do veiculo e tranzitam na cidade livremente sem nenhum tipo de fiscalização, mas quando acontece um acidente automobilistico com o cidadão mesmo com o veiculo em atrazo ele tem direito ao seguro DPVAT,e por isto e melhor ficar sem pagar.

  2. Olá!

    Efetivamente seu blog está 10.

    Mostra com excelência o artigo em questão.

    Tenho buscado escrever posts interessantes com muita dedicação em meu website.

    Obrigado pelas notícias e felicitações pelo ótimo trabalho.

    Sucesso.

  3. Olá! bom dia.
    Em primeiro lugar gostaria de parabenizar seu blog que esta muito legal! parabéns…
    No caso do seguro da moto, eu particularmente optei por colocar um rastreador via satélite em minha moto o qual eu pago somente 55 reais por mês, e ele me da a localização exata no sistema deles de onde e econtra a minha moto, a moto de uma amigo meu oi roubada e foi recuperada por este sistema que bloqueia até mesmo a bomba de combustível da moto. é ótimo. Eu recomendo a todos!!
    o site da empreza é http://www.siajusat.com.br fica em Brassília!
    boa sorte a todos..
    FICA AI A DICA.

  4. Muito legal a matéria.
    Mulheres bonitas tem muitas por aí… mas bonitas e inteligentes são raridades!

    Parabéns!!

  5. Primeiramente, seu blog está de parabens.

    Eu gostaria de ter palavras que pudessem expressar a minha indignação para com as taxas do DPVAT – Não entendo o porque disso ser obrigatorio. Eu é vejo uma cidade, cheia de buracos, onde ja tive prejuizos tanto com meu carro como com minha moto, enquanto os orgãos responsaveis enchem !@? de dinheiro, sem falar no abuso de autoridade dos oficiais de transito. Nunca vi o governo do estado ajudar nenhum condutor sequer.

    O cidadão já compra o seu carrinho com tanto sacrificio, e ainda tem que pagar anualmente taxas exorbitantes e como se não bastasse se nao pagarmos as taxas o governo tira a posse do nosso veiculo o leiloa… Como assim? Como se o veiculo nao fosse nosso!!! Total falta de respeito dessas leis.

    Att.

  6. REALMENTE, OS IMPOSTOS SOBRE VEÍCULOS NO BRASIL SÃO EM SUA TOTALIDADE UM GRANDE ABSURDO! POIS VOCÊ O COMPRA, NÃO ESTÁ GANHANDO, COMEÇA POR AÍ AS TACHAS DO DETRAN.
    SABIAM QUE ESTE É UMA AUTARQUIA (NÃO DEVE SATISFAÇÃO A NINGUÉM), ELE MESMO GERENCIA SEUS GANHOS (MULTAS), ENTRETANTO, SOMOS NÓS QUE PAGAMOS SEUS FUNCIONÁRIOS ATRAVÉS DE NOSSOS IMPOSTOS!!!
    E, AS TACHAS SÃO INÚMERAS E “SERVEM” PARA OS MAIS VARIADOS FINS, DENTRE ESTES O MAIS DIGNO , OU INDIGNO É O DE CONSERVAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS, POIS CONTRIBUÍMOS, ENTREMENTES, NAS VIAS MUNICIPAIS RARAMENTE VEMOS RETORNO, E QUANDO VEMOS SÃO AS FAMOSAS OPERAÇÕES TAPA BURACOS, UM NOJO, SENDO QUE A QUÍMICA DO ASFALTO É FEITA COM PRAZO DE VALIDADE DE 3 MESES PARA A OPERAÇÃO SER REPETIDA UMA VEZ QUE AS EMPRESAS GANHAM POR ATUAÇÃO. SE RESOLVEMOS VIAJAR DE FÉRIAS GASTAMOS QUASE O MESMO TANTO COM ESTES QUE O COMBUSTÍVEL.
    FATO QUE ACONTECE COM UM CONHECIDO MEU QUE MORA EM SÃO MIGUEL DO IGUAÇU PR. E TRABALHA EM FOZ DO IGUAÇU (ELE FAZ O TRAJETO DE CARRO), PAGA TODO DIA IDA E VOLTA, QUEM CONHECE A REGIÃO SABE QUE AS CIDADES SÃO VIZINHAS,75KM, LOGO ELE GASTA O DOBRO EM PEDÁGIO QUE EM COMBUSTÍVEL.
    DETALHE ELE É FUNCIONÁRIO DA UNIÃO DE ALTO ESCALÃO, E ENTROU NA JUSTIÇA EXPLICANDO O CASO E PEDINDO UM PASSE LIVRE; RESPOSTA NEGADA!!!
    ISTO É O ROUBO INSTITUCIONALIZADO!!!