Por Jornal da USP

Dificuldade para reter conteúdo, desmotivação e falta de tempo são preocupações constantes entre os vestibulandos. Para ajudar a resolver esses problemas, alunos do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP criaram o Ducante, aplicativo que quer tornar mais dinâmico o aprendizado nas escolas e cursinhos.

O Ducante é a única plataforma de estudo pré-vestibular pensada especialmente para celulares. De acordo com o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação, cerca de 85% das crianças e dos adolescentes brasileiros acessam a internet pelo celular e um a cada três o faz exclusivamente pelo aparelho.

Esses dados estimularam Gustavo Silva, Leonardo Padilha e Lucas Santos a desenvolverem o projeto, que está sendo utilizado por alunos de escolas cadastradas e pode ser testado através do site do app, por computador.

São várias funcionalidades disponíveis para o usuário e uma delas é a criação de listas de exercícios. Tanto alunos quanto professores podem criar listas de exercícios voltadas para o vestibular. Com cerca de 50 mil questões no banco de dados, elas são selecionadas de acordo com o ano, a instituição e o grau de dificuldade desejado pelo usuário.

Para o professor, existe a vantagem de escolher perguntas para sua turma e a própria ferramenta verifica se a resposta do aluno está correta. Também é possível acompanhar as estatísticas com a performance dos estudantes.

O estudante pode criar listas para exercitar disciplinas nas quais tem mais dificuldade, adaptando para o nível de exigência adequado. “Cada aluno tem um perfil diferente de aprendizado e de ritmo de estudo”, diz Leonardo. “Se uma pessoa está um pouco mais avançada na matéria, ela pode criar uma lista dinâmica e ir além do que aprendeu em sala de aula.”

Até julho, mais de 600 listas foram resolvidas na ferramenta.