Concluídos os dois dias de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE), só resta aos candidatos do primeiro e segundo anos do ensino médio aguardar o resultado das provas. De acordo com a universidade, o desempenho individual dos estudantes será divulgado no dia 16 de março do próximo ano. O segundo dia de provas, nesta segunda-feir (4), teve taxa de abstenção de 7,09%. Dos 21.667 inscritos, 1.536 faltaram. No domingo, a taxa foi de 6,51%, com 1.410 faltosos.

Os candidatos fizeram provas de biologia, química, história, geografia e sociologia, com conteúdos específicos da série estudada. Os estudantes do SSA1 fizeram provas no horário da manhã, das 8h15 às 12h15. Já os alunos do SSA2 realizaram os testes à tarde, das 14h15 às 18h15. No primeiro dia de provas, os estudantes responderam questões de língua portuguesa, matemática, física, língua estrangeira (inglês ou espanhol) e filosofia.

As provas e gabaritos do SSA 1 foram liberados às 14h, por causa da aplicação de provas para candidatos especiais, que tinham direito a uma hora a mais de realização de prova. Já os gabaritos das provas realizadas à tarde – SSA2- foram liberados por volta das 20h.

A estudante do segundo ano Mariana Valença, 17, avaliou positivamente as provas do segundo dia. “As provas de história e geografia cobraram conhecimentos locais, com questões sobre Pernambuco, como a Revolução de 1817 e a geografia de Caruaru”, disse a aluna do Colégio Damas, que vai tentar uma vaga em medicina na UPE, pois os pais, médicos, se formaram na instituição. “Achei que foram provas equilibradas, com assuntos bem distribuídos e dentro do previsto e do que vimos em sala de aula”, avaliou o aluno do Colégio Damas Guilherme Neves, 17.

O professor de história Rogério Ribau, do Damas, avaliou a prova de história do SSA1 como bem elaborada e sem erros ou questões a serem contestadas. “Os assuntos abordados estavam dentro do esperado, mas destaco duas surpresas. Não caíram os assuntos renascimento cultural e reforma protestante, que eram aguardados. Classifico que, das dez questões, oito foram fáceis e duas de média complexidade. No SSA1 foram nove de geral e uma de Brasil e no SSA 2, meio a meio”, comentou.

Eliminados
Um estudante foi eliminado ontem por porte de celular no campus da UPE em Palmares. No domingo, cinco estudantes foram eliminados por porte de celular no prédio de provas, sendo quatro em Petrolina e um no Recife. Nesse formato de seleção da UPE, o candidato é avaliado durante os três anos do ensino médio. As notas do 1º e 2º anos, cada uma, valem 30% da pontuação final. Já a do 3º ano representa 40% do resultado geral. Assim, os candidatos que foram pegos com celular podem fazer as demais etapas do processo. Só terão zerada a nota da fase que foram eliminados.