Por Agência Estado

Ler é um dos hábitos mais importantes e saudáveis que devemos ter em nossas vidas. É por meio da leitura que aprendemos a maior parte das informações que vamos carregar conosco desde a infância até a vida adulta. Para quem ama viajar e ler, existem muitas bibliotecas que são lindas, cada uma com arquiteturas e detalhes diferentes.

Confira quais são as bibliotecas mais incríveis do mundo:

1. Biblioteca Real – Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, Brasil)

Fundada em 14 de maio de 1837, ou seja, há 181 anos, é uma das bibliotecas mais bonitas e completas do Brasil. Seu projeto arquitetônico foi feito pelo português Rafael da Silva e Castro, adotando um estilo gótico-renascentista. A fachada tem inspiração no Mosteiro dos Jerónimos, localizado em Lisboa. Nenhuma outra biblioteca fora de Portugal possui tantas obras portuguesas. Ao todo são mais de 3550 mil volumes disponíveis ao público. Já serviu, inclusive, como locação para filmes e novelas, como O Primo Basílio (1988) e Os Maias (2001)

2. Stadtbibliothek Stuttgart (Sttutgart, Alemanha)

A biblioteca municipal da cidade de Sttutgart, na Alemanha, existe desde 1901. No entanto, o prédio atual foi projetado em 2011 pelo arquiteto sul-coreano Eun Young Yi. O visual é bastante moderno, utilizando tijolos de vidro no seu exterior. Por dentro, tem paredes na cor branca e o que dá o colorido à biblioteca são os livros nas prateleiras. Esse contraste deixa o local com uma beleza única.

3. The National Library of Prague (Praga, República Tcheca)

Em Praga, na República Tcheca, temos a Biblioteca Nacional da República Tcheca. A construção original foi feita em 1722 e o prédio adota o estilo da arquitetura barroca. Um dos fatos que tornam essa biblioteca ainda mais legal é que ela se localiza no histórico complexo de edifícios Clementinum.

4. Stiftsbibliothek Admont (Admont, Áustria)

É a maior biblioteca monástica de todo o mundo. Foi inaugurada em 1776 e tem em seu acervo mais de 180 mil obras, sendo muitas delas consideradas raras. Seu arquiteto foi o austríaco Josep Hueber, que adotou o estilo rococó para idealizar a estrutura do local.

5. Kansas City Public Library (Missouri, Estados Unidos)

Inaugurada em 1873, chama atenção logo de cara. Sua fachada é uma das mais originais de todo o mundo, representando uma grande estante com 22 livros, os mais lidos em todo mundo, que foram escolhidos através de voto popular. Aqui temos obras de escritores como Shakespeare, Tolkien e Platão

6. Trinity College Library (Dublin, Irlanda)

Um dos passeios obrigatórios para quem visita à capital irlandesa. É a maior biblioteca da Irlanda, tendo sido fundada em 1592. São mais de 4 milhões de livros no acervo. Também é dona de uma estrutura arquitetônica maravilhosa, com forte influência da arquitetura bizantina, encantando quem a visita.

7. Bibliothèque nationale de France (Paris, França)

É o centro de todas as publicações feitas na França, sendo uma das bibliotecas mais importantes do continente europeu. Sua inauguração original aconteceu em 1461, ou seja, há mais de 550 anos, sendo aberta ao público apenas em 1692. Abriga a maior coleção de manuscritos medievais e modernos de todo o mundo.