Por Sávio Gabriel

As provas da primeira fase do Sistema Seriado de Avaliação da Universidade de Pernambuco (SSA/UPE) ocorreram com tranquilidade na manhã deste domingo (3). Apesar de destacarem que o conteúdo abordado nas questões estava dentro do programado, os alunos afirmaram que a prova de física apresentou questões difíceis e, em alguns casos, confusas.

No fim da manhã deste domingo, a equipe do Diario esteve na Faculdade de Enfermagem da UPE, no bairro de Santo Amaro, e no campus da Madalena, onde está localizada a Faculdade de Ciências da Administração (FCAP/UPE) e a Escola Politécnica (Poli/UPE). Os estudantes foram unânimes: “Ouvi muitas pessoas reclamando da prova de Física. Eu achei bem complicada, com algumas questões difíceis de compreender”, disse a estudante Mariana Lustosa, 15 anos, que pretende cursar Gastronomia.

O estudante Mateus Nascimento, 15 anos, concordou. “Havia questões mal elaboradas e que poderiam ser explicadas de maneira melhor. Também achei que as questões da prova de Física não abordaram todo o conteúdo programático”. Ele pretende cursar Engenharia Mecânica.

Na avaliação dos estudantes, as demais provas – Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Filosofia tinham questões mais fáceis, dentro do conteúdo estudado. “Português e Filosofia, por exemplo, tinham um conteúdo muito bom, dentro do que estava previsto no edital”, destacou Clara Feijó, 15 anos, aluna do 1° ano do Colégio Damas.

Na avaliação da estudante, o problema da prova de Física foi a abordagem de assuntos diferentes em uma mesma questão. “Havia uma pergunta para classificar as proposições como verdadeiras ou falsas que relacionava três assuntos diferentes”, explicou. “Achei o conteúdo elevado para alunos do primeiro ano. Para acharmos a resposta precisávamos usar muitas fórmulas, que exigiam vários cálculos”, acrescentou a jovem, que pretende cursar Medicina.

Também estudante do 1° ano do Ensino Médio do Damas, Matheus Francisco concorda que a abordagem da prova de Física foi mais difícil, mas disse que não sentiu tanta dificuldade. “Não é que as questões estivessem confusas, é que os assuntos foram abordados de uma maneira diferente do que costumam ser”, Segundo ele, algumas perguntas exigiam uma capacidade mais interpretativa do que propriamente a realização de cálculos. Apesar de ter feito o SSA1, ele pretende cursar Engenharia Aeroespacial ou Física, cursos que não são oferecidos pela UPE.

As provas da segunda fase do SSA serão aplicadas na tarde deste domingo, das 14h15 às 18h15. Os portões serão fechados às 14h. Nesta segunda-feira (4), os alunos do SSA1 e SSA2 vão responder a 46 questões das disciplinas de Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia.

Abstenção
De acordo com a UPE, o índice de abstenção no primeiro dia das provas do SSA1 foi de 6,51%. Em números absolutos, pouco mais de 1,4 mil alunos não fizeram a primeira fase do SSA, de um total de 21,6 mil inscritos. Até o fim da manhã deste domingo, cinco pessoas haviam sido eliminadas por portar celular, sendo quatro em Petrolina e uma na Poli/UPE.