Por Bianca Asfora, aluna da terceira série do ensino médio do Colégio Damas

É fato: quem quer uma nota alta no Enem precisa investir na redação. Mas como ter conteúdo para começar com “pé direito” e arrasar na contextualização da introdução?

Dados científicos e estatísticos, apesar de serem bem interessantes, são difíceis de memorizar quando nem se imagina qual será o tema. A saída, então, seria apostar em conteúdos mais atrativos, atuais e fáceis de serem lembrados em um momento de grande ansiedade.

Muitas séries e filmes retratam – embora muitas vezes num tom de ficção – nosso cotidiano. Diversos temas podem ser tratados de forma mais dinâmica e interessante através da interpretação crítica de tais programas. Por exemplo, caso o tema abordado apareça com um caráter mais ambientalista, vale apostar em filmes como Wall-e (2008, Fantasia/Animação) que trata sobre o descaso do homem com o Natureza e os problemas com o lixo, Avatar (2009, Ficção científica/Aventura) por retratar uma luta para defender o meio ambiente ou, até mesmo, Rio (2011,Comédia musical/Aventura) que aborda a diversidade da fauna e flora brasileira e a questão do tráfico de animais no Brasil.

Se a “pegada” do tema for de maior cunho social, abordando a violência urbana e a urbanização do Brasil, é legal falar sobre Cidade de Deus (2002, Drama) e Capitães da Areia (2011, Drama/Aventura), baseado em uma obra de Jorge Amado, que retrata a persistente violência e o descaso com a vida de crianças, jovens e adultos nas favelas das grandes capitais do Brasil. Além desses,Tropa de Elite (2007, Drama/Filme policial) relata o dia a dia de um grupo de policiais e seus desafios para manter a honestidade e persistência na realização de suas funções, é útil nesse contexto.

Já se tratando de tecnologia, a série Black Mirror traz uma visão super crítica e incisiva sobre os efeitos dos avanços tecnológicos do nosso século. Também é válido citar Ela (2013, Drama/ Romance) que trata, de forma bem inusitada, da relação entre as máquinas e os homens. Ademais, filmes como O Menino do Pijama Listrado (2008), O Pianista (2002), A Lista de Schindler (1993), Adeus, Lênin (2003) e Boa noite e boa sorte (2005), retratam o contexto da 2ª Guerra Mundial e da Guerra Fria, ajudando também na resolução das questões da prova objetiva de Ciências Humanas.

Por fim, a dica é estimular um olhar mais atento e crítico perante todas as informações recebidas ao longo dos dias. Dessa forma, independente de qual seja o tema do dia 4, o estudante saberá como começar a prova de maneira autêntica e criativa.