Os cartões de inscrição dos 12.828 candidatos inscritos na terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) já estão disponíveis para impressão no site da universidade.

Os estudantes realizam nos dias 17 18 deste mês, pela manhã, as provas do processo de ingresso 2020 da instituição. A avaliação terá início às 8h15, e os portões serão fechados às 8h, não sendo permitida a entrada após esse horário.

A UPE orienta que os participantes cheguem ao local de prova com pelo menos uma hora de antecedência para não correr o risco de perder o exame. Ao todo, são oferecidas 1.740 vagas no SSA para ingresso na UPE no ano de 2020, em 54 cursos de graduação. Em cada curso serão reservados 20% das vagas para estudantes cotistas. Os cursos estão distribuídos na Regiões Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão do estado.

Os candidatos devem imprimir o cartão informativo disponível no site até o dia do exame. O documento indica o local onde o estudante fará a prova e é obrigatório para o acesso à sala de aplicação de testes, que deve ser apresentado juntamente com a carteira de identidade original ou outro documento que possua foto e assinatura recentes. As provas acontecem no Recife, em Nazaré da Mata, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada.

Nesta terceira fase do SSA, as provas serão realizadas em dois dias consecutivos. A avaliação é composta por redação e 100 questões distribuídas entre as disciplinas de física, química, biologia, geografia, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, língua portuguesa, matemática, filosofia e sociologia.

Na prova do primeiro dia, constará a redação e uma prova escrita composta de 42 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, matemática, língua estrangeira e filosofia. Já no segundo dia, os candidatos farão provas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia. Os candidatos terão quatro horas e meia para responder aos testes, realizados no horário das 8h15 às 12h45. Os participantes só poderão ausentar-se do local da prova após três horas do início.

Concorrência

O curso de medicina ofertado no campus da UPE em Serra Talhada é o mais concorrido do SSA 3 da UPE, no sistema universal, com 34,38 candidatos na disputa de uma vaga. No sistema de cotas, o mais disputado foi o curso de fisioterapia em Petrolina, com 34 feras concorrendo a uma vaga.

O presidente da Comissão Permanente de Concursos Acadêmicos da Universidade de Pernambuco (CPCA/UPE), Ernani Martins, ressaltou que os candidatos devem ficar atentos ao período de divulgação do cartão informativo contendo os locais de prova, que foram liberados nesta terça-feira (5).

Os cartões informativos dos candidatos inscritos para a primeira e segunda fases do SSA (SSA 1 e SSA 2), cujas provas acontecem nos dias 1º e 2 de dezembro, pela manhã e à tarde, respectivamente, estarão disponíveis a partir do dia 20.

O resultado da terceira fase do SSA será divulgado até o dia 17 de janeiro de 2020.