O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 será no domingo, e o segundo vai ser no dia 11. Os feras que querem ingressar no ensino superior devem ficar atentos aos últimos detalhes na preparação para a avaliação. Na semana que antecede o Enem, os estudantes devem ter atenção especial não só aos conteúdos que serão revisados, mas também em relação à alimentação e ao sono. As dicas dos professores para os próximos dias são comer alimentos saudáveis e energéticos, como frutas, verduras e carboidratos, e dormir bem à noite, de preferência cerca de oito horas seguidas.

Outro conselho para evitar estresse é aproveitar um dos dias desta semana para conhecer o local de prova indicado no cartão de inscrição. “O aluno deve conhecer a dinâmica para chegar no local, se familiarizar com os arredores e ter em mente a distância que será percorrida no dia da prova”, ressalta o professor de biologia do Colégio Damas, Arthur Costa.

Segundo ele, isso é importante porque muitos estudantes acabam ficando nervosos no dia do exame quando precisam, por causa do trânsito, descer do veículo quando estão a alguns metros – e às vezes quilômetros de distância – do local onde farão o exame.

O professor lembra que o Enem é uma verdadeira maratona para os estudantes. São cinco horas e meia de prova no primeiro dia, quando os feras encaram as questões de ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação. No domingo seguinte, são cinco horas de duração, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. “Por isso, o almoço no dia da prova deve ser leve, mas rico em bons carboidratos, como macaxeira, cuscuz, batata doce, que dão a energia necessária para encarar as provas”, indicou.

Para complementar a alimentação nos dias do exame, é recomendado que o aluno leve barras de cereal, mel, chocolate e outros itens que possam repor a glicose durante o tempo de prova. “Indico ainda que ele leve duas garrafas com água. Uma gelada e outra congelada. A primeira para consumir no início e a outras para permanecer numa temperatura agradável durante as cinco horas”, pontuou. Outra dica é usar roupas leves nos domingos. Nada de roupa apertada ou que incomode o fera. É indicado ainda levar um casaco a tiracolo, que pode ser usado caso a sala tenha ar-condicionado.

A estudante do terceiro ano do ensino médio Gabriela Souza, 17, quer cursar medicina. Ela já separou os documentos e itens necessários para o dia da prova. “Por recomendação dos professores, vou revisar os conteúdos que domino mais e sair cedo de casa nos domingos”, disse. A aluna adotou uma estratégia acertada, segundo Arthur Costa. O professor enfatiza que os dias que antecedem o Enem não devem ser usados para revisar conteúdos que o candidato não se sente seguro. “O que separa o aluno da vaga é não errar o que ele já sabe”, enfatizou.

Saiba mais

4 dicas para a reta final

1.Visite de antemão o local de prova para conhecer as melhores rotas de acesso

2. Nos dias que antecedem as provas, invista em alimentos saudáveis e energéticos, como cuscuz, macaxeira e batata doce

3. No dia da prova, leve barras de cereal, mel ou chocolate para repor a glicose

4. Aproveite os últimos dias para revisar conteúdos nos quais você é forte