A prova organizada pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é responsável por selecionar a maior parte dos alunos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). As inscrições são realizadas apenas uma vez por ano e já foram encerradas em setembro.

Para o ingresso em 2020, o vestibular terá 8.317 vagas em cursos de todas as áreas do conhecimento, oferecidos em São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos, Piracicaba, Pirassununga, Bauru, Lorena e Santos.

Confira as informações básicas para fazer as provas: 

Local de prova

Acesse o site da Fuvest para consultar o endereço do seu local de prova. A organização recomenda que o candidato visite o lugar um dia antes. Quem for realizar as provas fora da cidade onde reside deve se programar para viajar com antecedência.

Programe-se

Os portões das escolas serão abertos às 12h30. O fechamento deles e o início da aplicação da prova serão às 13 horas. Não serão admitidos retardatários. O candidato só poderá deixar o local a partir das 17 horas na 1ª fase e a partir das 16 horas na 2ª fase. A duração da prova é de cinco horas na 1ª fase e quatro horas na 2ª fase.

O que levar?

Documento original de identidade com foto e caneta esferográfica tinta azul. São permitidos, para rascunho, o uso de lápis, borracha, apontador e régua transparente. Água e alimentos leves podem ser consumidos durante a prova.

Atenção

O candidato não poderá utilizar ou manipular, em qualquer área do prédio, aparelhos celulares ou qualquer outro tipo de equipamento. Os relógios não poderão ser usados em hipótese nenhuma. A Fuvest informará os candidatos o tempo restante para o final do exame.

CONTEÚDO DAS PROVAS

1ª FASE
Múltipla escolha
90 questões
Disciplinas: biologia, física, geografia, história, inglês, matemática, português e química (algumas interdisciplinares)

2ª FASE
Dissertativa
Primeira prova – 10 questões de português e redação
Segunda prova – 12 questões sobre duas a quatro disciplinas, dependendo da carreira escolhida (se forem duas disciplinas, são seis questões para cada uma delas. No caso de três disciplinas, há quatro perguntas. Se forem quatro disciplinas, são três questões)

HABILIDADES ESPECÍFICAS

Para quem optou pelo curso de Música – ECA São Paulo e Ribeirão Preto, de Artes Visuais, e Artes Cênicas ainda é preciso realizar outra prova: a de habilidades específicas. Cada curso tem um calendário próprio:

Artes Visuais: 17/12/2019
Música – ECA São Paulo: 13, 17, 18, 19 e 20/12/2019
Música – Ribeirão Preto: 17 a 21/12/2019
Artes Cênicas: 8 a 10/01/2020

As provas são eliminatórias e classificatórias e ocorrem após a 1ª fase. Locais, horários e demais instruções para realização dessas provas estão no Manual do Candidato.