2012, o início de um novo começo

 

Nós já havíamos dito que o ano de 2012 será decisivo para as obras de mobilidade urbana. A expectativa é que os 23 terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI) sejam entregues pelo governo do estado este ano, o que deverá duplicar o número de passageiros transportados por dia, elevando de cerca de 800 mil pessoas para 1,6 milhão de passageiros.

 Uma etapa, igualmente importante, será a operacionalização do sistema. A definição das linhas com as respectivas integrações é um desafio do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano. Antes mesmo de começar a operar, o TI Tancredo Neves já gera angústia nos passageiros que temem mudanças, que possam aumentar ainda mais o tempo de viagem e de espera. Uma preocupação que deve ser, no mínimo, levada a sério pelo Grande Recife. O processo de adaptação do TI Pelópidas da Silveira, na PE-15, em Paulista, onde houve muita reclamação por parte dos passageiros, deve servir de parâmetro para que os futuros terminais tenham seus itinerários discutidos com os principais interessados: os usuários do sistema.

5 Replies to “2012, o início de um novo começo”

  1. Os terminais que mais vai causar impacto nos usuários é TANCREDO NEVES e XAMBÁ. Eles pretendem integrar subúrbios que tem linhas para vários lugares, a grande maioria das linhas são de tarifa A e alguns já contam até com linhas do SEI, ou seja, o benefício a população já tem. Querer colocar essa grande quantidade de usuários numa integração não é a melhor solução.

  2. Queria saber o que acontece se uma comunidade ou bairro estiver incluso na lista do consórcio para entrar no SEI e as pessoas do bairro reprovar a proposta.O que fazer caso o consórcio abaixar a qualidade dos serviços pra agente terminar aceitando? E se disseram que temos que fazer integração de todo geito?

    adayr junior,
    Ipsep

  3. O texto e os comentários já deixam um indicativo de parâmetro para implantação de mudanças que tem sido negligenciado: a melhoria no serviço com respeito ao usuário.
    Os terminais precisam ter estruturas estratégicas paa evitar, por exemplo, que um eventual engarrafamento na Caxangá não gere protesto no Terminal da Macaxeira, como já aconteceu. Ou ainda impor ao usuário uma espera maior do que aquela com a qual já estava incomodado!
    Um exemplo para ser combatido é o de Itamaracá. Não existe justificativa para a verdadeira bagunça que se enfrenta para chegar a alguns locais da ilha! As baias dos terminais viram faz-de-conta, pois quem aguarda certo acaba sendo passado para trás por espertalhões, graças à imperícia e/ou omissão de fiscais, seguranças e motoristas.
    Se continuar -ou se enveredar nesse caminho- o resultado não será nada bom quando os certos passarem a acreditar que os errados prevalecem!
    Isso também vale para empresas! As linhas de integração deveriam ser licitadas -para começar a mudar o cenário absurdamente irregular- tendo como princípio a eficiência, qualidade no atendimento e avaliação pela(s) comunidade(s) atendidas.

  4. Quero ver todos dia 14/01/2012, sábado, na inauguração do TI Tancredo Neves, isto se não adiar.

    Marque presença Sra Tânia.

  5. Vejamos: se o embarque no Pelópidas Silveira demora mais que o desembarque, pq o mesmo é feito no lado do sol pela manhã ??? Já que o fluxo ao contrário é menor?
    Acredito que o embarque na volta pra casa, seja de noite. Então o trabalhador não levaria sol, né?
    Será preciso contratar uma consultoria e gastar milhões pra saber o que o povo passa?
    Bastaria colocar um técnico (acredito que tenha algum no CGR), ou até um estagiário, ali durante 2 dias. Aposto que o relatório seria bem mais barato.
    Ah! Aqui ainda usam TI, né?
    Dizem … eu apenas disse DIZEM, que em outros países e alguns estados brasileiros estão adotando o bilhete único com validade de 3 horas. Neste intervalo, o passageiro pode pegar qq busão para chegar ao seu destino. E nem precisa ficar confinado em TI’s da vida, levando sol.