Linhas do TI Tancredo Neves já preocupa

O Terminal Integrado Tancredo Neves vai entrar em operação em janeiro de 2012 e  já está preocupando a logística, que irá ocorrer com a mudança das linhas. É o caso de estudantes da UFRPE, que utilizam as linhas 020 Candeias e Dois Irmãos, que, segundo eles, será desativada e trará prejuízos ao transporte até à universidade. A operação do Terminal da PE-15, em Paulista, trouxe muitos transtornos com as mudanças. O importante é que as mudanças sejam discutidas com os usuários. Segundo o blog Meu Transporte, as discussões começaram. Mas é fato que ainda estão causando insegurança.

Do Blog Meu Transporte

O Grande Recife Consórcio de Transportes está apresentando o projeto e as propostas de mudanças das linhas para este terminal, porém boa parte das lideranças presentes não recebeu as propostas com bons olhos, pois segundo os diretores do GRCT, é intenção do governo retirar todas as linhas de ônibus que vão diretamente para o Centro da cidade e integrá-las neste terminal.

Porém as lideranças colocaram os pontos negativos em relação à proposta do GRCT, pois para as lideranças comunitárias, o terminal não vai ser atraente devido ao trânsito, principalmente o da Avenida Dois Rios.

Também foi relatado que os idosos e deficientes vão ser os mais prejudicados com o sistema de baldeação por inteiro, pois será de certa forma muito desgastante as constantes subidas e descidas dos ônibus e plataformas.

As lideranças comunitárias ainda vão fazer reuniões em suas comunidades e levar os pontos positivos e negativos para integração das linhas neste terminal.
Também ficou claro que a falta de harmonia entre a CTTU e o GRCT trás mais prejuízos ao sistema, visto que para o sistema funcionar com regularidade, é preciso uma integração entre os dois órgãos, na qual ficou claro o distanciamento nesta reunião.

As linhas de ônibus já foram pré-apresentadas, na qual ficaram visíveis alguns equívocos do próprio planejamento do GRCT. Deste s equívocos, podemos citar como exemplo a criação das linhas UR-02 Ibura e Três Carneiros para o mesmo percurso, visto que essas linhas fazem bem dizer o mesmo terminal, outros exemplos iguais são as linhas Três Carneiros Baixo e Jd. Monte Verde, Cor. da Gameleira com Vila do SESI, ou seja, as comunidades relataram que estas viagens de duas linhas distintas deveriam ter itinerários alternativos.

Por fim, linhas que seriam extintas, como Ibura Boa Viagem, UR-11/ Boa Viagem, Dois Carneiros/ Boa Viagem serão transformadas em linhas Circulares para atender a Avenida Jean Emile Favre no bairro do Ipsep.

Também de novidade foi à criação das linhas Tancredo Neves/Cde da Boa Vista e Tancredo Neves/Macaxeira e a linha Candeias/Dois Irmãos será desmembrada, na qual serão criadas duas linhas, sendo Candeias Tancredo Neves e Tancredo Neves/Macaxeira já falado anteriormente. Outro ponto importante falado na reunião, é que o terminal terá duas linhas para Boa Viagem, sendo divididos em dois eixos, Norte e Sul, na qual o Eixo Norte seria da Ernesto de Paula santos até o Pina e o Eixo sul seria Ernesto de Paula Santos voltando pela Barão de Souza Leão.

Outro ponto positivo seria a redução da tarifa das linhas que seguem para Boa Viagem, na qual a tarifa cairia dos atuais R$2,45 para R$ 2,00.O GRCT reforça que a vantagem do terminal será a ligação com Boa Viagem, CDU, Macaxeira, Candeias e com todas as linhas do Metrô, podendo chegar até os municípios do Cabo de Santo Agostinho e de Ipojuca após a inauguração do T.I de Cajueiro Seco.Ao todo serão 20 linhas integradas neste terminal, 03 a mais que o planejado anteriormente.

O terminal está previsto para ser  inaugurado  no dia 14 de Janeiro.

As linhas propostas pelo GRCT foram:
123 Três Carneiros Baixo (Monte Verde) / Tancredo Neves

124 Vila do SESI / Tancredo Neves

125 Córrego da Gameleira / Tancredo Neves
126 UR-03 (Pantanal) / Tancredo Neves
132 UR-02/Ibura / Tancredo Neves
133 Três Carneiros / Tancredo Neves

134 Lagoa Encantada / Tancredo Neves

135 UR-10 / Tancredo Neves
136 UR-05 / Tancredo Neves
137 UR-11 / Tancredo Neves
138 Zumbi do Pacheco / Tancredo Neves
141 Jardim Monte Verde / Tancredo Neves
142 Alto Dois Carneiros / Tancredo Neves
143 UR-06 / Tancredo Neves
144 UR-04 / Tancredo Neves
__Candeias / Tancredo Neves
Linhas Circulares
Dois Rios/Jordão
Ibura/Ipsep
Dois Carneiros/Ipsep
UR-11/Ipsep
Tancredo Neves/Boa Viagem
Tancredo Neves/Aeroporto
Linhas Interterminais
Tancredo Neves/Macaxeira
Corredor
Tancredo Neves/Conde da Boa Vista

42 Replies to “Linhas do TI Tancredo Neves já preocupa”

  1. Sinceramente, não entendi o motivo para tirar a linha Candeias/Dois Irmãos, mas percebo que pode ser a hipótese abaixo:
    – Descendo na Tancredo Neves, deverão forçar os estudantes a fazer a integração com o metrô indo neste para a estação Joana Bezerra pegando outro até o Barro, onde faz integração com a linha de ônibus, me parece, Barro/Macaxeira que passa pela UFPE, antigo Cefet, Várzea e UFRPE.

    O problema é que esse translado é maior e mais demorado, afora que no horário de pico os metrôs circulam sobrecarregados e a estação Joana Bezerra é péssima na mudança de linhas – é melhor ir para a centro onde há chances de ir sentado.

    O que poderiam fazer é juntar as linhas CDU/Shopping e parte do trajeto feito pela Candeias/CDU. Essa linha na entraria no IPSEP – percorreria toda a Av. Recife, entraria por dentro da UFPE, passaria em frente ao antigo CEFET, seguiria pela Várzea até a UFPRE com terminal no Parque de Dois Irmãos e, de preferência, com ônibus articulado. A volta já seria por fora como é feito parte do trajeto do Barro/Macaxeira no trecho da UFPE/Cefet.
    Os que pegariam CDU/Candeias dentro do IPSEP pegariam as linhas circulares para a Trancredo Neves se juntando aos outros que vêm de Candeias.
    Quem na Caxangá e parte da CDU pegariam CDU/Shopping com intenção de ir ao Shopping, é só pegar uma das linhas que saem da integração fazer com que entre no Shopping, ou lem brando de uma antiga promessa de criar uma espécie de bondinho entre a estação Shopping e o Shopping Recife que ficou no esquecimento, mas ressuscitaram a outro da passarela entre a estação Aeroporto e o prédio do aeroporto só para turistas na Copa, pois após isso vai ficar no desuso.
    Recordo que na Av. Recife, para quem vêm de parte da zona Oeste, só há as linhas CDU/Boa Viagem/Caxangá e CDU/Candeias que servem para os que moram, por exemplo, perto daquele grande residencial ou após a entrada do IPSEP.
    Juntando a situação acima, tornaria a linha CDU/Boa Viagem/Caxangá integrada ao Tancredo Neves, pois permitiria que aquele residente próximo ao viaduto da Caxangá chegue a Afogados ou trecho da Mascarenhas mais próximo a este, ir para Jaboatão, sem ter que pegar mais um ou dois ônibus pagando, além de ampliar o destino para aqueles estão na Tancredo Neves para ir para a zona sul juntamente com as outras duas linhas de eixo norte e sul.

  2. Nãaaaaaaaaaaaaao acredito que é verdade. Candeias/D. Irmãos extinto vai prejudicar muita gente, ruim com ele pior sem ele.

  3. ViniPE, há linhas que atendem a UFRPE e passam por dois terminais integrados: Barro/Macaxeira; a outra, não recordo, mas vai para a integração de Camaragibe.
    Como disse acima, acredito que queiram forçar os estudantes e outros que saem da zona sul, Candeias, com destino a UFRPE a fazerem as integrações com o metrô, só que o percurso ficará maior e mais demorado. Quem vêm de Candeias, se irá até o TI Tancredo Neves, terá que pegar o metrô para ir para o Barro ou Camaragibe e destes pegar os ônibus que passam na rural. Seria interessante isto, se o translado não aumentasse e tampouco a comodidade piorasse.
    Quem mora próximo ao Parque de Exposições do Cordeiro, por exemplo, e quer ir a Afogados, só pagando uma passagem, tem que pegar o ônibus que faz integração em Camaragibe para via metrô chegar ao destino – percusso enorme e demorado.
    Infelizmente, quando há diferentes modais integrados e são distantes, alguém vai penar. O que deveriam fazer, por exemplo, é criar um TI no complexo de viadutos da BR 232/BR 101/Av. Recife; tornar as linhas CDU/Caxangá/Boa Viagem e CDU/Boa Viagem/Caxangá integradas ao Tancredo Neves e Joana Bezerra para permitir acesso as zona sul – Jaboatão e início da Imbiribeira via metrô e ônibus, bem como a Oeste – Afogados pelos mesmos meios.
    Isso ajudaria bastante as áreas envolvidas. No caso de Candeias, a sugestão do outro comentário seria interessante, mas viria melhoras se houvesse o TI no complexo de viadutos. Criaria-se uma linha TI-Tancredo Neves/TI BRs via Av. Recife e do TI BRs pegaria a Barro/Macaxeira que passa pela UFPE,antigo CEFET e UFRPE. Acredito ser melhor que pegar o metrô para Joana Bezerra, de lá ir até o Barro ou Camaragibe, para então chegar a UFPE e UFRPE.

  4. Gostaria de saber se as linhas Ibura/Ipsep e UR-11/Ipsep irão passar pelo T.I. Tancredo Neves, pois não faz sentido o bairro do Ipsep não se beneficiar com esse novo T.I., pois assim os moradores do Ipsep terão outras opções para ir ao centro da cidade, já que todas as linhas do Ibura que atendem o Ipsep deixarão de passar por lá.

  5. Pingback: [OFF] Vem aí uma enorme bagunça no transporte público recifense | Consciencia.blog.br

  6. Que entrem na justiça caso se sintam prejudicados por esses péssimos planejamentos.

  7. Um fato mais importante: não há criação de um METRO de linha ferrea. Só onibu$$$$$!! prejuizo ao usuário que paga caro e não tem conforto. Já imaginaram uma linha de trem entre cajueiro seco e abreu e lima, atravessando a br?? o interessante é a população pedir, e fazer pressão. o metro já tá sobrecarregado e ficara terrivel, mas para onde irá o lucro??? para os empre$$$$$arios$$$$$$$$.

  8. EU JA ESTOU STRESSADA COM MAS ESTA INVESÃO ABSURDA DA GRCT POIS ESTES TERMINAIS INTERGRADOS SÃO UMA VERGONHA PRA NOS RECIFENSES MAL LOCALIZADO DE ATENDIMENTO PESSIMO E CADA DIA QUE SE PASSA A POPULAÇAO ESTA MAS CANSADA E STRESSADA DE SUBIR E DESCER DE ONIBUS E SUBIR EM PALTAFORMAS ALTISSIMAS, MORO NA UR 06 E SAIO DE CASA A 6:30 PRA CONSEGGUIR CHEGAR NO CENTRO DE 8:00 PEGO UM ENGARRAFAMENTO NO IMBURA DE BAIXO NA AVENIDA DOM HELDER NO IPSEP, NA IMBIRIBEIRA E PRA FINALIZAR NA AV SUL, IMAGINEM QUANDO ESTE TERMINAR ENTRAR EM FUNCIONAMENTO? TEREMOS QUE SAIR AS 5:00 PRA CHEGAR AS 8:00 NO TRABALHO VISTO QUE VAMOS TER QUE IR PRA O FINAL DA MASCARENHAS E VOLTA PRA O CENTRO !!

  9. Estou muito preocupada com este terminal pq tenho dois pais idosos e sei que estas subidas e descidas prejudicam muito a saude deles,mas vamos esperar pra ver no que vai dá por que cada dia que se passa fica mas claro que o povo não tem direitos e sim deveres e só………..

  10. a outra linha é Camaragibe/Macaxeira(q é PIOR do q a Linha Barro/Macaxeira(Várzea)).gente,não tem para onde correr infelizmente.o SEI está sendo implantado e é promessa de campanha q está sendo cumprida pelo Governador Atual.o projeto é tirar essas linhas do Centro por causa da Copa-2014!

  11. Pingback: Terminal Tancredo Neves: Grande Recife quer complicar vida de moradores da Zona Sul | Artigos e Análises | Acerto de Contas | Economia, Política e Atualidades

  12. Pingback: Terminais de integração, um ideia ultrapassada | Atualidades | Acerto de Contas | Economia, Política e Atualidades

  13. Ao ler o comentário do Leonardo-PE, ele falou das linha que eu destaquei em parte antes. Quem for para a UFRPE, pega o metrô no TI Tancredo Neves até Camaragibe e de lá Camaragibe/Macaxeira. A outra opção é ir até o TI Barro e pegar o ônibus Barro/Várzea fazendo outra mudança no TI Caxangá pegando a linha, parece, Várzea/Macaxeira. Essa opção, no primeiro trajeto, servirá para quem vai a UFPE e ao antigo CEFET.
    Eu acho a ampliação do SEI necessária, porém o problema é o grande distanciamento das integrações e, pelo visto, falta de comunicação entre TIs via ônibus de forma mais próxima. Se tivesse, como sugeri acima, um TI na BR 101 naquele complexo de viadutos com a BR 232 e Av. Recife, permitiria um linha TI Trancredo Neves até TI Curado/BRs onde passaria a linha Barro/Várzea e, com isso, diminuiria a distância até o TI Caxangá por exemplo sem ter que apelar para o metrô.
    Soube que já foram fazer as medições na área onde será construído um TI na terceira perimetral que no cruzamento com a Caxangá terá um viaduto para os TRO no Corredor Leste/Oeste. Bem, já é um passo para diminuir a distância neste corredor entre o futuro TI Derby e o TI Caxangá.
    Sugeri acima as linhas da zona oeste que vão para Boa Viagem – CDU/Caxangá/Boa Viagem e CDU/Boa Viagem/Caxangá – fosse integralizadas ao TI Tancredo Neves, mas isso deverá ocorrer, talvez em parte, com a entrega do TI Aeroporto já que essa duas linhas passam pela estação do metrô onde já está sendo feito o TI, e com isso ampliaria o destino dos usuários para Afogados e começo/fim da Mascarenhas, bem como Jaboatão, via metrô ou mesmo outras linhas de ônibus.
    Por fim, concordo com Leonardo sobre a diminuição de linhas na Av. Conde da Boa Vista. Hoje, vários ônibus da zona Oeste, por exemplo, vão até ela e na sua maioria são pequenos aumentando os congestionamentos entres esses veículos. Acredito que o TI Derby deverá concentrar todas as linha que por ali passam, seja pelo Leste/Oeste, seja aquelas que vêm pela Abdias e que circulam por parte da zona Norte. Nesse TI, possivelmente, ônibus articulados levarão os usuários até as paradas da Boa Vista até Guararapes e, espero, demais que irão para a zona sul quando a etapa 2 do Norte/Sul for concluída. Só não dá para concentrar tudo no Derby, pois há várias linhas que vêm de outros bairros que não passam por ali, mas chegam ao Centro.
    O estranho é que, de toda forma, vai ter sair ônibus do TI Derby para a Boa Vista, então é como se ele fosse uma extensão.

  14. Segundo a proposta do GRCT, a linha 020 Candeias/Dois Irmãos (CDU) será desativada. Em seu lugar serão criadas duas novas linhas: Tancredo Neves/Macaxeira e Candeias/Tancredo Neves.

    Se já é ruim e demorado com a 020 em funcionamento imagina o camarada ter que pegar uma linha que vai partir do T.I da Macaxeira, e que já vai chegar lotada a UFRPE, e depois ainda perder tempo tendo que descer no Ti Tancredo Neves e lutar para pegar a tal linha Candeias/Tancredo Neves, que com certeza vai andar lotada também.

    No mínimo o percurso entre a UFRPE e Candeias vai aumentar em cerca de 30 minutos em cada sentido.

  15. E para do Ibura pro Derby??? Ir do Ibura para o Imip??? Do Ibura para o AACD??? Para o Hospital da Restauração??? Para a escola politécnica???? para a universo???

    Os caras só vivem andando de carro, não sabem o q é andar de ônibus.

  16. Uma coisa eu me confundo:

    As linhas Tancredo Neves/Boa Viagem
    Tancredo Neves/Aeroporto

    São uma só? Só que fazendo aquele esquema que foi citado?
    Uma Eixo Norte Até o Pina e outra Eixo Sul,Até a Barão?
    Se for assim essas linhas deveriam se chamar por:

    Tancredo Neves/Boa Viagem/Pina
    Tancredo Neves/Boa Viagem/Aeroporto

    Assim seria melhor distinguida!

  17. Será que não vai existir linhas para CDU e Universidade Rural (Dois Irmãos) de outros terminais novos? Tem Cajueiro Seco, Aeroporto,Largo da Paz e Prazeres (linha sul metrô) e Santa Luzia (linha Jaboatão e Camaragibe do metrô).

  18. Essa notícia foi uma bomba e esta em vários sites e blogs. Eu queria saber se as linhas principais será oferecido ônibus articulado? O Barro/Várzea nem o articulado da conta nos picos.

  19. Essa história é muito antiga, é apenas mais uma prova de como chegar e sair da UFRPE usando transporte coletivo é ruim. Somos passados para trás!

  20. cinceramente eu moro em rio doce-olinda mais eu tô com pena do pessoal do ibura pq vão sofrer pq se tira pelo t.i. de paulista pq aquilo ali é um inferno pq desativaram linhas troncais de correrdor com grande demanda como 962-Abreu e Lima 924-Maranguape 1 925-Maranguape 2 pra jogar tudo ali sem falar das outras 17 linas alimentadoras pra só 3 linhas troncais e uma perimetral isso é um absurdo pq as filas lá são constantes enormes e sempre com “brigas” nas filas e grande demora dos ônibus então essa vai ser a realidade do T.I. tancredo pq o ibura tem várias linhas direto pra cidade e do nda vão ser desativadas pra uma só troncal pelo o menos em paulisya foram 3 lá só vai ser uma, se não colocaram mais por causa do metrô tão fazendo nda pq a linha sul msm sem nenhum T.I. em operação já está andando superlotada em hor´rios de pico oq dirá com T.I. operando? essa é infelizmente a realidade do usuário de transporte público!!!

  21. Prezados,

    Pelo que vi, poucos usam os onibus nos percusos mencionados.
    no sentido Tancredo Neves / Macaxeira, vai beneficiar toda uma demanda no valor tarifario do anel “b” para o “a”. Para UFPE / CEFET ( em alguns horarios o onibus via UFPE), já para o UFRPE, é só descer no TI da Macaxeira e em 05 minutos ( BARRO/ Macaxeira) e (CAMARIGIBE/MACAXEIRA) está na UFRPE.
    * Para RESTAURAÇÃO / DERBY / TACARUNA, utiliza o Metrô- Joana Bezerra e segue destino (PE-15/JOANA BEZERRA).
    * Para Rua do Principe – Metrô – Centro ( CIRCULAR/PRINCIPE). ou BOA VISTA ( CIRCULAR/BOA VISTA).
    * Para Boa Viagem as linhas ( novas).
    * Para o Centro a melhor opção vai ser sempre o metrô com AR CONDICIONADO e mais rapido.

    *** O MAIS IMPORTAR É O GRCT, colocar ônibus a disposição da população do contrario que ocorre em Paulista, APENAS duas empresas ( DE ADMINISTRAÇÃO MUITO RIGIDAS – apesar das CERTIFICAÇÕES DE QUALIDADE) dominarem a região e colocam ônibus quando querem ( sem concorrencia). Os onibus lá tem QUE rodar a 40km/h por causa do rendimento DIESEL, ( BOA PROPAGANDA DE SUSTENTABILIDADE), e a POPULAÇÃO QUE SOFRA ou comprem uma MOTO.

  22. O PESSOAL NÃO PRECISA SE PREOCUPAR POIS FOI CONFIRMADO QUE A LINHA TANCREDO

    NEVES/MACAXEIRA ATENDERÁ A UFRPE. A LINHA VAI FAZER O ITINERÁRIO IGUAL AO QUE A

    CANDEIAS/DOIS IRMÃAOS FAZIA A PARTIR DO IPESP SÓ QUE DESSA VEZ FAZENDO INTEGRAÇÃO NA MACAXEIRA.

  23. 151 Jardim Jordão/Aeroporto 152 Jordão baixo/Aeroporto 153 Jordão alto/Aeroporto 023 T.I Tancredo Neves/Aeroporto 026 T.I Aeroporto/Boa Viagem 370 Tip/Aeroporto 115 Afogados/Aeroporto relação das linhas,atenção inaugura dia 03/04/2012

  24. Esse terminal, assim como o Teminal Shopping e o Terminal Largo da paz, não possui acessibilidade facilitada para deficientes e idosos, isso quer dizer que essas pessoas têm que subir uma passarela imensa para poder terem acesso a plataforma de embarque. Então, de cara, já temos aí um grande problema para a transferência das linhas que vão direto para o centro para esse terminal. Outro problema é que todos vão depender de dois sistemas (Metrô e ônibus) para poder ir ao centro, e quando o metrô estiver em greve? como será isso? Esse terminal deve ser utilizado para integrar os bairros do ipsep, Areias, Ibura e Boa Viagem diretamente ao SEI, fazendo com que ele cumpra bem sua função. Com relação ao bairro de Candeias, vejo que o Terminal de Cajueiro Seco seria mais viável para fazer uma integração por ser o mais próximo e a linha Candeias/Dois irmãos deve continuar porque ela não serve só para quem vai de Candeias para a UFRPE, tem muitas pessoas utilizando para se locomoverem em diversos bairros por onde ela passa e ainda os estudantes de Candeias poderão acessar o SEI pelo terminal Cajueiro Seco. Acho que é um equívoco se querer utilizar o metrô como única alternativa. Ao meu ver, um metrô que possui uma extensão de linha curta como o sul, não deve ser a principal alternativa para a população se locomover até o centro, inclusive pela quantidade de usuários que será enorme utilizando um único meio de transporte. Acho isso uma ideia absurda.

  25. sim, eu gostaria de saber como é que vai ficar os usuarios tipo que estuda na imbiribeira na universo pra ir pro ibura ur 11? o ur 11 principe vai existir ou vai ser tirado de circulação?
    obrigado.

  26. Não entendo como os engenheiro do Grande Recife são tão ingenuos o querem me fazer de burro. Como é que se tem uma propsta de tirar uma linha que vai até o centro(falo da linha ur2 ibura) substituíndo por outra linha que vai sair do terminal, só para complicar a vida de nós usuários. Otua questão como fica a volta para casa após as zero hora já que não mais vai existir o bacurau pois as integraçõe fecham a meia noite? E se é para colocar todos na integração porque os ônibus que fazem as linhas de Candeias, Piedade, Setubal tambem não vão para integração. Preciso de respostas

  27. Não estou compreendendo; se o objetivo é reduzir o fluxo de coletivos no Centro, por quê criar mais linhas integradas em direção ao Centro do Recife?
    Minha humilde sugestã: Criação das linhas Pinheiros ( Araçá )na Integração Tanc. Neves, e jogar linhas que venham pela Rua S. Miguel em Afogados na Integração Santa Luzia e Barro. Mas há um um porém; esse “Técnicos” não vivem nas comunidase afetadas para conhecer na totalidade a demanda do povo.

  28. Continuação… No Alto da Bela Vistae adjacências há uma comunidade que fica dividade entre Jordão e Ibura, tanto que se colocar no endereço Jordão ou Ibura chega correspondência. Essa comunidade sem nome definido tem migrar , em sua maioria à pé até o Treminal do ônibus no Jordão Baixo, ou então descer à Br 101 sul para pegar transportes. Há um serviço de transporte de Vans, que gerenciado pela Prefeitura do Recife, mas não atende a demanda.Será que “algum dia”… essa comunidade entre a Rodovia e o Bairro do Jordão será atendida por um serviço digno de trasnsporte coletivo ?

  29. Enfim, é BRONCA!!!
    É só TROMBA!!!
    Essa notícia veio como um trem cargueiro todinho carregado de LOMBRA!
    É só TROSOBA!!!
    Só FUMO comendo no OLHO do CENTRO!!!!!
    É só BRONCA meu velho!!!
    Só REBORDOSA!!!
    Só a LACRIMOSA!!!

  30. O GRCT TEM ALGUM PROJETO DE TI PARA REGIÃO NORTE , DO RECIFE , OS BAIRRO DE BEBERIBE , LINHA DO TIRO ,BREJO DOIS UNIDOS ….
    ESTAS COMUNIDADES SOFREM SEM UM TERMINAL DE TI.

  31. Acho um absurdo a CTTU e o GRCT impor a população a esse caus, pois a condição de transporte de ônibus ja é péssima, demora, onibus superlotados, cadeiras quebradas(no Córrego da Gameleira e Vl do Sesi)e querem nos impurrar para dentro desses vagões, que ja se encontram lotados com a criação da TI Aeroporto. E os idosos como é que ficam, tendo que subir e descer, de integração e integração, o mesmo caso são para as pessoas em condições especiais.Querem fazer com o Recife, o que fazem em São Paulo?? Querem tirar o pobre assalariado das Ruas para dar espaço aos carros possantes. É REVOLTANTE!!! E a Prefeitura o Governo não fazem nada pela População??

  32. Pois é, além da população, quem vai sofrer também será o comércio, pois eu serei umas das que mais evitarei ir a cidade fazer compras ou simplesmente passear, pois ficou ,muito desgastante, ter que pegar 3 transporte para ir ao centro onde antes era apenas um. Simplesmente eles impunham esse sistema sem ouvir povo. CADÊ O DIREITO DO POVO!!!

  33. Como vai ficar a situação dos trabalhadores/estudantes da noite, moradores do Jordão e Ibura,que saem de suas Escolas e Faculdades as 22:00, ter que ficar pulando de transporte e transporte, ter que descer, no meu caso, na TI Trancredo Neves que é totalmente esquisita e mal iluminada, nos arriscando pegar vagões as tardas da noite, podendo ser assaltado, pois segurança nesse tipo de transporte é quase nula.Esses gestores da CTTU e GRCT, Grande Recife não sabem e nem querem saber o que é pegar 01(HUM)ônibus, que demora no mínimo 30min à 1hora para chegar, imaginem esperar 3 transportes, depois de uma dia exaustivo no trabalho, na Faculdade,para chegar em casa.Esse projeto é absurdo e muuuitooo mal elaborado. Péssimo!!!!!!!

  34. Pra quem trabalha ou faz compras em afogados é totalmente o CAOS porque ou se arriscar passar por uma rua esquisita sem iluminação e cheia de lama ate o metro para descer na estação largo da paz e ir andando até a feira de afogados, ou ter q pegar o TI aeroporto/tancredo neves descer na UPA da imbiribeira e pagar outra passagem para pegar o TI aroporto/TI afogados ou seja é um ABSURDO.
    Obs.Isso é para quem mora nas comunidades proximas do viadulto tancredo neves.

  35. Gostando Ou Não,esse T.i.Tancredo Neves vai sair!e terá linha pra conde da boa vista,imip.obrigado Raimundo pela menção honrrosa!algumas comunidades do ibura botam um monte de desculpa esfarrapada para não se juntarem nesse T.i.Tancredo Neves.mas esses t.is vão sair!

  36. Tania, voce sabe se este “projeto” ainda irá acontecer?
    Nós moradores do Ibura e Ipsep precisamos saber disto, porque se sim, realmente as coisas vão se esquentar de qualquer maneira.
    os TI são sinonimos de atraso, voce como uma individua que entende do assunto deve concordar comigo.
    É incrivel esses projetos, tudo péssimo, todas essas mudanças. Querem que o péssimo investimento feito na linha sul dê algum resultado prejudicando a vida de mais de 100 mil pessoas juntando o ibura e o ipsep. Pessimo investimento por que a linha sul foi uma burrice, se tivessem feito uma linha sul passando por Ipsep, Ibura, dois bairros populosos aonde passam inumeros onibus em sua maioria lotados, seria uma linha com uma demanda consideravél. Mas fizeram a linha sul com 4 ESTAÇÕES num bairro pouco denso (imbiribeira), loucura total, pensaram que seria bastante proveitosa por conta de “chegar” ao shopping e ao aeroporto, mas fizeram isso da pior forma possivel, vão ter que gastar mais se querem que a populaçao cheguem diretamente nesses pontos com passarelas ou algo parecido.
    Eu, morador do Ipsep, para chegar a agamemnon magalhaes, saindo de casa as 6h30, chego no maximo as 7h usando um unico onibus. Com o TI tancredo neves, duvido até mesmo se chegarei no TI com este tempo. O tempo é praticamente o mesmo para ir até a conde da boa vista, cais de santa rita, rua do principe…
    Se os genios do planejamento urbano do recife e regiao metropolitana querem fazer alguma coisa boa para com esses bairros (ipsep e ibura), deveria-se criar uma nova linha de metro, gastos são necessários para uma melhoria significativa. Meu projeto que eu considero numa qualidade infinitamente superior a ideia deste novo TI é: A partir da estação imbiribeira (linha sul), o metro se dividir em dois, esse que está subutilizado já pronto, e uma semi linha que irá para o Ipsep e o Ibura, com uma primeira estação entre a universo e a FBV, uma proxima estação no meio do ipsep, uma proxima estação indo para o ibura de baixo (av dois rios), mais outras duas indo ibura adentro, a decidir os locais. Penso em alguma estação para desafogar o fluxo de onibus indo para a BR. Tenho plena certeza que seria muito bem utilizada com uma demanda consideravel.
    Aqui fala um garoto de 14 anos.

  37. Raimundo, fazer integração com o metrô? Será mesmo necessário? Veja só o itinerário como vai ficar: Pega-se o Candeias/Tancredo Neves, ao chegar no TI, pega-se o Tancredo Neves/Macaxeira e no TI da Macaxeira eles podem pegar o Barro/Macaxeira indo pra UFRPE. Não precisa pegar metrô até Joana Bezerra. Só vai pegar o metrô quem quiser, e não por obrigatoriedade.

  38. FALTA DE AVISO!!! Essa nova mudança nas linhas de ônibus que operam na zona sul causou alguns contratempos para quem estava acostumado a pegar determinada linha e só descobriu que a mesma não estava mais operando por acaso. Que tipo de mudança é essa que mexe com o dia a dia de quem usa ônibus, e os principais interessados não são comunicados.
    Até o momento não escutei nenhum usuário dizer que gostou da mudança, então eu pergunto: Essa mudança foi para beneficiar quem??? Que eu saiba qualquer “benefício” deve atender aos que de fato são usuários do sistema de transporte público e não a outros. Os motoristas estão satisfeitos com as alterações, ótimo pra eles. E os usuários, por que não estão?? A GRANDE RECIFE deveria primeiro entender a quem ela deve servir antes de realizar, juntamente com o governo do Estado, uma mudança dessas. Depois chamam isso de Mobilidade Social. Como assim?? Antes eu tinha duas opções de ônibus para ir até a UFPE e agora só tenho uma. Isso pra mim se chama FALTA DE RESPEITO!!! E não tiveram nem a decência de pregar uns cartazes nos ônibus pra informar que eles iriam parar de circular.
    DETESTEI ESSA MUDANÇA!!! DETESTEI!!!